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Aprenda como ter bom perfil no linkedin

6 Dicas para criar um bom perfil no LinkedIn

Para quem se pergunta o que é o LinkedIn: é uma rede social de cariz profissional, para empresas, marcas e pessoas que pretendem aumentar a sua rede de contactos comerciais e encontrar ou divulgar vagas de emprego. Um bom perfil no linkedin requer uma utilização profissional, ponderada e alinhada à plataforma, com publicações e interações de cariz didático, informativo, de partilha de conquistas e aprendizagens, bem como experiências académicas e profissionais.

Utilizada de forma adequada, esta rede permite aumentar a reputação profissional da pessoa ou empresa.

Mas como pode otimizar o seu perfil do LinkedIn para ser eficaz e alinhado com o seu objetivo?

Deve comunicar para um público específico: potenciais clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, potenciais colaboradores ou recrutadores. Todos estes públicos necessitam de ser abordados de forma diferente.

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1. Medir a qualidade do perfil

A qualidade do perfil permite perceber se está a comunicar de acordo com o seu objetivo e ainda fazer com que não perca oportunidades por estar atento às suas estatísticas. Pode medir a qualidade do seu perfil tendo em conta os 3 seguintes indicadores:

  • Visualizações do perfil: Num perfil gratuito é possível ver os últimos 5 perfis que visitaram o seu. Com um plano pago poderá aceder a mais estatísticas mas se está a iniciar-se no LinkedIn, utilize e domine o plano gratuito primeiro pois no geral, é suficiente.
  • Impressões nas publicações: Mostra a quantidade de vezes que o seu conteúdo foi visto por outros utilizadores.
  • Índice de Social Selling (Social Selling Index): Esta ferramenta, com uma versão teste gratuita, permite analisar e entender se é um bom perfil no linkedin e através de uma pontuação, determinar se está a construir um perfil e rede de qualidade. Baseia-se na criação de um perfil profissional, na construção de uma rede de qualidade e na interação com conteúdos relevantes. 

2. Visitar outros perfis 

Ver outros perfis pode ajudar a formar ideias e estratégias de comunicação que pretende adotar. Se não pretender que a concorrência saiba que visitou esses perfis, pode navegar de forma anónima ao selecionar “Visibilidade de Visitas a Páginas” em “Visibilidade” das “Configurações”.

3. Descobrir o que as pessoas procuram

O motor de busca do LinkedIn necessita das palavras-chave bem definidas no seu perfil, para ser encontrado. Deve incluir variações da mesma palavra para posteriormente facilitar que acedam ao seu perfil. Por exemplo: marketing, marketing digital, agência de marketing, etc. 

Estas palavras chave devem ser usadas no Resumo/Biografia do Perfil, nas Informações, nas Descrições de Experiências, nas Competências e Textos das publicações.

4. Escolher a língua para o perfil

Para ser mais eficaz, o seu perfil deve estar traduzido para a língua do público alvo que pretende alcançar. Por exemplo, se pretende ofertas de trabalho em França, deve comunicar em Francês ou ter a tradução principal do perfil configurada para Francês.

5. Personalizar o perfil

A biografia é muito importante para um bom perfil no linkedin. Para além do nome, a fotografia de perfil e o resumo devem estar otimizados e alinhados com o objetivo e público. A fotografia deve ser profissional, com um fundo simples e que transpareça a sua personalidade profissional. Se costuma ser uma pessoa sorridente profissionalmente, deve ter uma fotografia a sorrir, mas se é o oposto, não cause a impressão errada! 

A capa de LinkedIn deve ser uma fotografia ou imagem gráfica que contribua para a história que quer contar. Veja as diferentes capas que pode utilizar bem como a sua função. Pode optar por uma fotografia que represente aquilo que faz ou colocar algo que o identifique enquanto pessoa ou o que gosta. Como por exemplo, um mecânico pode escolher a imagem de uma oficina ou colocar uma imagem com os serviços que presta. Um professor ou formador pode colocar uma fotografia de livros, sala de aula ou imagem gráfica com frase que representa a educação. O segredo é testar e mudar sempre que necessário, para se adequar à sua estratégia de comunicação.

O resumo surge sempre que publica ou comenta, por isso deve ser claro. Além do cargo e nome da empresa, deve ter o setor de especialização que o caracteriza ou pretende alcançar. As palavras chave definidas anteriormente devem fazer parte desta secção.

Um erro comum é a escrita diferente do nome da empresa por pessoas diferentes. Alguém escreve “Stone 2”, outra pessoa “stone2” e uma terceira “Grupo Stone 2”. Isto gera confusão e pode diminuir o seu alcance por estar a digitar de forma incorreta. Verifique sempre a página oficial da empresa e coloque igual.

Deve sempre dirigir-se ao seu público-alvo, de forma clara e informativa do que irá acrescentar-lhe. Transmissão de informação, conhecimentos e capacidades. O resumo não deve ter mais de 220 caracteres, sendo que os primeiros 90 são os visualizados mais rapidamente.

Por exemplo:
Antes: Especialista de Mecânica na Stone 2
Depois: Mecânica Automóvel e Manutenção | Especialista no setor de Manutenção Geral | Especialista de Mecânica na Stone 2

6. Não deixar o perfil inativo

Tal como todas as redes sociais, o perfil deve manter-se atualizado. Se não o utiliza há meses, o seu conteúdo já publicado mantém-se, mas deve reformular as palavras chave ou publicar uma conquista para voltar a ter interações com o seu perfil.

O seu perfil pode sempre ser otimizado e, se tem dificuldade em manter a publicações regulares, a Up We Go pode ajudar a criar conteúdos e partilhar, para desenvolver um bom perfil no LinkedIn.

 

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