Para quem se pergunta o que รฉ o LinkedIn: รฉ uma rede social de cariz profissional, para empresas, marcas e pessoas que pretendem aumentar a sua rede de contactos comerciais e encontrar ou divulgar vagas de emprego. Um bom perfil no linkedin requer uma utilizaรงรฃo profissional, ponderada e alinhada ร plataforma, com publicaรงรตes e interaรงรตes de cariz didรกtico, informativo, de partilha de conquistas e aprendizagens, bem como experiรชncias acadรฉmicas e profissionais.
Utilizada de forma adequada, esta rede permite aumentar a reputaรงรฃo profissional da pessoa ou empresa.
Mas como pode otimizar o seu perfil do LinkedIn para ser eficaz e alinhado com o seu objetivo?
Deve comunicar para um pรบblico especรญfico: potenciais clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, potenciais colaboradores ou recrutadores. Todos estes pรบblicos necessitam de ser abordados de forma diferente.
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1. Medir a qualidade do perfil
A qualidade do perfil permite perceber se estรก a comunicar de acordo com o seu objetivo e ainda fazer com que nรฃo perca oportunidades por estar atento ร s suas estatรญsticas. Pode medir a qualidade do seu perfil tendo em conta os 3 seguintes indicadores:
- Visualizaรงรตes do perfil: Num perfil gratuito รฉ possรญvel ver os รบltimos 5 perfis que visitaram o seu. Com um plano pago poderรก aceder a mais estatรญsticas mas se estรก a iniciar-se no LinkedIn, utilize e domine o plano gratuito primeiro pois no geral, รฉ suficiente.
- Impressรตes nas publicaรงรตes: Mostra a quantidade de vezes que o seu conteรบdoร a parte de texto de uma pรกgina. Atualmente, o conteรบdo desempenha um papel chave para o rankeamento de pรกginas orgรขnicas, tendo tornando-se um ... foi visto por outros utilizadores.
- รndice de Social Selling (Social Selling Index): Esta ferramenta, com uma versรฃo teste gratuita, permite analisar e entender se รฉ um bom perfil no linkedin e atravรฉs de uma pontuaรงรฃo, determinar se estรก a construir um perfil e rede de qualidade. Baseia-se na criaรงรฃo de um perfil profissional, na construรงรฃo de uma rede de qualidade e na interaรงรฃo com conteรบdos relevantes.ย
2. Visitar outros perfisย
Ver outros perfis pode ajudar a formar ideias e estratรฉgias de comunicaรงรฃo que pretende adotar. Se nรฃo pretender que a concorrรชncia saiba que visitou esses perfis, pode navegar de forma anรณnima ao selecionar โVisibilidade de Visitas a Pรกginasโ em โVisibilidadeโ das โConfiguraรงรตesโ.
3. Descobrir o que as pessoas procuram
O motor de buscaComo o prรณprio nome diz, sรฃo ferramentas criadas com o objetivo de auxiliar os utilizadores a realizarem buscas para solucionarem os seus problemas ... do LinkedIn necessita das palavras-chave bem definidas no seu perfil, para ser encontrado. Deve incluir variaรงรตes da mesma palavra para posteriormente facilitar que acedam ao seu perfil. Por exemplo: marketing, marketing digital, agรชncia de marketing, etc.ย
Estas palavras chave devem ser usadas no Resumo/Biografia do Perfil, nas Informaรงรตes, nas Descriรงรตes de Experiรชncias, nas Competรชncias e Textos das publicaรงรตes.
4. Escolher a lรญngua para o perfil
Para ser mais eficaz, o seu perfil deve estar traduzido para a lรญngua do pรบblico alvo que pretende alcanรงar. Por exemplo, se pretende ofertas de trabalho em Franรงa, deve comunicar em Francรชs ou ter a traduรงรฃo principal do perfil configurada para Francรชs.
5. Personalizar o perfil
A biografia รฉ muito importante para um bom perfil no linkedin. Para alรฉm do nome, a fotografia de perfil e o resumo devem estar otimizados e alinhados com o objetivo e pรบblico. A fotografia deve ser profissional, com um fundo simples e que transpareรงa a sua personalidade profissional. Se costuma ser uma pessoa sorridente profissionalmente, deve ter uma fotografia a sorrir, mas se รฉ o oposto, nรฃo cause a impressรฃo errada!ย
A capa de LinkedIn deve ser uma fotografia ou imagem grรกfica que contribua para a histรณria que quer contar. Veja as diferentes capas que pode utilizar bem como a sua funรงรฃo. Pode optar por uma fotografia que represente aquilo que faz ou colocar algo que o identifique enquanto pessoa ou o que gosta. Como por exemplo, um mecรขnico pode escolher a imagem de uma oficina ou colocar uma imagem com os serviรงos que presta. Um professor ou formador pode colocar uma fotografia de livros, sala de aula ou imagem grรกfica com frase que representa a educaรงรฃo. O segredo รฉ testar e mudar sempre que necessรกrio, para se adequar ร sua estratรฉgia de comunicaรงรฃo.
O resumo surge sempre que publica ou comenta, por isso deve ser claro. Alรฉm do cargo e nome da empresa, deve ter o setor de especializaรงรฃo que o caracteriza ou pretende alcanรงar. As palavras chave definidas anteriormente devem fazer parte desta secรงรฃo.
Um erro comum รฉ a escrita diferente do nome da empresa por pessoas diferentes. Alguรฉm escreve โStone 2โ, outra pessoa โstone2โ e uma terceira โGrupo Stone 2โ. Isto gera confusรฃo e pode diminuir o seu alcance por estar a digitar de forma incorreta. Verifique sempre a pรกgina oficial da empresa e coloque igual.
Deve sempre dirigir-se ao seu pรบblico-alvo, de forma clara e informativa do que irรก acrescentar-lhe. Transmissรฃo de informaรงรฃo, conhecimentos e capacidades. O resumo nรฃo deve ter mais de 220 caracteres, sendo que os primeiros 90 sรฃo os visualizados mais rapidamente.
Por exemplo:
Antes: Especialista de Mecรขnica na Stone 2
Depois: Mecรขnica Automรณvel e Manutenรงรฃo | Especialista no setor de Manutenรงรฃo Geral | Especialista de Mecรขnica na Stone 2
6. Nรฃo deixar o perfil inativo
Tal como todas as redes sociais, o perfil deve manter-se atualizado. Se nรฃo o utiliza hรก meses, o seu conteรบdo jรก publicado mantรฉm-se, mas deve reformular as palavras chave ou publicar uma conquista para voltar a ter interaรงรตes com o seu perfil.
O seu perfil pode sempre ser otimizado e, se tem dificuldade em manter a publicaรงรตes regulares, a Up We Go pode ajudar a criar conteรบdos e partilhar, para desenvolver um bom perfil no LinkedIn.
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