Os refrões orelhudos das músicas da Taylor Swift não nos saem da cabeça, sobretudo agora que se fala na sua vinda a Portugal e sentíamos que tínhamos de fazer algo em relação a isto.
Ora, sendo o marketing a nossa paixão e sendo a criação de personas uma das suas subvertentes, decidimos colocar a Taylor Swift nos nossos pés, baseando-nos nas músicas dela.
Neste artigo de blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad..., mergulhamos nesse mundo onde Taylor aplica sua criatividade (e, já agora, a sua perspicácia empreendedora) em estratégias de marketing usando algumas das suas músicas como inspiração.
Veremos como poderia usar essas músicas icónicas para promover marcas e produtos, cativar audiências e criar campanhas memoráveis.
“Cruel Summer“
Sabemos que as marcas costumam ir de férias e podem desleixar-se nas redes sociais. Contudo, é uma das épocas do ano em que as pessoas mais as usam redes sociais, quer por terem mais tempo, quer por gastarem mais (devido ao subsídio de férias).
Ora, sabendo da personalidade de Taylor Swift, acreditamos que pegaria na energia de “Cruel Summer” para fazer uma campanha fantástica, onde a marca que trabalharia ficaria valorizada.
“Love Story“
É “obrigatório” que as marcas cheguem ao coração e à mente das pessoas, tornando-os apaixonados pela marca. Ora, isso faz-se com o storytelling… que por sua vez vive da paixão própria de uma história de amor.
Acreditamos que esta balada romântica inspiraria Taylor Swift a criar uma campanha que conta a história de uma marca, destacando origens, valores e compromissos, recorrendo aos indispensáveis feedbacks de clientes para fazer chorar até o mais frio dos CEOs.
“We are never getting back together”
Quando um cliente se chateia com uma agência não há volta a dar… ou será que há?
Esta canção cativante e catártica poderia Taylor Swfit a criar uma campanha ousada e inovadora. Nesta estratégia poderia aproveitar o conceito de “romper” com as normas do mercado e apresentar uma abordagem totalmente nova para ter de volta aquele cliente de que parecia perdido.
“Shake it off”
É preciso diferenciação! E, talvez, por isso, que Taylor Swift se destaca no mundo pop.
Se estivesse à espera de fazer o mesmo que os outros e ter sucesso, seria impossível ter sucesso! Às vezes é preciso dar um “Shake it Off” às suas estratégias de marketing, pelo que esta música seria usada, imaginamos, no meio de um deserto de ideias ou de um vazio criativo.
A partir daí, seriam certamente concebidos novos conceitos, como só ela sabe criar.
“I can see you”
Se calhar, já houve gestores de marketing a associar a música “I Can See You” a uma metáfora para a importância da visibilidade de marca num mercado competitivo.
Quando uma marca é bem vista e reconhecida pelo público, torna-se visível para os seus potenciais clientes e pode, de facto, destacar-se entre os concorrentes.
Mas voltemos à Taylor Swift gestora de marketing! Ao aplicar esta música ao contexto da visibilidade de marca, Taylor poderia desenvolver campanhas criativas para aumentar a presença e o reconhecimento de uma marca no mercado.
“Timeless”
Assim como a música “Timeless” evoca sentimentos de beleza simples e poder emocional, podemos ligar estes ao design intemporal, que priorizará linhas limpas, formas clássicas e uma estética elegante. Taylor poderia, eventualmente, promover produtos que tenham este princípio, destacando a forma como a beleza se mantém imune ao passar dos anos.
“Long Live”
O sucesso imediato é um desejo de qualquer negócio que se inicie. Ora, isto acontece porque muitas vezes se olha para ele como um sprint e não como uma maratona.
Com efeito, a probabilidade de atingir o sucesso imediato é ínfima, pelo que apenas uma pequena parte de quem inicia o seu negócio consegue manter esse sucesso.
Porém se se optar por uma estratégia inicial de crescimento, apoiada numa estratégia de marketing bem planeada e ainda melhor executada, o sucesso e a vida dessa empresa tornar-se-á longínqua e próspera, tal como nesta música de Taylor Swift.
“Blank space”
Há lacunas em todo o lado. Aliás, é aí que o marketing pode entrar. No espaço vazio onde pode crescer a criatividade.
Acreditamos que a gestora de marketing Taylor Swift se possa inspirar nesta música para preencher os espaços em branco que os clientes ainda não souberam preencher e trate de avançar com as palavras que faltam escrever ou o público certo a atingir.
“Foolish One”
Não sabemos se foi a ouvir alguém falar de música sem saber muito bem aquilo que dizia. Ora, essas pessoas também existem no marketing… ou fora dele. Chegam a dizer que marketing é só postar umas fotografias nas redes sociais. Como todos sabemos, é muito mais que isso. E só alguém tolo (foolish) poderia dizer o contrário.
Esta música seria, talvez, uma ajuda para que a nossa gestora de marketing soubesse lidar com as críticas.
“Back to december”
Impossível não associar dezembro ao Natal no contexto do Marketing. Afinal, é nesta altura que são criadas algumas das melhores campanhas de marketing e também é onde se obtém os melhores resultados. A magia da solidariedade e da união que vem com o espírito natalícia também traz consigo a generosidade de quem consome, pelo que este é um dos meses ideais para a marca ser ainda mais promovida.
Ou seja, é natural que a nossa gestora de marketing, Taylor Swift, se inspire nesta música quando estiver prestes a preparar uma campanha natalícia para um dos seus clientes.
“I knew you were trouble”
Quando as imagens enviadas não têm a melhor qualidade, o designer tem que intervir para salvar o dia e ser o nosso herói.
Não terá sido a pensar nisso que Taylor Swift, a cantora e compositora, fez esta música, mas a nossa gestora de marketing pode perfeitamente reforçar os sentimentos de gratidão para com o seu designer quando a ouvir.
“Begin again”
Outros dos aspetos fundamentais do marketing é o rebranding é um recomeço da marca, apagar o passado e começar da estaca zero com uma identidade nova e atualizada.
Taylor Swift, a nossa gestora de marketing, pode precisamente usar esta música como inspiração para quando tiver a missão de dar nova vida a uma marca de um cliente.
Também o leitor pode começar de novo e ler o artigo desde o início de forma a reforçar a inspiração que poderá precisar para iniciar um novo capítulo na vida da sua marca.
Inspire-se nas músicas da nossa Taylor Swift… e na Up We Go.
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