O WhatsApp é uma ferramenta útil de comunicação e, atualmente, através do WhatsApp Business é possível utilizar esta aplicação como forma de vender e impulsionar pequenos negócios.
Descubra como vender pelo WhatsApp e utilizar esta ferramenta para comunicar corretamente com os clientes de forma eficaz!
WhatsApp para Empresas: Impulsionar Micro e Pequenas Empresas
Na Up We Go sabemos que iniciar um negócio e vender online pode ser caro e complicado. As micro e pequenas empresas que ainda não possuem website têm de utilizar outras ferramentas de venda para rentabilizar e minimizar os custos na fase inicial.
O Whatsapp tem biliões de utilizadores em todo o mundo e pode ajudar a impulsionar o seu negócio.
Descubra como:
Como Fechar Vendas pelo WhatsApp
A maior dificuldade dos microempreendedores é separar as contas pessoais das profissionais. É essencial criar uma conta profissional no Whatsapp Business não só para se organizar eficazmente, como para conexões somente empresariais, que é o objetivo.
Existem técnicas que o ajudarão a gerir o seu negócio, desde mensagens personalizadas e automatizadas até à criação de catálogos.
Explore as dicas da Up We Go para aumentar as suas vendas.
10 Dicas de como vender pelo WhatsApp
1. Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão desenvolvida especialmente para empresas e negócios. Oferece funcionalidade adicionais como: mensagens automáticas e criação de catálogos de produtos.
Necessita de configurar o perfil com informações do negócio, contactos, horário de funcionamento e descrição.
É impossível utilizar o número pessoal em duas contas, pelo que aconselhamos a adquirir um número apenas para o negócio.
2. Crie catálogos de produtos diretamente no WhatsApp
É possível criar catálogo de produtos com descrição e preço, permitindo a organização e disposição do que vende no seu negócio.
Para criar um catálogo de produtos no WhatsApp, pode seguir estes passos:
- Abrir a aplicação WhatsApp Business.
- No canto superior direito, selecionar “Catálogo” e depois “Adicionar Produto ou Serviço”.
- Inserir as informações do produto, incluindo título, descrição, preço e imagem.
- Clicar em “Salvar”.
3. Prefira Listas de Transmissão a Grupos
As listas de transmissão permitem enviar mensagens personalizadas a várias pessoas de forma simultânea, evitando a confusão de grupos.
Mantém a privacidade pois cada cliente irá receber a mensagem individualmente.
Basta colocar o número do cliente na lista de transmissão e enviar a mensagem personalizada para essa lista. Esta técnica permite personalização e foco do conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ..., adaptado a um nicho de clientes, que os fará sentir, individualmente, satisfeitos e valorizados.
4. Responda rapidamente às mensagens dos clientes
Rapidez na resposta a clientes é essencial para os manter fidelizados.
É necessário responder sempre de forma profissional e esclarecer as dúvidas que surjam. Ao utilizar o WhatsApp Web no computador, é mais fácil comunicar e fornecer soluções rapidamente.
Pode ainda configurar respostas automáticas caso não possa responder no imediato.
Para configurar respostas automáticas, pode seguir estes passos:
- Aceder a configurações da conta (três pontos no canto superior direito).
- Clicar em “Ferramentas comerciais”.
- Na área “Conversa”, selecionar “Mensagem de ausência”.
- Escrever a mensagem que deseja enviar e escolher os destinatários.
- Clicar em “Salvar”.
Desta forma, garante que os clientes obtêm uma resposta mesmo quando não pode atendê-los.
5. Mensagem de Boas-Vindas Personalizada
A mensagem de boas vindas é uma das primeiras interações que o cliente vai ter. É importante que esta seja personalizada e reflita a imagem da sua marca.
Nesta mensagem pode colocar contactos, horários e outras informações úteis.
Pode ainda convidar o cliente a fazer questões ou partilhar dúvidas para facilitar a sua interação.
A mensagem de boas vindas pode impressionar e fidelizar clientes.
6. Ofereça Promoções Exclusivas
Pode utilizar a aplicação para oferecer promoções exclusivas para quem utiliza essa forma de comunicação com o seu negócio.
Ao planear estas promoções é importante verificar o stock de produtos e/ou serviços para atender toda a procura de forma satisfatória.
Além de atrair mais vendas, aumenta a interação dos clientes, a sua fidelização e melhoram a experiência de compra.
7. Partilhe conteúdo com qualidade
O mais importante de tudo é o conteúdo de qualidade!
Muitos micro empresários têm vindo a perguntar como vender pelo whatsapp. O segredo é o conteúdo, mas requer consistência e dedicação, neste ou em qualquer outro meio. Deve ainda utilizar conteúdo multicanal, como catálogos, redes sociais, chamadas, o que se ajustar ao seu objetivo, mas sempre com a maior qualidade possível.
8. Adapte a Linguagem ao seu Público
Conhecer o seu público é fundamental! Nem sempre é necessário um tom formal, por exemplo, e deve ajustar essas formas de comunicação às características do público alvo.
Se o seu público é jovem pode usar linguagem mais informal, emojis e algum humor.
É essencial encontrar o equilíbrio certo entre o que espera com o negócio e o que o cliente procura.
9. Amplie Sua Audiência através do Instagram e Facebook
Comunicação multicanal: se o seu público utiliza as redes sociais, deve investir na sua gestão para alcançar melhores resultados.
No seu perfil das redes sociais inclua sempre contacto pelo Whatsapp. Esta informação permite que as pessoas identifiquem que está disponível para interação e compras, aumentando a proximidade e acessibilidade.
10. Evite Enviar Spam
Spam não é apenas em emails, é em todo o tipo de comunicação.
É crucial evitar enviar Spam, ou seja, campanhas inadequadas e/ou excessivamente repetitivas.
Evite enviar mensagens de cariz pessoal como “Bom dia” ou “Boa noite”, mensagens que não sejam relacionadas ao seu negócio.
Utilize a aplicação para comunicação profissional de campanhas e atendimento personalizado se o cliente o desejar. Mantenha o profissionalismo.
Saiba mais >>> SMS Marketing, um excelente complemento à sua estratégia de vendas
Com estas dicas já sabe como vender pelo whatsapp e poderá iniciar de forma consciente e profissional as suas vendas. Use e abuse desta estratégia, principalmente se a sua margem de investimento ainda é limitada. Agora não há desculpas para não alcançar os seus clientes, comunicar e vender.
Comente