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SMS Marketing dicas essenciais

Tendências SMS Marketing 2024

Estamos num mundo bombardeado de informação de forma acelerada. É difícil perceber que estratégias adotar no negócio com tantas soluções disponíveis e diversificadas.
A solução ideal vai sempre depender dos seus objetivos e do público-alvo.
Se considera que o SMS Marketing pode ser uma estratégia interessante para a sua empresa ou marca, continue a ler.

O que é SMS Marketing?

SMS Marketing é uma estratégia de marketing que consiste em utilizar as mensagens de texto tradicionais (SMS) para comunicação com clientes ou subscritores. Os formatos vão desde conteúdos informativos até ofertas de descontos ou alertas.

Esta técnica é uma forma mais rápida de se conectar com o seu público pela relevância que as pessoas continuam a dar às mensagens de texto. Os emails frequentemente ficam ignorados até abrir a sua caixa de correio, mas o alerta de um SMS é logo verificado, certo?

Segundo um estudo da Klaviyo, 86% dos clientes fazem mais de 2 compras via SMS por ano!
Mas o que faz, realmente, o SMS Marketing ser uma boa estratégia?

Benefícios do SMS Marketing

1. Criar ligações duradouras ou quebrá-las? Não caia no erro!

As pessoas gostam dos SMS! Ao fazerem uma compra da marca que gostam, 62% dos consumidores espera ficar subscrito a comunicação por SMS. Não pelos descontos apenas, mas sim por quererem ter acessos exclusivos e personalização da comunicação. É uma excelente estratégia para fidelização de clientes. O sonho de qualquer negócio!

Mas o que mantém o cliente envolvido e o que é que o afasta?

Posicionar o canal de SMS como um canal útil para grupos VIP para vantagens a longo prazo e não descontos momentâneos. Os clientes esperam que as automações de SMS sejam personalizadas aos seus gostos, às suas necessidades de compra e aos seus horários.
Quando as SMS são repetitivas, com descontos semelhantes a campanhas a decorrer, sem qualquer exclusividade ao cliente, enviadas em horários desproporcionais e constantemente, o cliente irá ficar frustrado e cancelar a subscrição.

Saiba também: Como automatizar as suas campanhas de Marketing

2. Imediatismo

O SMS Marketing é eficaz porque as mensagens são lidas poucos minutos após a sua receção. Ao aproveitar esta característica, as marcas que adotam esta estratégia mantêm-se relevantes e ativas no mercado. Seja para atualizações de stock, descontos exclusivos, pré-vendas ou acessos exclusivos, o sms garante que a informação seja transmitida rapidamente e convertida em vendas.

3. SMS vs. Email

Não deveria ser um VS. mas sim um complemento!
O Email Marketing, caracterizado por newsletters, é indicado para notícias, imagens, vídeos, conteúdos atualizados e explicativos.

O SMS Marketing funciona bem de forma complementar ao Email Marketing. Podem criar-se campanhas programadas com ambas as técnicas de forma coordenada para se perceber que método vai ter maior conversão.

A partir deste ponto, o SMS deve ser utilizado de forma mais exclusiva, com campanhas de compra direta e personalizada ao cliente e manter o Email com campanhas gerais que podem ser semelhantes a outros clientes.
Por que deve o SMS Marketing ser mais personalizado e exclusivo?

Saiba como fazer sms marketing

O segredo é o Marketing Multicanal planeado estrategicamente.

Como deve gerir o SMS Marketing

1. Obter Permissão e Subscritores

Usar o email para arranjar subscritores para SMS?
O ideal é ao subscrever o email, estar subentendida a subscrição de SMS. Mas para pessoas que já tem email marketing, a nova adição de subscritores de SMS pode ser realizada via email.
Uma estratégia a adotar é: em retorno da subscrição SMS, oferecer um desconto.

2. Oferecer Valor

As mensagens de texto devem oferecer algo exclusivo aos seus subscritores.
Por exemplo: uma campanha especial de uma edição limitada de um produto apenas para esses clientes, divulgada via SMS para uma compra mais rápida e antecipada.

3. Frequência e horários adequados

Evitar a repetição de SMS.

As melhores estratégias de SMS Marketing

Mas atenção: É preferível manter a consistência de 1 SMS por semana do que enviar 3 ou 4 numa semana específica pois vai criar frustração e levar à perda de subscritores.

Os horários variam de região para região do planeta, dependendo do seu objetivo de expansão de mercado. Mas, de forma geral, os clientes costumam comprar ao final do dia pois é mais provável estarem no telemóvel. Pode programar o envio em horários depois de meio dia ou perto do fim da tarde. Pois é mais provável as notificações de mensagens serem vistas, em detrimento das de email, quando as pessoas já estão em casa.

Há ainda regras obrigatórias de horários em que se podem enviar sms de marketing: a meio da noite é inapropriado e será considerado spam.

4. Personalização

Tipos de SMS que os clientes querem receber:

  • SMS Transacional: update de encomenda realizada, enviada, em distribuição e entregue.
  • SMS Exclusiva: valorizar o cliente com um desconto especial de aniversário, acesso antecipado a lançamentos;
  • SMS de Reciprocidade: os clientes esperam obter retorno por serem clientes que compram frequentemente. Pretendem descontos especiais em produtos que compram regularmente, aviso de novo stock de produtos que costumam comprar, edições limitadas.

 

Conclusão

O SMS marketing é adequado para todas as empresas pois cria uma relação mais direta e eficaz com o cliente. No entanto, devem seguir-se várias regras e sugestões para obter um retorno positivo com esta estratégia pois, tal como outras, tem custos.

Os consumidores a nível mundial estão a preferir o SMS de marcas que gostam e compram regularmente, ao invés de email.

  • 86% dos consumidores comprou 2x ou mais por SMS numa marca (aumentou 55% em 2022);
  • 65% dos consumidores planeou uma compra devido a SMS Marketing.

Se estava na dúvida em utilizar o SMS Marketing, aconselhamos: Experimentar, Analisar, obter Feedback e Aprender.

E não se esqueça, é 5x mais caro angariar um novo cliente do que investir na fidelização dos já existentes.

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