Estamos num mundo bombardeado de informação de forma acelerada. Ă difĂcil perceber que estratĂ©gias adotar no negĂłcio com tantas soluçÔes disponĂveis e diversificadas.
A solução ideal vai sempre depender dos seus objetivos e do pĂșblico-alvo.
Se considera que o SMS Marketing pode ser uma estratégia interessante para a sua empresa ou marca, continue a ler.
O que Ă© SMS Marketing?
SMS Marketing Ă© uma estratĂ©gia de marketing que consiste em utilizar as mensagens de texto tradicionais (SMS) para comunicação com clientes ou subscritores. Os formatos vĂŁo desde conteĂșdos informativos atĂ© ofertas de descontos ou alertas.
Esta tĂ©cnica Ă© uma forma mais rĂĄpida de se conectar com o seu pĂșblico pela relevĂąncia que as pessoas continuam a dar Ă s mensagens de texto. Os emails frequentemente ficam ignorados atĂ© abrir a sua caixa de correio, mas o alerta de um SMS Ă© logo verificado, certo?
Segundo um estudo da Klaviyo, 86% dos clientes fazem mais de 2 compras via SMS por ano!
Mas o que faz, realmente, o SMS Marketing ser uma boa estratégia?
BenefĂcios do SMS Marketing
1. Criar ligaçÔes duradouras ou quebrå-las? Não caia no erro!
As pessoas gostam dos SMS! Ao fazerem uma compra da marca que gostam, 62% dos consumidores espera ficar subscrito a comunicação por SMS. Não pelos descontos apenas, mas sim por quererem ter acessos exclusivos e personalização da comunicação. à uma excelente estratégia para fidelização de clientes. O sonho de qualquer negócio!
Mas o que mantém o cliente envolvido e o que é que o afasta?
Posicionar o canal de SMS como um canal Ăștil para grupos VIP para vantagens a longo prazo e nĂŁo descontos momentĂąneos. Os clientes esperam que as automaçÔes de SMS sejam personalizadas aos seus gostos, Ă s suas necessidades de compra e aos seus horĂĄrios.
Quando as SMS são repetitivas, com descontos semelhantes a campanhas a decorrer, sem qualquer exclusividade ao cliente, enviadas em horårios desproporcionais e constantemente, o cliente irå ficar frustrado e cancelar a subscrição.
Saiba também: Como automatizar as suas campanhas de Marketing
2. Imediatismo
O SMS Marketing Ă© eficaz porque as mensagens sĂŁo lidas poucos minutos apĂłs a sua receção. Ao aproveitar esta caracterĂstica, as marcas que adotam esta estratĂ©gia mantĂȘm-se relevantes e ativas no mercado. Seja para atualizaçÔes de stock, descontos exclusivos, prĂ©-vendas ou acessos exclusivos, o sms garante que a informação seja transmitida rapidamente e convertida em vendas.
3. SMS vs. Email
NĂŁo deveria ser um VS. mas sim um complemento!
O Email MarketingĂ uma estratĂ©gia de marketing que consiste em enviar emails a potenciais clientes ou clientes atuais, dando-lhes informaçÔes, dicas, vouchers..., caracterizado por newsletters, Ă© indicado para notĂcias, imagens, vĂdeos, conteĂșdos atualizados e explicativos.
O SMS Marketing funciona bem de forma complementar ao Email Marketing. Podem criar-se campanhas programadas com ambas as técnicas de forma coordenada para se perceber que método vai ter maior conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulårio, realizar uma compra, etc..
A partir deste ponto, o SMS deve ser utilizado de forma mais exclusiva, com campanhas de compra direta e personalizada ao cliente e manter o Email com campanhas gerais que podem ser semelhantes a outros clientes.
Por que deve o SMS Marketing ser mais personalizado e exclusivo?
O segredo Ă© o Marketing Multicanal planeado estrategicamente.
Como deve gerir o SMS Marketing
1. Obter PermissĂŁo e Subscritores
Usar o email para arranjar subscritores para SMS?
O ideal é ao subscrever o email, estar subentendida a subscrição de SMS. Mas para pessoas que jå tem email marketing, a nova adição de subscritores de SMS pode ser realizada via email.
Uma estratégia a adotar é: em retorno da subscrição SMS, oferecer um desconto.
2. Oferecer Valor
As mensagens de texto devem oferecer algo exclusivo aos seus subscritores.
Por exemplo: uma campanha especial de uma edição limitada de um produto apenas para esses clientes, divulgada via SMS para uma compra mais råpida e antecipada.
3. FrequĂȘncia e horĂĄrios adequados
Evitar a repetição de SMS.
Mas atenção: Ă preferĂvel manter a consistĂȘncia de 1 SMS por semana do que enviar 3 ou 4 numa semana especĂfica pois vai criar frustração e levar Ă perda de subscritores.
Os horårios variam de região para região do planeta, dependendo do seu objetivo de expansão de mercado. Mas, de forma geral, os clientes costumam comprar ao final do dia pois é mais provåvel estarem no telemóvel. Pode programar o envio em horårios depois de meio dia ou perto do fim da tarde. Pois é mais provåvel as notificaçÔes de mensagens serem vistas, em detrimento das de email, quando as pessoas jå estão em casa.
HĂĄ ainda regras obrigatĂłrias de horĂĄrios em que se podem enviar sms de marketing: a meio da noite Ă© inapropriado e serĂĄ considerado spam.
4. Personalização
Tipos de SMS que os clientes querem receber:
- SMS Transacional: update de encomenda realizada, enviada, em distribuição e entregue.
- SMS Exclusiva: valorizar o cliente com um desconto especial de aniversårio, acesso antecipado a lançamentos;
- SMS de Reciprocidade: os clientes esperam obter retorno por serem clientes que compram frequentemente. Pretendem descontos especiais em produtos que compram regularmente, aviso de novo stock de produtos que costumam comprar, ediçÔes limitadas.
ConclusĂŁo
O SMS marketing é adequado para todas as empresas pois cria uma relação mais direta e eficaz com o cliente. No entanto, devem seguir-se vårias regras e sugestÔes para obter um retorno positivo com esta estratégia pois, tal como outras, tem custos.
Os consumidores a nĂvel mundial estĂŁo a preferir o SMS de marcas que gostam e compram regularmente, ao invĂ©s de email.
- 86% dos consumidores comprou 2x ou mais por SMS numa marca (aumentou 55% em 2022);
- 65% dos consumidores planeou uma compra devido a SMS Marketing.
Se estava na dĂșvida em utilizar o SMS Marketing, aconselhamos: Experimentar, Analisar, obter Feedback e Aprender.
E não se esqueça, é 5x mais caro angariar um novo cliente do que investir na fidelização dos jå existentes.
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