A dúvida é comum a diversos setores e marcas. Seja novas empresas que procuram criar posicionamento no digital, seja uma pessoa para trabalhar para aumentar-te PageviewsNúmero de visualizações de uma determinada página., imagem do produto, venda de serviço no mercado online esta pergunta está presente: “como devo gerir as minhas redes sociais?”.
Para ajudar, vamos começar por esclarecer como funciona cada serviço e depois apresentar as vantagens e desvantagens. Assim, conseguirá perceber qual o melhor para a sua necessidade.
Freelancer
Um dos serviços que está a ganhar mais destaque na atualidade, devido ao facto de possuir uma enorme procura. O Freelancer de Redes Sociais vai atuar diretamente na execução do serviço que precisa. Este profissional deve apresentar conhecimentos sólidos em área de marketing digital, como: copywritingAto ou processo de escrever um texto para fins de publicidade, ou de outras áreas de marketing. É uma escrita de conteúdo que visa aumentar o conhe... e marketing de conteúdoEstratégia de atração e nutrição leads e audiência por meio da produção de conteúdos relevantes em publicações nas redes sociais, blog e eb...; bem como conseguir criar a parte da comunicação visual, caso necessite.
Este serviço consegue responder a necessidades imediatas e será uma mais valia se conseguir acrescentar a esse tipo de serviço um Planeamento Estratégico de Redes Sociais.
Para as suas necessidades:
- Curto Prazo – vai conseguir suprir as necessidades existentes, dentro das limitações do serviço.
- Médio prazo – para que o serviço de freelancer tenha impacto é obrigatório planear, criar estratégias e analisar relatórios. Contudo, estes serviços tendem a ser da responsabilidade do cliente, o que trará ainda mais trabalho para si.
- Longo Prazo – Será mais desafiador para profissional devido ao facto de ter de desenvolver visão pró-ativa, acompanhar o cenário, tendências de crescimento, pesquisas de mercado, escolha das redes sociais e ainda dar resposta aos serviços de criação de conteúdos, design e agendamento.
Vantagens:
- é o mais económico;
- é o mais flexível para trabalhos concretos, com objetivos delineados.
Desvantagens:
- 1 freelancer não tem os conhecimentos nem a capacidade de reposta de toda uma equipa;
- falta de segurança para as marcas, uma vez que o freelancer não terá as mesmas responsabilidades que uma empresa.
Autonomamente
O desafio é seu. Se tem tempo, raciocínio analítico e capacidade criativa para saber como, onde e porquê utilizar as redes sociais escolhidas então este trabalho é para si. Nada é impossível, sobretudo com a quantidade de ferramentas gratuitas e dicas online.
O ponto forte de gerir autonomamente é conseguir estar no controle daquilo que publica, como publica, qual TagSão elementos presentes dentro do HTML de qualquer página. Podem ser uma Title Tag, Heading Tag, ou outros possíveis elementos. utilizar, e acompanhar de forma contínua o engajamento dos seguidores.
O ponto fraco é o tempo. Será desafiante para si gerir o trabalho do quotidiano com a gestão das redes, acompanhar as tendências e a concorrência da redes sociais. Tudo o que fizer tem que estar milimetricamente calculado pois o resultado (os KPI’s de conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc.) depende exclusivamente de si.
- Curto Prazo – vai conseguir criar os conteúdos da forma que necessita, mas gastará tempo, principalmente quando tiver que lidar com prazos estipulados, uma vez que é normal adiarmos prazos por nós estipulados (como as promessas de ano novo!). Por outro lado, quando contrata uma empresa tal não acontece.
- Médio prazo – Aqui vai conseguir destacar-se um pouco mais. Se planear com antecedência e utilizar de ferramentas de criação de conteúdos visuais conseguirá cumprir o calendário. Existirão desafios como estudar a tendência do mercado das redes sociais, ou descobrir a tendência do comportamento, comunicação e engajamento das redes escolhidas.
- Longo Prazo – Será menos desafiador do que a curto prazo, mas aqui enfrentará o cansaço. Demasiadas leituras, estudos, comunicações e criação de cronogramas. E conforme apontado no início deste tópico no artigo de redes sociais o maior desafio és tu e teus limites.
Para ajudar, seja empresa ou pessoa, separamos para ti neste linkElemento de uma página que direciona o utilizador para outro URL ou domínio. O link é o elemento de maior autoridade para SEO. as tendências do marketing para 2022 e podes começar um passo a frente de teus concorrentes.
Vantagens:
- elevado grau de controle;
- não tem custos externos.
Desvantagens:
- impossível o distanciamento, no sentido de obter perspetivas diferentes sobre a marca;
- conjugar o trabalho diário com esta nova tarefa nem sempre é fácil.
Agência
A agência criativa ou digital é uma empresa de marketing com experiência na gestão de redes sociais, com a UpWeGo. Estas pensam, planeiam, executam e analisam por si onde, como e porquê se posicionar nas redes sociais, que elas próprias definem como estratégicas.
Tendencialmente é visto como o serviço mais caro. De facto, a curto prazo é o que requer maior investimento, mas ao cumprirem os objetivos de comunicação e vendas, vai reparar que obterá mais benefícios.
Se tem necessidade de agrupar pessoas acerca de um assunto, mas não sabe que redes sociais utilizar ou como se comunicar, a agência propõe uma análise e estratégia de Redes Sociais Verticais. Se pretende aderir a redes sociais para aumentar o engajamento ou simplesmente a criação de um ambiente digital, a agência conseguirá propor uma análise e execução da estratégia para Redes Sociais Horizontais.
- Curto Prazo – Vai conseguir criar os conteúdos tal como deseja e/ou precisa. Terá feedback instantâneo e vai ajudar a trazer o público certo para o seu serviço/produto.
- Médio prazo – O acompanhamento com o cliente permite realizar brainstorming e alinhar as expectativas através de relatórios sobre o engajamento dos conteúdos publicados e preparar as próximas publicações.
- Longo Prazo – Uma agência que executa estes serviços de redes sociais está inserida em qualquer atualização, tendência, inovação do âmbito digital. Com isto, está a ser forçada a aderir uma postura reativa e proactiva quando surgirem novidades no mercado, permitindo revolucionar o meio das comunicações nas redes sociais existentes e que ainda estão por vir.
Vantagens
- melhor relação qualidade/preço;
- consegue 4 profissões fulcrais para gestão de redes sociais com 1 só avença: gestor de comunidade, designer, marketer e fotografo.
- estão sempre “em cima do acontecimento”.
Desvantagens
- sinalizamos as agências com 4 esferas preenchidas apenas devido ao preço. É um serviço que tende a ser mais caro no imediato.
Agora já sabe algumas das características relevantes de agências, freelancer e serviço autónomo no cenário do Marketing Digital, voltado a Redes Sociais.
A expansão do Marketing Digital é imensa e atualmente é imprescindível que se posiciones neste cenário, seja para vender, relacionar ou apenas comunicar no seu perfil pessoal ou corporativo.