Marketing 2024: O que esperar, tendĂȘncias e relevĂąncia para adotar postura prĂł-ativa face Ă concorrĂȘncia.
2022 traz com ele novas tendĂȘncias de marketing digital Ă s quais importa estar atento e, mais do que isso, antecipar. No artigo de hoje abordamos as novidades que lhe vĂŁo permitir destacar a sua marca, tornando a comunicação relevante para o teu pĂșblico-alvo.
InteligĂȘncia Artificial (IA)
A InteligĂȘncia Artificial revolucionou o marketing, permitindo anĂĄlises avançadas de dados, personalização de campanhas e interaçÔes instantĂąneas atravĂ©s de chatbotsSoftwares que simulam o atendimento humano em conversas online.. Essa tecnologia potencializa estratĂ©gias mais eficazes, embora seja essencial manter um equilĂbrio Ă©tico no uso, respeitando a privacidade dos consumidores.
Além disso, tem revolucionado årea do design, uma vez que também existe no formato de ferramentas generativas, que cada vez são mais comuns como forma de gerar um complemento visual base que posteriormente pode ser trabalhado por um designer.
Micro influenciadores (Influencers Marketing)
JĂĄ abordamos o poder dos InfluenciadoresSĂŁo pessoas consideradas lĂderes de opiniĂŁo que sĂŁo contratadas pelas marcas para promoverem os seus produtos, usando-os e partilhando o conteĂșdo..., cujo mercado de atuação conquistou uma valorização de 460% de capital financeiro nos Ășltimos anos.Â
NĂŁo Ă© por acaso que este assunto Ă© o nosso primeiro tĂłpico, uma vez que Ă© esperado que continue a crescer.
Se tem um budgetOrçamento destinado para uma tarefa ou serviço. reduzido Ă© normal que nĂŁo consiga pagar os cachets das figuras mais conhecidas das redes sociais. E, por outro lado, estas personalidades comunicam para um pĂșblico genĂ©rico. Ao invĂ©s, os micro Influenciadores sĂŁo perfeitos para segmentos bem definidos, podem aceitar trocas de produtos e conseguem ajudar a representar a sua marca para o pĂșblico certo.
80% dos marketers afirmam que o marketing de influencers Ă© eficiente!
Generated Content
Generated content significa âconteĂșdoĂ a parte de texto de uma pĂĄgina. Atualmente, o conteĂșdo desempenha um papel chave para o rankeamento de pĂĄginas orgĂąnicas, tendo tornando-se um ... geradoâ e diz respeito a todas as fotografias, vĂdeos, tweets, publicaçÔes em redes sociais, criadas de forma livre e espontĂąnea pelos os utilizadores.Â
Quando temos dĂșvidas ou queremos um conselho perguntamos Ă famĂlia e amigos, ou seja, a pessoas em quem confiamos. Nas redes sociais o funcionamento Ă© o mesmo, por isso este conteĂșdo Ă© tĂŁo valioso.Â
A Coca-Cola, a Canon e a Apple são especialistas nesta estratégia, como lhe mostramos:
O ConteĂșdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais destaque e ao ser bem trabalhado aumenta a perceção de valor da marca e vai alĂ©m ao disponibilizar factos (fotos, textos, mensagens) de satisfação atravĂ©s dos utilizadores do seu produto/serviço. E acreditamos que um cliente satisfeito nĂŁo Ă© aquele apenas que compra o seu produto/serviço, mas que te defende ao criar posts nas suas prĂłprias Redes Sociais com o conteĂșdo da tua marca.
JĂĄ a Apple possui o prĂłprio âEcossistemaâ de utilizadores, que se sentem diferentes ao usar um produto Appleâ e, por isso, fazem questĂŁo de o mostrar, ou seja, publicar.
Neste contexto, prevemos ainda o crescimento do conteĂșdo de vĂdeo em formato vertical, popularizado pelop TikTok, com a sua distribuição feita por algoritmos inteligentes.
âAs pessoas confiam em outras pessoas e nĂŁo nas marcas â nos nossos canais introduzimos as pessoas indiretamente Ă marca atravĂ©s dos nossos consumidoresâÂ
Jensen Baptista – Gestor de Clientes na Canon Australia
De facto, o consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe Ă© prĂłximo, pelos seus pares. Os profissionais de UI (User Interface)O interface do utilizador diz respeito a tudo o que Ă© perceptĂvel visualmente num website, APP ou software e que leva a uma experiĂȘncia positiva, n... e User Experience (UX)Ă garantir uma experiĂȘncia de qualidade para o utilizador, em APPs e websites, com o objetivo final de influenciar o seu comportamento. podem nos confirmar. Todos podem entrar no mundo do marketing para gerar conteĂșdo e, assim, influenciar. HĂĄ algum tempo a Kelly Baron e o Pedro Guedes deixaram uma sĂ©rie de dicas.
Marketing focado em Dados
A ĂĄrea mais tĂ©cnica do marketing, analisar mĂ©tricas para traçar a estratĂ©gia. Imagine que tem todos os ingredientes para cozinhar, mas nĂŁo sabe como o fazer. Ă isto que acontece Ă maior parte das empresas que possui todos os dados para atingir milhares de utilizadores â nĂŁo sabe o como os analisar e processar.Â
Não nos cansamos de reforçar que os dados são poder, mas é a anålise, o plano e os objetivos que fazem a diferença.
Assistentes virtuais e softwares de gestĂŁo
Estes assistentes virtuais nĂŁo sĂŁo o futuro, sĂŁo bem reais! E permitem otimizar tempo dos consumidores e das empresas, atravĂ©s dos softwares que interagem com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana!Â
AtravĂ©s dos assistentes virtuais, comodifica o serviço para o seu cliente, torna mais eficiente a gestĂŁo da experiĂȘncia e consegue uma abordagem altamente âhumanizadaâ atravĂ©s dos BOTs.
AlĂ©m disso, muitos deles jĂĄ fazem recurso de inteligĂȘncia artificial, o que faz com que o seu esforço seja muito mais optimizado.
ConteĂșdo Original e Autoridade
Temos de apontar como uma das fortes tendĂȘncias nĂŁo apenas para 2022, como tambĂ©m para os prĂłximos anos a originalidade.Â
A dificuldade estĂĄ de sermos originais e autĂȘnticos com a abundĂąncia de conteĂșdos jĂĄ criados. Uma dica Ăștil Ă© perguntar porque Ă© que esta marca/empresa existe? Em vez de perguntar âpara quem vendemos?â ou âcomo vendemos?â.
ApĂłs potencializar a originalidade, a credibilidade e autoridade vĂȘm com consistĂȘncia, quer ao longo do tempo, quer no estilo e identidade, nos vĂĄrios canais.
UMAÂ PRENDA PARA QUEM LEU ATĂ O FINAL
ONGs como Oportunidades de Parceria
Um dos pilares de marketing para qualquer empresa/marca Ă© apoiar uma instituição sem fins lucrativos que se aproxime da essĂȘncia de trabalho e dos valores corporativos.
A empatia por causas sociais responde a necessidades do marketing interno e externo, mas, mais importante, Ă© que sĂł crescemos efetivamente quando olhamos os outros com empatia e percebemos que vivemos uma interdependĂȘncia.Â
Esperamos que estas tendĂȘncias de marketing para 2022 o tenham motivado a criar novas estratĂ©gias. JĂĄ sabe, se tiver dĂșvidas, fale connosco!