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TendĂȘncias de Marketing digital

TendĂȘncias de Marketing Digital 2024

Marketing 2024: O que esperar, tendĂȘncias e relevĂąncia para adotar postura prĂł-ativa face Ă  concorrĂȘncia.

2022 traz com ele novas tendĂȘncias de marketing digital Ă s quais importa estar atento e, mais do que isso, antecipar. No artigo de hoje abordamos as novidades que lhe vĂŁo permitir destacar a sua marca, tornando a comunicação relevante para o teu pĂșblico-alvo.

 

InteligĂȘncia Artificial (IA)

A InteligĂȘncia Artificial revolucionou o marketing, permitindo anĂĄlises avançadas de dados, personalização de campanhas e interaçÔes instantĂąneas atravĂ©s de chatbots. Essa tecnologia potencializa estratĂ©gias mais eficazes, embora seja essencial manter um equilĂ­brio Ă©tico no uso, respeitando a privacidade dos consumidores.

Além disso, tem revolucionado årea do design, uma vez que também existe no formato de ferramentas generativas, que cada vez são mais comuns como forma de gerar um complemento visual base que posteriormente pode ser trabalhado por um designer.

 

Micro influenciadores (Influencers Marketing)

JĂĄ abordamos o poder dos Influenciadores, cujo mercado de atuação conquistou uma valorização de 460% de capital financeiro nos Ășltimos anos. 

NĂŁo Ă© por acaso que este assunto Ă© o nosso primeiro tĂłpico, uma vez que Ă© esperado que continue a crescer.

Fonte: https://www.statista.com/statistics/1092819/global-influencer-market-size/

Se tem um budget reduzido Ă© normal que nĂŁo consiga pagar os cachets das figuras mais conhecidas das redes sociais. E, por outro lado, estas personalidades comunicam para um pĂșblico genĂ©rico. Ao invĂ©s, os micro Influenciadores sĂŁo perfeitos para segmentos bem definidos, podem aceitar trocas de produtos e conseguem ajudar a representar a sua marca para o pĂșblico certo.

80% dos marketers afirmam que o marketing de influencers Ă© eficiente!

 

Fonte: https://blog.voxfeed.com/en/10-brand-advocates-and-influencer-marketing-stats-2022/

Generated Content

Generated content significa “conteĂșdo gerado” e diz respeito a todas as fotografias, vĂ­deos, tweets, publicaçÔes em redes sociais, criadas de forma livre e espontĂąnea pelos os utilizadores. 

Quando temos dĂșvidas ou queremos um conselho perguntamos Ă  famĂ­lia e amigos, ou seja, a pessoas em quem confiamos. Nas redes sociais o funcionamento Ă© o mesmo, por isso este conteĂșdo Ă© tĂŁo valioso. 

A Coca-Cola, a Canon e a Apple são especialistas nesta estratégia, como lhe mostramos:

 

O ConteĂșdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais destaque e ao ser bem trabalhado aumenta a perceção de valor da marca e vai alĂ©m ao disponibilizar factos (fotos, textos, mensagens) de satisfação atravĂ©s dos utilizadores do seu produto/serviço. E acreditamos que um cliente satisfeito nĂŁo Ă© aquele apenas que compra o seu produto/serviço, mas que te defende ao criar posts nas suas prĂłprias Redes Sociais com o conteĂșdo da tua marca.

Já a Apple possui o próprio “Ecossistema” de utilizadores, que se sentem diferentes ao usar um produto Apple” e, por isso, fazem questão de o mostrar, ou seja, publicar.

Neste contexto, prevemos ainda o crescimento do conteĂșdo de vĂ­deo em formato vertical, popularizado pelop TikTok, com a sua distribuição feita por algoritmos inteligentes.

 

“As pessoas confiam em outras pessoas e nĂŁo nas marcas — nos nossos canais introduzimos as pessoas indiretamente Ă  marca atravĂ©s dos nossos consumidores” 

Jensen Baptista – Gestor de Clientes na Canon Australia

 

De facto, o consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe Ă© prĂłximo, pelos seus pares. Os profissionais de UI (User Interface) e User Experience (UX) podem nos confirmar. Todos podem entrar no mundo do marketing para gerar conteĂșdo e, assim, influenciar. HĂĄ algum tempo a Kelly Baron e o Pedro Guedes deixaram uma sĂ©rie de dicas.

 

Marketing focado em Dados

A ĂĄrea mais tĂ©cnica do marketing, analisar mĂ©tricas para traçar a estratĂ©gia. Imagine que tem todos os ingredientes para cozinhar, mas nĂŁo sabe como o fazer. É isto que acontece Ă  maior parte das empresas que possui todos os dados para atingir milhares de utilizadores – nĂŁo sabe o como os analisar e processar. 

Não nos cansamos de reforçar que os dados são poder, mas é a anålise, o plano e os objetivos que fazem a diferença.

 

Assistentes virtuais e softwares de gestĂŁo

Estes assistentes virtuais não são o futuro, são bem reais! E permitem otimizar tempo dos consumidores e das empresas, através dos softwares que interagem com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana! 

AtravĂ©s dos assistentes virtuais, comodifica o serviço para o seu cliente, torna mais eficiente a gestĂŁo da experiĂȘncia e consegue uma abordagem altamente “humanizada” atravĂ©s dos BOTs.

AlĂ©m disso, muitos deles jĂĄ fazem recurso de inteligĂȘncia artificial, o que faz com que o seu esforço seja muito mais optimizado.

 

ConteĂșdo Original e Autoridade

Temos de apontar como uma das fortes tendĂȘncias nĂŁo apenas para 2022, como tambĂ©m para os prĂłximos anos a originalidade. 

A dificuldade estĂĄ de sermos originais e autĂȘnticos com a abundĂąncia de conteĂșdos jĂĄ criados.  Uma dica Ăștil Ă© perguntar porque Ă© que esta marca/empresa existe? Em vez de perguntar “para quem vendemos?” ou “como vendemos?”.

ApĂłs potencializar a originalidade, a credibilidade e autoridade vĂȘm com consistĂȘncia, quer ao longo do tempo, quer no estilo e identidade, nos vĂĄrios canais.

 

UMA  PRENDA PARA QUEM LEU ATÉ O FINAL

 

ONGs como Oportunidades de Parceria

Um dos pilares de marketing para qualquer empresa/marca Ă© apoiar uma instituição sem fins lucrativos que se aproxime da essĂȘncia de trabalho e dos valores corporativos.

A empatia por causas sociais responde a necessidades do marketing interno e externo, mas, mais importante, Ă© que sĂł crescemos efetivamente quando olhamos os outros com empatia e percebemos que vivemos uma interdependĂȘncia. 

Esperamos que estas tendĂȘncias de marketing para 2022 o tenham motivado a criar novas estratĂ©gias. JĂĄ sabe, se tiver dĂșvidas, fale connosco!

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