Quem vรช caras, vรช coraรงรตes. Quem vรช designs, pode ver a forma como estรก organizada uma empresa. O design estรก presente em todo o tipo de organizaรงรตes e revela-se como fundamental para o sucesso de uma empresa.
Segundo a Adobe, organizaรงรตes com uma boa performance ao nรญvel do design superam as mais descuidadas neste aspeto em 219% no รญndex da Standard & Poors, que รฉ um dos mais importantes da indรบstria financeira, no espaรงo de 10 anos. A ascensรฃo da Apple desde meados do sรฉculo XXI, por exemplo, permite-nos conferir o quรฃo importante pode ser o design no sucesso de uma empresa. O prรณprio Steve Jobs reconheceu-o.
โO Design nรฃo รฉ apenas o que parece ou o que se sente. O Design รฉ como funcionaโ. – Steve Jobs
Esta afirmaรงรฃo surgiu no 2ยบ aniversรกrio de um produto que veio revolucionar o mercado dos leitores de mรบsica portรกteis โ o iPod. Aconteceu em novembro de 2003 e a Apple ainda estava no inรญcio da sua ascensรฃo.
ร uma declaraรงรฃo forte e que atesta bem o poder que o design pode ter no sucesso da empresa e que รฉ coerente com o sucesso da prรณpria Apple. Como podemos afirmar, porรฉm, que o design gera proveitos para um negรณcio? Damos-lhe 6 razรตes:
1 – Design Ajuda-o a destacar-se
A concorrรชncia, seja em que indรบstria fรดr, estรก sempre presente e รฉ preciso superรก-la atravรฉs da diferenciaรงรฃo.
Se o produto ou serviรงo que apresenta รฉ semelhante ao dos seus concorrentes e se o preรงo รฉ semelhante, a verdade รฉ que o consumidor pode nรฃo se sentir especialmente estimulado em escolher um. ร aqui que entra o design. Na forma como pode impactar uma escolha entre dois โsemelhantesโ. Atรฉ porque, normalmente, tende-se a associar aquilo que รฉ mais belo ao melhor.
Isto รฉ, mantendo todos os fatores constantes, quem usa design, destaca-se.
2 – Criaรงรฃo de boas relaรงรตes
O design pode despertar emoรงรตes, e estas sรฃo a base de muitas relaรงรตes (em simultรขneo com a confianรงa, sabemos bem). Tendo em isto em conta, รฉ desejรกvel passar emoรงรตes atravรฉs do design de uma empresa de maneira a manter o cliente investido na relaรงรฃo que mantรฉm com a mesma.
Os melhores designs tรชm tendรชncia a usar cores que estejam em harmonia com aquilo que querem vender.
3 – Funcionalidade
Sabemos que ร mulher de Cรฉsar nรฃo basta ser honesta, รฉ preciso parecรช-lo tambรฉm. Ora, no design as coisas funcionam de forma diferente. Nรฃo basta parecer bonito, รฉ preciso ser bonitoโฆ de um ponto de vista funcional.
Ou seja, รฉ preciso associar a um bom design, uma boa experiรชncia, que poderรก ser alcanรงada, eventualmente, pela funcionalidade.
Um site bem desenhado, por exemplo, ajuda na conversรฃoRealizar a aรงรฃo que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulรกrio, realizar uma compra, etc., porque mantรฉm o potencial cliente preso ao site, algo que รฉ bastante importante, sobretudo numa altura em que o perรญodo de atenรงรฃo de um ser humano tem caรญdo cada vez mais. Dispor de um design bem-conseguido numa perspetiva grรกfica e funcional nรฃo aumenta a concentraรงรฃo do utilizador, mas pode ajudar a mantรช-lo no site e, assim, aproximรก-lo de uma eventual conversรฃo.
4 – A primeira impressรฃo รฉ a que fica
As primeiras interaรงรตes entre seres humanos costumam ser marcantes. De facto, hรก quem diga que nรฃo temos mais do que 7 segundos para deixar uma boa impressรฃo. O mesmo se aplica ao site de uma empresa.
Quanto melhor impressรฃo causar a quem o visita pela primeira vez, maior a probabilidade de o utilizador ficar retido. Ou seja, รฉ importante e atรฉ necessรกrio ter um design impactante de forma a mantรช-lo e, posteriormente, conseguir uma conversรฃo ou, eventualmente, um bom word of mouth.
5 – Entre os mais populares
A importรขncia do design รฉ transversal a vรกrias plataformas. Nรฃo รฉ apenas o site que precisa de um bom design, mas as redes sociais tambรฉm, sendo nelas que estรก investido muito do empenho do Marketing de algumas organizaรงรตes hoje em dia.
E nรฃo precisa de ser apenas no Pinterest, que estรก mais vocacionado para o design, mas tambรฉm redes sociais mais genรฉricas como o Facebook, o Instagram ou mesmo o Twitter (numa pesquisa da Buffer, descobriu-se que os tweets com imagens recebem 150% vezes mais retweets do que os restantes). Todas elas exigem um esforรงo significativo na elaboraรงรฃo de um design. Assim, tornarรก mais fรกcil a distinรงรฃo para a concorrรชncia, o impacto junto dos potenciais consumidores e, eventualmente, o alcance da marca.
6 – Consistรชncia
Seria difรญcil imaginar uma marcar ter sucesso com uma mudanรงa constante do seu logรณtipo ou com uma mudanรงa constante de cores na sua apresentaรงรฃo. Nesse sentido, รฉ importante manter o esquema de cores constante, nรฃo sรณ para manter a identidade da marca, mas, tambรฉm, para preservar as emoรงรตes dos clientes com os quais jรก foram estabelecidas relaรงรตes e de quem se procura obter lealdade.
Ter um design bem trabalhado รฉ, portanto, fulcral, porque serรก algo que deverรก permanecer durante alguns anos com a empresa e os respetivos clientes.
Tem, agora, meia dรบzia de motivos para que possa desenhar, de forma eficaz, o sucesso da sua empresa. Contacte-nos e Dรช um Up ao seu negรณcio.
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