Quem vê caras, vê corações. Quem vê designs, pode ver a forma como está organizada uma empresa. O design está presente em todo o tipo de organizações e revela-se como fundamental para o sucesso de uma empresa.
Segundo a Adobe, organizações com uma boa performance ao nível do design superam as mais descuidadas neste aspeto em 219% no índex da Standard & Poors, que é um dos mais importantes da indústria financeira, no espaço de 10 anos. A ascensão da Apple desde meados do século XXI, por exemplo, permite-nos conferir o quão importante pode ser o design no sucesso de uma empresa. O próprio Steve Jobs reconheceu-o.
“O Design não é apenas o que parece ou o que se sente. O Design é como funciona”. – Steve Jobs
Esta afirmação surgiu no 2º aniversário de um produto que veio revolucionar o mercado dos leitores de música portáteis – o iPod. Aconteceu em novembro de 2003 e a Apple ainda estava no início da sua ascensão.
É uma declaração forte e que atesta bem o poder que o design pode ter no sucesso da empresa e que é coerente com o sucesso da própria Apple. Como podemos afirmar, porém, que o design gera proveitos para um negócio? Damos-lhe 6 razões:
1 – Design Ajuda-o a destacar-se
A concorrência, seja em que indústria fôr, está sempre presente e é preciso superá-la através da diferenciação.
Se o produto ou serviço que apresenta é semelhante ao dos seus concorrentes e se o preço é semelhante, a verdade é que o consumidor pode não se sentir especialmente estimulado em escolher um. É aqui que entra o design. Na forma como pode impactar uma escolha entre dois “semelhantes”. Até porque, normalmente, tende-se a associar aquilo que é mais belo ao melhor.
Isto é, mantendo todos os fatores constantes, quem usa design, destaca-se.
2 – Criação de boas relações
O design pode despertar emoções, e estas são a base de muitas relações (em simultâneo com a confiança, sabemos bem). Tendo em isto em conta, é desejável passar emoções através do design de uma empresa de maneira a manter o cliente investido na relação que mantém com a mesma.
Os melhores designs têm tendência a usar cores que estejam em harmonia com aquilo que querem vender.
3 – Funcionalidade
Sabemos que à mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecê-lo também. Ora, no design as coisas funcionam de forma diferente. Não basta parecer bonito, é preciso ser bonito… de um ponto de vista funcional.
Ou seja, é preciso associar a um bom design, uma boa experiência, que poderá ser alcançada, eventualmente, pela funcionalidade.
Um site bem desenhado, por exemplo, ajuda na conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc., porque mantém o potencial cliente preso ao site, algo que é bastante importante, sobretudo numa altura em que o período de atenção de um ser humano tem caído cada vez mais. Dispor de um design bem-conseguido numa perspetiva gráfica e funcional não aumenta a concentração do utilizador, mas pode ajudar a mantê-lo no site e, assim, aproximá-lo de uma eventual conversão.
4 – A primeira impressão é a que fica
As primeiras interações entre seres humanos costumam ser marcantes. De facto, há quem diga que não temos mais do que 7 segundos para deixar uma boa impressão. O mesmo se aplica ao site de uma empresa.
Quanto melhor impressão causar a quem o visita pela primeira vez, maior a probabilidade de o utilizador ficar retido. Ou seja, é importante e até necessário ter um design impactante de forma a mantê-lo e, posteriormente, conseguir uma conversão ou, eventualmente, um bom word of mouth.
5 – Entre os mais populares
A importância do design é transversal a várias plataformas. Não é apenas o site que precisa de um bom design, mas as redes sociais também, sendo nelas que está investido muito do empenho do Marketing de algumas organizações hoje em dia.
E não precisa de ser apenas no Pinterest, que está mais vocacionado para o design, mas também redes sociais mais genéricas como o Facebook, o Instagram ou mesmo o Twitter (numa pesquisa da Buffer, descobriu-se que os tweets com imagens recebem 150% vezes mais retweets do que os restantes). Todas elas exigem um esforço significativo na elaboração de um design. Assim, tornará mais fácil a distinção para a concorrência, o impacto junto dos potenciais consumidores e, eventualmente, o alcance da marca.
6 – Consistência
Seria difícil imaginar uma marcar ter sucesso com uma mudança constante do seu logótipo ou com uma mudança constante de cores na sua apresentação. Nesse sentido, é importante manter o esquema de cores constante, não só para manter a identidade da marca, mas, também, para preservar as emoções dos clientes com os quais já foram estabelecidas relações e de quem se procura obter lealdade.
Ter um design bem trabalhado é, portanto, fulcral, porque será algo que deverá permanecer durante alguns anos com a empresa e os respetivos clientes.
Tem, agora, meia dúzia de motivos para que possa desenhar, de forma eficaz, o sucesso da sua empresa. Contacte-nos e Dê um Up ao seu negócio.
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