A realidade? Gerir uma marca de sucesso e explorรก-la no mundo digital: รฉ difรญcil!
O BrandingO branding รฉ a gestรฃo da sua marca. Todas as aรงรตes com o objetivo de consolidar sua marca ou trazer mais visibilidade fazem parte da estratรฉgia d... nรฃo รฉ o logรณtipo, nรฃo รฉ o sรญmbolo, nรฃo รฉ o nome. Branding รฉ a identidade de uma marca alinhada com a sua estratรฉgia de comunicaรงรฃo.
Num mercado cada vez mais competitivo, com as necessidades de comunicaรงรฃo tradicionais e digitais, รฉ fulcral destacar-se, tendo em atenรงรฃo os detalhes da sua estratรฉgia.
Na Up We Go, nรฃo sรณ aconselhamos, como tambรฉm nos dedicamos a impulsionar o investimento em Branding nos nossos clientes.
E isso nรฃo รฉ por acaso!
Vamos explorar a importรขncia crucial do Branding e da Arquitetura de Marca e a forma como a compreensรฃo destes elementos facilitarรก o desenvolvimento do posicionamento estratรฉgico da sua marca e empresa.
O que รฉ branding e arquitetura de marca ?
Vamos comeรงar por esclarecer o conceito principal: o Branding. Este processo รฉ essencial na construรงรฃo de uma empresa, produto ou serviรงo. ร a sua identidade.
A criaรงรฃo da identidade inicia-se transmitindo os valores, a cultura, o posicionamento e a missรฃo atravรฉs de um design consistente e com um padrรฃo visual que fica na memรณria.
A estratรฉgia de comunicaรงรฃo desta identidade faz parte do Branding e deve estabelecer um posicionamento e imagem positiva ao longo do tempo.
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A Arquitetura de Marca รฉ a forma de organizar uma empresa e os seus subprodutos, submarcas e as relaรงรตes entre elas. ร uma forma de comunicaรงรฃo organizacional estratรฉgica. A arquitetura aplica-se tanto ร s marcas corporativas como aos produtos. A estrutura refere-se ร hierarquia das marcas geridas por uma empresa. A utilizaรงรฃo desta organizaรงรฃo demonstra uma preocupaรงรฃo da empresa com o seu futuro, pois, estrategicamente, permite antever a inovaรงรฃo e crescimento.
Atualmente as empresas tรชm de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado e corresponder aos seus nichos de forma รกgil. A Arquitetura de Marca permite que uma marca atenda a vรกrios nichos atravรฉs de diferentes submarcas com produtos e estratรฉgias de comunicaรงรฃo adequadas ao pรบblico-alvo especรญfico. Tem como prioridade auxiliar a organizaรงรฃo de uma empresa para corresponder ร forma como os consumidores e a sociedade se organizam.
Os consumidores intuitivamente encaixam-se numa submarca que atende ร s suas necessidades e cria uma relaรงรฃo de lealdade e proximidade.
Tipos de arquitetura de marca
Existem vรกrios formatos de arquitetura de marca que dependem de diversos fatores que vรฃo influenciar a escolha ideal para a sua empresa. Estes fatores sรฃo a variedade de produtos, de serviรงos, de estratรฉgias, orรงamento. De seguida apresentamos os tipos mais comuns de arquitetura de marca:
Branded House ou Marca Mรฃe
A arquitetura Branded House, ou seja โCasa de Marcaโ, รฉ uma estratรฉgia utilizada desde as pequenas ร s grandes empresas. ร caracterizada pela marca โmรฃeโ, que gere todos os produtos e serviรงos associados ร mesma. Concentra os esforรงos de marketing e comunicaรงรฃo numa รบnica identidade, agilizando processos e investimentos, criando um forte reconhecimento.
Sub-Brands ou Sub-Marcas
Na arquitetura de sub-marcas estas sรฃo criadas para produtos ou serviรงos especรญficos da marca principal. Normalmente sรฃo necessรกrias para separar nichos de consumo de acordo com a especificaรงรฃo dos produtos ou serviรงos.
Estas sub-marcas possuem o seu prรณprio logotipo mas com presenรงa contรญnua da marca principal, criando a perceรงรฃo de famรญlia unificada com a mesma gestรฃo e estratรฉgia.
Por exemplo a marca Samsung que possui as sub-marcas Samsung QLED, Samsung Galaxy, Samsung Home Appliances ou a marca Sony que possui a Sony PlayStation.
House of Brands ou Casa das Marcas
A arquitetura Casa das Marcas รฉ mais difรญcil de identificar porque a empresa principal faz a gestรฃo de marcas totalmente independentes, com posicionamento de mercado e identidade รบnicas. Esta estratรฉgia รฉ utilizada em grandes empresas, com poder de investimento superior. Criam estas marcas para completarem um portfรณlio que atende ร s vรกrias necessidades do mercado. O exemplo mais conhecido devido ao seu sucesso รฉ a P&G (Procter & Gamble), que administra as marcas: Gillette, Pantene, Oral-B, Tide, Bounty, entre outras.
A marca principal normalmente gere apenas o orรงamento, marketing e comunicaรงรฃo.
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Endorsed Brands ou Marcas Endossadas
Na arquitetura Endorsed Brands, a marca principal gere outras marcas mas, contrariamente ร Casa das Marcas, para alรฉm de gerir administrativamente as marcas, presta tambรฉm serviรงos ou possui produtos prรณprios.
Um exemplo proeminente de Endorsed Brand รฉ a 3M. Tem a sua produรงรฃo prรณpria mas administra e comunica de forma implรญcita com as marcas Post-it, Scotch-Brite e Scotch. Um outro exemplo รฉ a marca Kellogโs com as marcas Froot Loops, Corn Flakes, All-Bran, entre outras.
Esta estratรฉgia faz com que a marca principal agregue valor ร s marcas menos conhecidas.
Conselhos Up We Go para PME
Para as PME, รฉ recomendรกvel adotar uma abordagem simples e adequada para garantir uma presenรงa consistente e reconhecรญvel no mercado.
A arquitetura Branded House ou SubMarcas รฉ a escolha mais adequada. Estas estratรฉgias permitem concentrar os esforรงos de marketing e comunicaรงรฃo num nรบmero limitado de marcas, criando uma identidade forte e reconhecรญvel.
Para as pequenas e mรฉdias empresas, a arquitetura House of Brands geralmente nรฃo รฉ recomendada, pois exige um orรงamento muito grande e que tenha um portfรณlio extremamente diversificado de produtos ou serviรงos.
ร preferรญvel criar um portfรณlio de produtos ou serviรงos diversificados que estรฃo de acordo com a identidade da empresa.
Na Up We Go aconselhamos e atuamos de acordo com a identidade e objetivos da sua empresa.
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