Arquitetura de Branding para empresa

Arquitetura de Branding – O poder e sucesso de uma marca forte

A realidade? Gerir uma marca de sucesso e explorá-la no mundo digital: é difícil!
O Branding não é o logótipo, não é o símbolo, não é o nome. Branding é a identidade de uma marca alinhada com a sua estratégia de comunicação.

Num mercado cada vez mais competitivo, com as necessidades de comunicação tradicionais e digitais, é fulcral destacar-se, tendo em atenção os detalhes da sua estratégia.
Na Up We Go, não só aconselhamos, como também nos dedicamos a impulsionar o investimento em Branding nos nossos clientes.

E isso não é por acaso!

Vamos explorar a importância crucial do Branding e da Arquitetura de Marca e a forma como a compreensão destes elementos facilitará o desenvolvimento do posicionamento estratégico da sua marca e empresa.

O que é branding e arquitetura de marca ?

Vamos começar por esclarecer o conceito principal: o Branding. Este processo é essencial na construção de uma empresa, produto ou serviço. É a sua identidade.
A criação da identidade inicia-se transmitindo os valores, a cultura, o posicionamento e a missão através de um design consistente e com um padrão visual que fica na memória.
A estratégia de comunicação desta identidade faz parte do Branding e deve estabelecer um posicionamento e imagem positiva ao longo do tempo.

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A Arquitetura de Marca é a forma de organizar uma empresa e os seus subprodutos, submarcas e as relações entre elas. É uma forma de comunicação organizacional estratégica. A arquitetura aplica-se tanto às marcas corporativas como aos produtos. A estrutura refere-se à hierarquia das marcas geridas por uma empresa. A utilização desta organização demonstra uma preocupação da empresa com o seu futuro, pois, estrategicamente, permite antever a inovação e crescimento.

Atualmente as empresas têm de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado e corresponder aos seus nichos de forma ágil. A Arquitetura de Marca permite que uma marca atenda a vários nichos através de diferentes submarcas com produtos e estratégias de comunicação adequadas ao público-alvo específico. Tem como prioridade auxiliar a organização de uma empresa para corresponder à forma como os consumidores e a sociedade se organizam.
Os consumidores intuitivamente encaixam-se numa submarca que atende às suas necessidades e cria uma relação de lealdade e proximidade.

 

Tipos de arquitetura de marca

Existem vários formatos de arquitetura de marca que dependem de diversos fatores que vão influenciar a escolha ideal para a sua empresa. Estes fatores são a variedade de produtos, de serviços, de estratégias, orçamento. De seguida apresentamos os tipos mais comuns de arquitetura de marca:

Branded House ou Marca Mãe

A arquitetura Branded House, ou seja “Casa de Marca”, é uma estratégia utilizada desde as pequenas às grandes empresas. É caracterizada pela marca “mãe”, que gere todos os produtos e serviços associados à mesma. Concentra os esforços de marketing e comunicação numa única identidade, agilizando processos e investimentos, criando um forte reconhecimento.

arquitetura de marca da FEDEX

Sub-Brands ou Sub-Marcas

Na arquitetura de sub-marcas estas são criadas para produtos ou serviços específicos da marca principal. Normalmente são necessárias para separar nichos de consumo de acordo com a especificação dos produtos ou serviços.
Estas sub-marcas possuem o seu próprio logotipo mas com presença contínua da marca principal, criando a perceção de família unificada com a mesma gestão e estratégia.
Por exemplo a marca Samsung que possui as sub-marcas Samsung QLED, Samsung Galaxy, Samsung Home Appliances ou a marca Sony que possui a Sony PlayStation.

House of Brands ou Casa das Marcas

A arquitetura Casa das Marcas é mais difícil de identificar porque a empresa principal faz a gestão de marcas totalmente independentes, com posicionamento de mercado e identidade únicas. Esta estratégia é utilizada em grandes empresas, com poder de investimento superior. Criam estas marcas para completarem um portfólio que atende às várias necessidades do mercado. O exemplo mais conhecido devido ao seu sucesso é a P&G (Procter & Gamble), que administra as marcas: Gillette, Pantene, Oral-B, Tide, Bounty, entre outras.
A marca principal normalmente gere apenas o orçamento, marketing e comunicação.

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Endorsed Brands ou Marcas Endossadas

Na arquitetura Endorsed Brands, a marca principal gere outras marcas mas, contrariamente à Casa das Marcas, para além de gerir administrativamente as marcas, presta também serviços ou possui produtos próprios.
Um exemplo proeminente de Endorsed Brand é a 3M. Tem a sua produção própria mas administra e comunica de forma implícita com as marcas Post-it, Scotch-Brite e Scotch. Um outro exemplo é a marca Kellog’s com as marcas Froot Loops, Corn Flakes, All-Bran, entre outras.
Esta estratégia faz com que a marca principal agregue valor às marcas menos conhecidas.

Conselhos Up We Go para PME

Para as PME, é recomendável adotar uma abordagem simples e adequada para garantir uma presença consistente e reconhecível no mercado.
A arquitetura Branded House ou SubMarcas é a escolha mais adequada. Estas estratégias permitem concentrar os esforços de marketing e comunicação num número limitado de marcas, criando uma identidade forte e reconhecível.

Para as pequenas e médias empresas, a arquitetura House of Brands geralmente não é recomendada, pois exige um orçamento muito grande e que tenha um portfólio extremamente diversificado de produtos ou serviços.

É preferível criar um portfólio de produtos ou serviços diversificados que estão de acordo com a identidade da empresa.

Na Up We Go aconselhamos e atuamos de acordo com a identidade e objetivos da sua empresa.

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