Hoje em dia, os motores de pesquisa são a ferramenta mais utilizada para obter informação acerca de um produto, serviço ou marca. Por esta razão, torna-se essencial para qualquer empresa a visibilidade nestes motores através de investimento em SEO e SEA.
Um site bem concebido vai muito para além do seu visual apelativo e estrutura funcional. É importante perceber como funcionam ambas as estratégias para que em conjunto atinjam o objetivo de conseguir mais tráfego, leads ou vendas para um site ou landing page.
SEO – Search Engine Optimization
Conjunto de técnicas e estratégias que vão influenciar os algoritmos dos motores de pesquisa a rankear uma página para uma determinada palavra-chave pesquisada. Estas técnicas e estratégias ajudam a alcançar um melhor posicionamento das páginas do seu site nos resultados de pesquisa orgânicos.
Vantagens
- Gera tráfego orgânico qualificado;
- Melhora a taxa de conversão;
- Aumenta a autoridade do site;
- Aumenta a visibilidade e credibilidade da marca;
- Promove o funil de vendas;
- Retorno do investimento a longo prazo;
- Aumenta o índice de qualidade dos conteúdos.
Desvantagens
- Requer investimento em recursos humanos;
- Exige mais tempo para que o site apareça na primeira página de resultados de pesquisa orgânica;
- Falta de informação acerca de palavras chaves de visita ao site;
- Forte concorrência;
- Algoritmo em constante mutação.
SEA – Search Engine Advertising
Angariar tráfego para o seu site através da apresentação de anúncios online realizados no Google Ads. Estes anúncios são patrocinados/pagos e indexados a determinadas palavras-chave que, quando procuradas no motor de pesquisa (ex: Google), surgem em forma de anúncio ao utilizador.
Esta é uma forma bastante eficaz e inteligente de chegar a cada público-alvo, dado que o método se baseia nos interesses pessoais de cada um dos seus utilizadores.
Vantagens
- Imediato, excelente para divulgação a curto prazo (promoções);
- Os anúncios aparecem primeiro que os resultados orgânicos;
- Controlo total na criação e edição do anúncio;
- Segmentação dos anúncios;
- Permite perceber quais as palavras chaves que convertem e a que custo.
Desvantagens
- Implica investimento;
- Desperta menos atenção por parte dos utilizadores, normalmente o olhar recai sobre os resultados da pesquisa orgânica;
- Elevada concorrência na Palavra-chave, faz com que seja necessário um investimento mais elevado.
Na imagem abaixo, verifica-se como é exibido um resultado de pesquisa orgânico (1) e um anúncio pago (2):

Uma estratégia de marketing de ferramentas de pesquisa unificada entre SEO (Otimização dos Motores de Busca) e SEA (Search Engine Advertising) é a abordagem ideal para obter resultados a curto e a longo prazo. Uma estratégia de palavras-chave e descrições bem sucedidas em campanhas de SEA, pode ser útil para melhorar a estratégia a longo prazo de SEO. Por outro lado, uma marca estar visível organicamente e em anúncios pagos aumenta naturalmente a confiança e o conhecimento para o utilizador.
Obviamente que cada mercado difere e exige uma estratégia personalizada, adequada às necessidades de quem oferece e de quem procura determinado produto ou serviço.
Para começar a utilizar estas ferramentas é necessário o apoio de uma equipa marketing digital, de forma a conseguir atingir os objetivos pretendidos. Transforme a sua presença no mundo online, contacte-nos para mais informações.




