As empresas cada vez mais preocupam-se com a otimização para os motores de pesquisa, isto porque uma estratégia de SEO bem delineada pode efetivamente gerar tráfego gratuito.
A estratégia de otimização de SEO deve ser dividida em duas categorias diferentes: On-page e Off-page. Apesar de distintas, estão relacionadas e complementam-se.
Neste artigo de blog vamos aprofundar o que é On page SEO e Off page SEO, porque são tão importantes e quais as tácticas a usar em cada um para obter um melhor posicionamento nos motores de pesquisa.

SEO On-Page
O SEO On-page é o conjunto de estratégias de otimização para motores de busca realizada dentro das páginas web, com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico.
Uma boa estratégia de SEO On-page, mesmo partindo de um ponto de vista mais técnico por serem otimizações nas páginas e nos seus conteúdos, deve estar assente sempre na satisfação do utilizador. Os motores de pesquisa não privilegiam conteúdos padronizados, dão sim prioridade a conteúdos que vão ao encontro do que o utilizador procura e que o satisfaçam.
Podemos assim concluir que o SEO On-page é algo mais técnico mas também não pode descorar a parte mais amigável. É importante otimizar para conseguir um melhor posicionamento e, sobretudo, para oferecer a melhor experiência possível aos utilizadores.
Ferramentas de Otimização SEO On-Page
Tags de título
Coloque as suas palavras-chave na tag de título de cada página do seu site. Limite as tags a 55-60 caracteres e aproxime a palavra-chave do início do título, se possível.
Títulos (H1)
Os títulos são normalmente as palavras maiores na página e, por esse motivo, os motores de pesquisa dão a eles um pouco mais de peso. Insira as palavras-chave desejadas nos cabeçalhos de cada página e certifique-se de que só existe um H1 por página, todos os outros cabeçalhos são H2 ou H3.
Palavra-chave
Uma parte essencial na produção de conteúdo é a escolha da palavra-chave, Deve corresponder às intenções de busca dos utilizadores para que o texto seja encontrado. Depois de escolhê-la, é hora de posicioná-la da melhor forma possível.
Mas atenção, não a adicione demasiadas vezes. Antes, quanto maior a presença da palavra-chave, melhor. No entanto, isso é visto como uma prática black hat e é fortemente penalizado pelo Google.
Meta Description
Trata-se de um breve resumo que aparece logo depois da title tag de um artigo nas página de busca.
Não é considerado um fator direto para o rankeamento mas devido à sua importância para a taxa de cliques, acaba por se tornar um item essencial nas otimizações. Tenha em atenção que não pode exceder os 160 caracteres.
Conteúdo da página
O conteúdo das suas páginas precisa ser útil para os utilizadores. Se eles pesquisarem algo muito específico e encontrarem a sua página, estão à espera de que a mesma lhe traga valor e consiga satisfazer a sua necessidade.
Estrutura de URL
Coloque, se possível, as palavras chave no seu URL mas sem repetições. Palavras chave repetidas podem afetar a experiência do utilizador. Por fim, e não menos importante, mantenhas os URLs o mais curtos possíveis.
Texto alternativo para imagens
Escrever um atributo ALT para cada imagem mantém o seu site em conformidade com as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Antes de o escrever, tenha em atenção o seguinte:
- Descrever minuciosamente a imagem em 8 a 10 palavras
- Incluir a palavra-chave direcionada onde parecer mais natural
- Incluir, se relevante, um geo-localizador
Velocidade de carregamento da página
O Google tem como objetivo ajudar os utilizadores a encontrar o que procuram o mais rápido possível para fornecer a melhor experiência. Portanto, otimizar as suas páginas para carregar mais rápido ajuda o seu site a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
O Google disponibiliza uma ferramenta chamada PageSpeed Insights que irá analisar seu site e sugerir dicas para otimizar a velocidade da página.
Otimização para mobile
Face a uma utilização cada vez maior das pesquisas em dispositivos móveis, o Google priorizou a velocidade de carregamento da página móvel como uma métrica chave de classificação.
Além do carregamento da página, o layout do site precisa levar em consideração a experiência do utilizador.
Links Internos
Criar links internos para outras páginas do seu site é útil para os utilizadores visitarem mais páginas e para os motores de pesquisa melhorarem a sua posição orgânica.
Tags Sociais
Se o seu conteúdo for partilhado nas redes sociais, diz ao Google que quem partilhou considera o conteúdo relevante, útil e confiável.
SEO Off-Page
O SEO Off-page é o conjunto de estratégias de otimização aplicadas fora do seu site para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa.
É atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para motores de pesquisa, uma vez que o Google procura cada vez mais sinais externos de relevância, para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmo.
Para os motores de pesquisa, não basta cumprir com bom conteúdo e com páginas estruturadas, é fundamental perceber como as páginas se relacionam com o resto da Internet através de links.
Quanto mais links e menções a páginas tiver nos seu site, melhor rankeamento vai ter no Google. Por exemplo: se tiver um blog sobre acessórios para telemóvel e num artigo de capas para iPhone inserir um link para a página que considerar mais direcionada para a compra, está a transmitir autoridade a essa página que, consequentemente, vai ser valorizada pelo Google.
No entanto, não só de links é feita a estratégia de SEO Off-page. Todas as medidas adotadas fora do seu site, que signifiquem relacionamento com outros sites, como menções ao site ao à marca são consideradas válidas para otimização e tidas em conta no rankeamento do Google.
Ferramentas de Otimização SEO Off-Page
Link Building
A criação de links externos para o seu site ajuda a aumentar a sua popularidade e consequente avaliação do Google.
Blogs
Aproveite os artigos de blog para criar links para páginas com autoridade e com relevância sobre o tema de que está a falar.
Reputação Online
As menções à sua marca e os links externos gerados nas redes sociais, são fatores impulsionadores para o ranking de SEO do Google.
Apesar de mais técnico, esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Caso procure a implementação destes serviços no seu site, conheça as nossas soluções de marketing digital e obtenha o seu orçamento.




