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Automação de Marketing

Automação de marketing: tudo o que precisa de saber

Automatizar ações e processos de marketing para vender mais é possível e está ao alcance de todos. Mas, afinal como funciona? Quais são os benefícios de automatizar ações de marketing digital? Como implementar automações na minha empresa? Estes são os tópicos de hoje.

Atualmente, maioria das empresas têm o mesmo problema: o uso de dezenas de softwares que não estão integrados entre si. Com tantos softwares e tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, a margem para erro é gigante e, por isso, seria impensável não automatizar ao máximo as ações rotineiras.

Assim, hoje vamos abordar três tópicos com tudo o que precisa de saber sobre automação de marketing para que possa crescer, nomeadamente:

  • o que é a automação de marketing;
  • 6 principais benefícios da automação de marketing para a sua empresa;
  • como criar uma automação de marketing passo a passo.

 

O que é a automação de marketing?

De uma forma muito simples, automação de marketing é usar tecnologia para automatizar processos de marketing e ser mais eficiente. Pense no seguinte caso, qual seria o custo de ter um colaborador parado à espera do contacto de um novo lead para lhe enviar um email? E depois fazer follow-up? Não é mais eficiente, ter já emails programados?

 

“79% das empresas com melhor performance têm automatizadas as ações de marketing”
Fonte: Agil, Outubro 2022

 

Alguns dos mais utilizados exemplos de automação de marketing são os envios pré-programados de acordo com a ação do lead (preencher formulário, fazer download de ebook, entre outros) com intervalo de tempo definido.

Atualmente impensável não programar ações como:

  • envio automático de newsletters de acordo com ações do comprador;
  • gerar relatórios (parametrizados com os dados que queremos ler, em dias e horários específicos);
  • criar mensagens pré-definidas, com respostas igualmente pré-definidas, no Messenger e WhatsApp,
  • e tudo isto é automação de marketing!

 

6 Principais Benefícios da Automação de Marketing

  • Maior conhecimento: A automatização exige que pare para analisar a jornada do consumidor, que
    crie buyer personas e que avalie constantemente o processo definido, o que se traduz num enorme conhecimento do seu funil de vendas. Ao fazê-lo terá dados mensuráveis para tornar o funil cada vez mais eficiente.
  • Cliente é o centro da decisão: Para a Hubspot “as ferramentas de automação permitem manter os clientes no centro das decisões ao criar regras específicas para cada tipo de público”. De facto, são as ações de cada cliente que ditarão o que acontece a seguir e, como tal, este terá a sensação de controlo.
  • Nutrir Leads:  é apontado como o maior benefício da automação em marketing, sobretudo no caso dos leads que não estão prontos. Há potenciais clientes que não estão no momento ideal da compra e nesta etapa é fundamental a criação de uma relação – educar o cliente e enviar, dar-lhe informações que ajudem na decisão e encanta-lo. Ao gerar credibilidade e valor, ele acabará por tomar a sua decisão!
  • Reduz Erros: O erro humano é um dos principais entraves no processo de captar e nutrir os leads, sobretudo por esquecimento ou perda de informação.
  • Conversão: No funil de vendas, quando o lead é impactado com a informação certa no momento certo, é mais provável que gere compra e, sobretudo, que gere uma grande compra e que continue a fazê-lo. No fundo, é isto que qualquer empresa quer: bons clientes fidelizados.
  • Escalar: Ao conseguir otimizar constantemente os processos, reduzir erros e aumentar a produtividade terá maior capacidade, tempo e recursos para fazer o seu negócio escalar. Por outras palavras, enquanto os softwares trabalham, a equipa pode forcar-se em outras tarefas. Se ainda precisa de mais motivos, pense que automação de marketing é responsável pelo crescimento em 15 % das vendas e pela redução em 12% no custo de marketing operacional. (fonte: Nucleus Research).

 

Como criar uma automação de marketing passo a passo

Tudo depende da fase em se encontra a sua empresa. De qualquer modo, uma coisa é certa – saltar passos é um risco que não vai querer correr. Neste contexto tivemos uma ajuda fundamental e vamos partilhá-la convosco – a Task and Flow, é uma consultora que nos ajudou a definir workflows e a automatizar determinadas ações, sobretudo relatórios que nos permitem uma visão geral do negócio.

Abaixo explicamos todos o passos para criar automação de marketing e pode ainda fazer download da nossa check-list para ir ✅todos os passos.

  • Analisar a jornada do consumidor: Comece por segmentar o seu público, perceber qual é o seu processo de compra e entender em que etapa do funil estão.
  • Estabelecer estratégia e métricas: Agora, para cada uma das suas audiências defina estratégia. Por exemplo, vai impactar no Facebook? Vai enviar ebooks ou questionários de satisfação?

Em simultâneo, defina as métricas para cada uma das estratégias.

  • Escolher ferramenta / plataforma / software: As ferramentas dependem do que vai fazer. Aqui, na Up We Go, somos fãs do Mailchimp para as newsletters, do Etus para as redes sociais e não dispensamos Klaviyo e Yotpo para os projetos de e-commerce.
  • Definir o workflow: É nesta parte que define que a ação X despoleta o acontecimento Z, são os chamados gatilhos.Também terá de decidir como vai ser a interação com o lead em cada etapa ao nível das comunicações que lhe vão ser apresentadas (inforgráficos, emails, ebooks).

Jornada do Consumidor

Ao estruturar toda esta informação, terá o seu processo.

  • Criar conteúdos para cada etapa; A etapa de pôr a mão na massa: criar textos, imagens, vídeos e emails;
  • Implementar o processo: Esta na hora de pôr em prática todos os passos anteriores, passando a informação para as plataformas de automação;
  • Automatizar relatórios: Por norma, as plataformas de automação de marketing têm uma quantidade inacreditável de relatórios com informação valiosíssima, que lhe são apresentados de forma automática. Se por um lado isto é incrível, por outro ficará assoberbado com tanta informação. Uma dica útil é criar a sua dashboard de estatística com menos KPIs e focada apenas no que definiu no segundo passo.
  • Fazer testes: Antes de implementar para todos os seus contactos, teste e corrija eventuais erros.Ainda assim, erros vão acontecer e não há necessidade para dramatizar. Assuma-os, pode até brincar com eles, e continue a otimizar.
  • Avaliar: Junte a sua equipa, leia os relatórios, aprenda com o comportamento dos leads e continue o processo de…
  • Otimizar workflow e processos: Não existem processos de marketing, mesmo os automatizados, que estejam fechados para sempre. A mudança de gostos, de tendências e da tecnologia vai exigir constante adaptação.

Se precisar de ajuda, contacte-nos. Vamos adorar automatizar o processo de marketing da sua empresa.

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