A teoria de que o email marketingÉ uma estratégia de marketing que consiste em enviar emails a potenciais clientes ou clientes atuais, dando-lhes informações, dicas, vouchers... mais cedo ou mais tarde irá desaparecer, fruto da evolução da tecnologia, não passa de um mito! A verdade é que esta forma de comunicação tem ganho cada vez mais relevância nas estratégias de marketing digital porque permite oferecer conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... de valor e estabelecer uma relação mais próxima e mais personalizada com os atuais e potenciais clientes.
O que é Email Marketing?
É definido como uma forma de comunicar com o seu público através do email, utilizando plataformas dedicadas a esta atividade como por exemplo: Mailchimp ou E-goi.
Através do envio de emails consegue oferecer ao público-alvo conteúdo de valor, consoante determinadas épocas do ano, tipo de produtos e objetivos de marketing. Pode ser comunicado, por exemplo: confirmação de registo de conta ou venda, ofertas e promoções, lançamento de produtos, novo artigo de blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad..., entre outros assuntos que considere interessante para o público-alvo tendo em conta as suas caracterÃsticas e necessidades.
Dados de utilização
Segundo um relatório da Hubspot, este é o terceiro canal de marketing mas utilizado pelas empresas para promover o seu negócio. O website e as redes sociais têm um lugar de destaque nos dois primeiros postos, no entanto o envio de emails mantém-se em crescimento.
Atualmente existem 4 bilhões de utilizadores desta formua de comunicação, quase metade da população mundial. A previsão, segundo a Statistica, é que esse número deva atingir os 4,5 bilhões em 2024.
A importância na estratégia de marketing digital
Nos dias de hoje, só é possÃvel enviar emails a quem efetivamente está interessado em os receber.
Assim, os atuais e potencias clientes, ao fornecerem os seus dados para receber estas campanhas estão a passar a mensagem de que têm interesse nos produtos e que estão disponÃveis para receber informações acerca dos mesmos.
No entanto, para conseguir estabelecer uma relação mais próxima e de confiança com sua base de dados é importante ter a noção de que a comunicação tem de ser contextualizada e personalizada.
É imprescindÃvel criar uma segmentaçãoDefinição estratégica de público-alvo para uma campanha: inclui faixa etária, profissão, gênero, nÃvel de renda, hábitos de consumo, etc. das campanhas, não se pode enviar a mesma comunicação para todos os clientes. Nem todos estão na mesma fase de ConversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc..
Tráfego orgânico
É cada vez mais difÃcil de conseguir atrair tráfego orgânicoVisitas ao website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes soc... através das redes sociais e do motor de pesquisa da Google. No entanto, utilizando uma estratégia deste tipo consegue atraÃ-lo de forma mais simples e garantido uma taxa de conversãoPercentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em ca... mais alta.
Interação
Se conseguir comunicar na altura certa e com conteúdo relevante, vai certamente aumentar a interação dos clientes com a marca.
Conteúdo útil
Mais importante que a periocidade de envio, é fundamental enviar emails com conteúdo útil que consiga informar e esclarecer o leitor sobre a área da atuação da marca. Por exemplo: se vende alimentação natural para animais, é importante partilhar conteúdos sobre a importância de os animais consumirem estes produtos para uma vida mais duradoura. Ao oferecer este conteúdo está a criar uma perceção de necessidade que pode ser resolvida com os seus produtos.
Conteúdo exclusivo
A oferta de conteúdos exclusivos a clientes que tenham interesse pode ser uma forma de conseguir leadsÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivÃduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... altamente qualificadas.
Conversão
Este tipo de emails são mais sensÃveis, têm de ser enviados com precaução e exigem que o leitor já esteja na etapa final do funil de vendasÉ um modelo que representa toda a jornada que um potencial cliente passa até se tornar um consumidor. Ao longo do percurso são implementadas difere....
Caso contrário, vai encher a caixa de entrada de todos os seus contactos com emails só focados em venda e corre o risco de ir parar a spam ou até mesmo de anularem as subscrições.
Tipos de Email
Existem vários formatos que podem ser utilizados consoante o que quer comunicar.
Newsletter
As Newsletters são uma ótima forma de comunicar para manter o relacionamento com a sua base de dados de forma mais próxima.
Assim, pode aproveitar uma newsletterConteúdo recorrente enviado por e-mail para uma lista de assinantes de uma marca, empresa ou serviço. para comunicar vários temas: seja um novo produto, dicas, novo artigo no blog, entre outros temas.
Pode ainda usar este canal para melhorar a comunicação interna, na sua empresa, como lhe contamos no post anterior.
Promocional
Têm como principal foco a conversão. Para tal, é necessário uma estratégia de segmentação eficaz, ou seja, comunicar a mensagem certa para o cliente certo.
Sazonal
Outro das formas é usar datas especiais da empresa ou marca e do utilizador para enviar uma mensagem personalizada. Podem ser em datas de aniversário, datas comemorativas, celebração de alguma conquista.
O fundamental é fazer com os clientes se sintam lembrados e que a marca se preocupa em estar presente em todos os momentos,
de Boas-Vindas
Embora nem sempre seja valorizado, é importante para que o novo cliente entre em contacto com algumas informações relevantes acerca da marca.
para Clientes Inativos
Para clientes inativos, a oferta tem de ser substancialmente interessante e alinhada com as caracterÃsticas do público que o irá receber.
Outro aspeto a ter em atenção é o seu assunto, que será fundamental para captar a atenção para a abertura.
em Ecommerce
O email marketing é considerado extremamente importante num modelo de EcommerceÉ uma forma de comércio que acontece online – através de um website ou APP. Basicamente é o que vai salvar o seu negócio local, em tempos de pa..., seja para engajarEm marketing digital significa… sucesso! Agora a sério, engajar é envolver as pessoas e criar interação. Quanto mais feedback conseguir do seu c..., aumentar a taxa de conversão, enviar promoções e novidades e, em alguns caso, diminuir os carrinhos abandonados.
Testar várias hipóteses de assunto , Conteúdo, layout, horário e frequência de envio são fundamentais para avaliarmos quais são as que geram mais resultados.
Automação
Trata-se do envio de emails automáticos para uma LeadÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivÃduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... ou cliente, consoante determinada ação por ele realizada.
Isto significa que dependendo do caminho da Lead ou do cliente, a resposta será sempre diferente e personalizada com o objetivo de conduzir o utilizador até ao fim do funil de vendas.
Após a leitura deste artigo, já percebeu o que Email marketing está vivo e bem vivo e que pode ser extremamente útil para a sua empresa. Se ainda não o tem incluÃdo na sua estratégia digital, está na altura de começar. Contacte-nos.