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7 formas de implementar Email Marketing

A teoria de que o email marketing mais cedo ou mais tarde irá desaparecer, fruto da evolução da tecnologia, não passa de um mito! A verdade é que esta forma de comunicação tem ganho cada vez mais relevância nas estratégias de marketing digital porque permite oferecer conteúdo de valor e estabelecer uma relação mais próxima e mais personalizada com os atuais e potenciais clientes.

 

O que é Email Marketing?

É definido como uma forma de comunicar com o seu público através do email, utilizando plataformas dedicadas a esta atividade como por exemplo: Mailchimp ou E-goi.

Através do envio de emails consegue oferecer ao público-alvo conteúdo de valor, consoante determinadas épocas do ano, tipo de produtos e objetivos de marketing. Pode ser comunicado, por exemplo: confirmação de registo de conta ou venda, ofertas e promoções, lançamento de produtos, novo artigo de blog, entre outros assuntos que considere interessante para o público-alvo tendo em conta as suas características e necessidades.

 

Dados de utilização

Segundo um relatório da Hubspot, este é o terceiro canal de marketing mas utilizado pelas empresas para promover o seu negócio. O website e as redes sociais têm um lugar de destaque nos dois primeiros postos, no entanto o envio de emails mantém-se em crescimento.

Atualmente existem 4 bilhões de utilizadores desta formua de comunicação, quase metade da população mundial. A previsão, segundo a Statistica, é que esse número deva atingir os 4,5 bilhões em 2024.

A importância na estratégia de marketing digital

Nos dias de hoje, só é possível enviar emails a quem efetivamente está interessado em os receber.

Assim, os atuais e potencias clientes, ao fornecerem os seus dados para receber estas campanhas estão a passar a mensagem de que têm interesse nos produtos e que estão disponíveis para receber informações acerca dos mesmos.

No entanto, para conseguir estabelecer uma relação mais próxima e de confiança com sua base de dados é importante ter a noção de que a comunicação tem de ser contextualizada e personalizada.

É imprescindível criar uma segmentação das campanhas, não se pode enviar a mesma comunicação para todos os clientes. Nem todos estão na mesma fase de Conversão.

Tráfego orgânico

É cada vez mais difícil de conseguir atrair tráfego orgânico através das redes sociais e do motor de pesquisa da Google. No entanto, utilizando uma estratégia deste tipo consegue atraí-lo de forma mais simples e garantido uma taxa de conversão mais alta.

Interação

Se conseguir comunicar na altura certa e com conteúdo relevante, vai certamente aumentar a interação dos clientes com a marca.

Conteúdo útil

Mais importante que a periocidade de envio, é fundamental enviar emails com conteúdo útil que consiga informar e esclarecer o leitor sobre a área da atuação da marca.  Por exemplo: se vende alimentação natural para animais, é importante partilhar conteúdos sobre a importância de os animais consumirem estes produtos para uma vida mais duradoura. Ao oferecer este conteúdo está a criar uma perceção de necessidade que pode ser resolvida com os seus produtos.

Conteúdo exclusivo

A oferta de conteúdos exclusivos a clientes que tenham interesse pode ser uma forma de conseguir leads altamente qualificadas.

Conversão

Este tipo de emails são mais sensíveis, têm de ser enviados com precaução e exigem que o leitor já esteja na etapa final do funil de vendas.

Caso contrário, vai encher a caixa de entrada de todos os seus contactos com emails só focados em venda e corre o risco de ir parar a spam ou até mesmo de anularem as subscrições.

 

 

Tipos de Email

Existem vários formatos que podem ser utilizados consoante o que quer comunicar.

Newsletter

As Newsletters são uma ótima forma de comunicar para manter o relacionamento com a sua base de dados de forma mais próxima.

Assim, pode aproveitar uma newsletter para comunicar vários temas: seja um novo produto, dicas, novo artigo no blog, entre outros temas.

Pode ainda usar este canal para melhorar a comunicação interna, na sua empresa, como lhe contamos no post anterior.

Promocional

Têm como principal foco a conversão. Para tal, é necessário uma estratégia de segmentação eficaz, ou seja, comunicar a mensagem certa para o cliente certo.

Sazonal

Outro das formas é usar datas especiais da empresa ou marca e do utilizador para enviar uma mensagem personalizada. Podem ser em datas de aniversário, datas comemorativas, celebração de alguma conquista.

O fundamental é fazer com os clientes se sintam lembrados e que a marca se preocupa em estar presente em todos os momentos,

de Boas-Vindas

Embora nem sempre seja valorizado, é importante para que o novo cliente entre em contacto com algumas informações relevantes acerca da marca.

para Clientes Inativos

Para clientes inativos, a oferta tem de ser substancialmente interessante e alinhada com as características do público que o irá receber.

Outro aspeto a ter em atenção é o seu assunto, que será fundamental para captar a atenção para a abertura.

em Ecommerce

O email marketing é considerado extremamente importante num modelo de Ecommerce, seja para engajar, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções e novidades e, em alguns caso, diminuir os carrinhos abandonados.

Testar várias hipóteses de assunto , Conteúdo, layout, horário e frequência de envio são fundamentais para avaliarmos quais são as que geram mais resultados.

Automação

Trata-se do envio de emails automáticos para uma Lead ou cliente, consoante determinada ação por ele realizada.

Isto significa que dependendo do caminho da Lead ou do cliente, a resposta será sempre diferente e personalizada com o objetivo de conduzir o utilizador até ao fim do funil de vendas.

Após a leitura deste artigo, já percebeu o que Email marketing está vivo e bem vivo e que pode ser extremamente útil para a sua empresa. Se ainda não o tem incluído na sua estratégia digital, está na altura de começar. Contacte-nos.

 

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