Tudo o que precisa de saber antes de fazer uma Loja Online

Tudo o que precisa de saber antes de fazer uma Loja Online

Pequenas e médias empresas estão a ser fortemente afetadas pela pandemia e viram o número de clientes que visitava as suas lojas diminuir drasticamente, mas continuam a ter necessidade de vender. Entre tantos aspetos negativos, o Covid-19 trouxe com ele o boom do e-commerce. E agora, será que devem criar uma loja online? 

A resposta não é simples e, na verdade, nem todos os negócios que têm loja física devem ter loja online. Espantados? Hoje vamos explicar porquê e o que precisa de saber antes de desenvolver um projeto e-commerce.

 

Ferramenta de Trabalho

Ter uma loja acessível a todos 24h por dia é um recurso valiosíssimo para as empresas, mas antes de a criar é preciso compreender que a loja online é uma ferramenta de trabalho – esta é a lição mais importante que lhe podemos transmitir. 

Não imagina comprar um software que não precise, pois não? E uma viatura que não seja necessária? Assim sendo, há que avaliar, entre ouras questões, se:

– faz sentido para o vosso público-alvo;

– é viável vender e expedir os vossos produtos online;

– há recursos financeiros e humanos para gerir a loja digital.

 

Qualidade

Estamos certos de que não colocará nas suas prateleiras produtos com mau aspeto, por isso no mercado online a orientação deve ser a mesma. O webdesign, as fotografias dos produtos e os textos têm de ser PERFEITOS! Menos do que isso não é aceitável!

De acordo com um estudo da  Kissmetrics, 93% dos compradores dão importância à aparência visual do website antes de fazerem a compra.

Não se esqueça que uma má experiência online, lhe poderá trazer má reputação que recairá sobre a sua marca, seja como loja física ou digital.

 

Encomendas, Faturação e Envios

As seguintes questões são fundamentais para validar o projeto:

– como vai fazer a gestão do stock?

– qual será o processo de expedição da encomenda?

– como será feita a recolha do produto e enviado ao cliente?

– como vão funcionar as trocas?

E, depois de analisar as questões acima, qual é a margem de lucro.

O que deve saber para ter ter uma loja online

 

Canais de Comunicação

No digital, a concorrência é global, por isso é fundamental fazer publicidade e usar múltiplos canais de comunicação, não só para se promover, mas também para analisar o mercado e descobrir qual o feedback sobre os seus produtos. 

E, por falar nisto, tornam-se relevantes atividades como dinamizar parcerias com influenciadores, criar passatempos e incentivar as reviews, o que nos leva ao seguinte tópico…

 

Tempo

Se achava que era só pôr os produtos à venda e já está, está enganado!

As lojas online requerem tempo porque, voltamos a repetir-nos, são uma ferramenta de trabalho! Vai requer manutenção, atualização e, sobretudo, mudanças, de acordo com o feedback, seja ele escrito, oral ou através de relatórios como mapas de calor, os quais deve analisar minuciosamente.

Além disto, alterar imagens, oferecer incentivos, fazer descontos, são outros exemplos de trabalhos que devem ser realizados, pelo menos, mensalmente. 

Equipas como a nossa ajudam com estas questões ligadas sobretudo ao marketing e publicidade.

O que deve saber para ter ter uma loja online

Investimento

Uma das questões que mais recebemos é “afinal, quanto custa fazer uma loja online”. A resposta é simples de dar assim que nos respondem ao seguinte: qual é o número de categorias, de produtos, de especificações de cada produto; como funcionará a gestão de stocks, os envios e a integração com sistema de faturação; é para expedição nacional e Ilhas, e Espanha e Ilhas? Há mais questões!

Há outras opções que podem e devem considerar, como os marketplaces, a Loja do Facebook e Instagram, entre outros, que, por não serem personalizáveis, têm baixos investimentos.

 

São Mais as Vantagens

Hoje colocamos questões difíceis para quem está a começar, mas a verdade, é que há mais vantagens do que desvantagens em ter uma Loja Online, por isso, se estiver pronto para criar a sua loja online, siga os passos do nosso post anterior.

Comentários 2
Deixe um comentário