As empresas cada vez mais preocupam-se com a otimização para os motores de pesquisa, isto porque uma estratégia de SEO bem delineada pode efetivamente gerar tráfego gratuito.
A estratégia de otimização de SEO deve ser dividida em duas categorias diferentes: On-page e Off-page. Apesar de distintas, estão relacionadas e complementam-se.
Neste artigo de blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad... vamos aprofundar o que é On page SEOÉ o conjunto de estratégias de otimização para motores de busca realizado dentro das páginas do próprio site, com o objetivo de melhorar o tráf... e Off page SEOÉ o conjunto de estratégias aplicadas em páginas externas para demonstrar a relevância de um site no mercado e, assim, melhorar o seu posicionamen..., porque são tão importantes e quais as tácticas a usar em cada um para obter um melhor posicionamento nos motores de pesquisa.
SEO On-Page
O SEO On-page é o conjunto de estratégias de otimização para motores de busca realizada dentro das páginas web, com o objetivo de melhorar o tráfego orgânicoVisitas ao website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes soc....
Uma boa estratégia de SEO On-page, mesmo partindo de um ponto de vista mais técnico por serem otimizações nas páginas e nos seus conteúdos, deve estar assente sempre na satisfação do utilizador. Os motores de pesquisa não privilegiam conteúdos padronizados, dão sim prioridade a conteúdos que vão ao encontro do que o utilizador procura e que o satisfaçam.
Podemos assim concluir que o SEO On-page é algo mais técnico mas também não pode descorar a parte mais amigável. É importante otimizar para conseguir um melhor posicionamento e, sobretudo, para oferecer a melhor experiência possível aos utilizadores.
Ferramentas de Otimização SEO On-Page
Tags de título
Coloque as suas palavras-chave na tagSão elementos presentes dentro do HTML de qualquer página. Podem ser uma Title Tag, Heading Tag, ou outros possíveis elementos. de título de cada página do seu site. Limite as tags a 55-60 caracteres e aproxime a palavra-chaveÉ uma palavra ou expressão que resumem os temas de um website para servir de referência aos motores de busca e estes saberem de que trata a nossa p... do início do título, se possível.
Títulos (H1)
Os títulos são normalmente as palavras maiores na página e, por esse motivo, os motores de pesquisa dão a eles um pouco mais de peso. Insira as palavras-chave desejadas nos cabeçalhos de cada página e certifique-se de que só existe um H1 por página, todos os outros cabeçalhos são H2 ou H3.
Palavra-chave
Uma parte essencial na produção de conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... é a escolha da palavra-chave, Deve corresponder às intenções de busca dos utilizadores para que o texto seja encontrado. Depois de escolhê-la, é hora de posicioná-la da melhor forma possível.
Mas atenção, não a adicione demasiadas vezes. Antes, quanto maior a presença da palavra-chave, melhor. No entanto, isso é visto como uma prática black hat e é fortemente penalizado pelo Google.
Meta Description
Trata-se de um breve resumo que aparece logo depois da title tag de um artigo nas página de busca.
Não é considerado um fator direto para o rankeamento mas devido à sua importância para a taxa de cliquesPercentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos num e-mail ou noutro conteúdo, como uma publicação nas redes sociais, enviado pe..., acaba por se tornar um item essencial nas otimizações. Tenha em atenção que não pode exceder os 160 caracteres.
Conteúdo da página
O conteúdo das suas páginas precisa ser útil para os utilizadores. Se eles pesquisarem algo muito específico e encontrarem a sua página, estão à espera de que a mesma lhe traga valor e consiga satisfazer a sua necessidade.
Estrutura de URL
Coloque, se possível, as palavras chave no seu URL mas sem repetições. Palavras chave repetidas podem afetar a experiência do utilizador. Por fim, e não menos importante, mantenhas os URLs o mais curtos possíveis.
Texto alternativo para imagens
Escrever um atributo ALT para cada imagem mantém o seu site em conformidade com as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Antes de o escrever, tenha em atenção o seguinte:
- Descrever minuciosamente a imagem em 8 a 10 palavras
- Incluir a palavra-chave direcionada onde parecer mais natural
- Incluir, se relevante, um geo-localizador
Velocidade de carregamento da página
O Google tem como objetivo ajudar os utilizadores a encontrar o que procuram o mais rápido possível para fornecer a melhor experiência. Portanto, otimizar as suas páginas para carregar mais rápido ajuda o seu site a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
O Google disponibiliza uma ferramenta chamada PageSpeed Insights que irá analisar seu site e sugerir dicas para otimizar a velocidade da página.
Otimização para mobile
Face a uma utilização cada vez maior das pesquisas em dispositivos móveis, o Google priorizou a velocidade de carregamento da página móvel como uma métrica chave de classificação.
Além do carregamento da página, o layout do site precisa levar em consideração a experiência do utilizador.
Links Internos
Criar links internos para outras páginas do seu site é útil para os utilizadores visitarem mais páginas e para os motores de pesquisa melhorarem a sua posição orgânica.
Tags Sociais
Se o seu conteúdo for partilhado nas redes sociais, diz ao Google que quem partilhou considera o conteúdo relevante, útil e confiável.
SEO Off-Page
O SEO Off-page é o conjunto de estratégias de otimização aplicadas fora do seu site para demonstrar a sua relevância no mercado e, assim, melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa.
É atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para motores de pesquisa, uma vez que o Google procura cada vez mais sinais externos de relevância, para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmoPrograma utilizado pelos motores de busca para indexar, catalogar e exibir as melhores páginas para um utilizador após a sua busca..
Para os motores de pesquisa, não basta cumprir com bom conteúdo e com páginas estruturadas, é fundamental perceber como as páginas se relacionam com o resto da Internet através de links.
Quanto mais links e menções a páginas tiver nos seu site, melhor rankeamento vai ter no Google. Por exemplo: se tiver um blog sobre acessórios para telemóvel e num artigo de capas para iPhone inserir um linkElemento de uma página que direciona o utilizador para outro URL ou domínio. O link é o elemento de maior autoridade para SEO. para a página que considerar mais direcionada para a compra, está a transmitir autoridade a essa página que, consequentemente, vai ser valorizada pelo Google.
No entanto, não só de links é feita a estratégia de SEO Off-page. Todas as medidas adotadas fora do seu site, que signifiquem relacionamento com outros sites, como menções ao site ao à marca são consideradas válidas para otimização e tidas em conta no rankeamento do Google.
Ferramentas de Otimização SEO Off-Page
Link BuildingConjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links para uma página, que direcionem tráfego e fortaleçam a sua autoridade diante d...
A criação de links externos para o seu site ajuda a aumentar a sua popularidade e consequente avaliação do Google.
Blogs
Aproveite os artigos de blog para criar links para páginas com autoridade e com relevância sobre o tema de que está a falar.
Reputação Online
As menções à sua marca e os links externos gerados nas redes sociais, são fatores impulsionadores para o ranking de SEO do Google.
Apesar de mais técnico, esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Caso procure a implementação destes serviços no seu site, conheça as nossas soluções de marketing digital e obtenha o seu orçamento.