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Imagem: A sua importância nas visitas do seu blog

Ainda que o conteúdo do texto seja importante para captar a atenção dos leitores, há outro fator fundamental para criar interação com o público: a imagem. Na verdade, o texto e a imagem andam de mão dada no seu site. Os dois têm de ser bons, surpreendentes e entusiasmantes. Se um deles falha, o seu site e blog serão naturalmente prejudicados. 

Hoje, vamos falar-lhe da importância da imagem para o posicionamento orgânico da sua página. Sim, porque uma boa imagem é capaz de melhorar o SEO do seu site. 

 

A importância da imagem

Sabia que os motores de busca conseguem ler as imagens do seu site? Pois é. A Google (e todas as outras ferramentas de pesquisa) conseguem perceber de que se trata a imagem que colocou no seu blog – quer o contexto, o formato e a utilidade da mesma para apoiar os elementos textuais do artigo. 

Por isto mesmo, não se descuide na hora de escolher conteúdos visuais. Esse pode ser um erro fatal. 

Deixamos-lhe algumas dicas essenciais para um blog de sucesso:

 

1 – Imagens coerentes  

Para além de chamar a atenção do leitor, as imagens que partilha ao longo do seu post têm de estar em conformidade com o conteúdo. Qual seria a sua reação se estivesse a ler um artigo sobre “como criar uma estratégia de marketing digital” e as imagens ilustrativas fossem de barcos em alto mar? Sentir-se-ia confuso, certo? A questão é mesmo essa: todas as imagens que utiliza na sua página têm de estar estritamente ligadas com o texto, de forma a servirem como apoio lógico à informação que está a passar. 

mulher a tirar foto da refeição com o telemóvel

 

2 – Atributo ALT

Já ouviu falar do Atributo ALT? Este campo, também denominado como Texto Alternativo, é de extrema importância para o SEO do seu website. Para além de ser um ótimo apoio para os leitores, são também dos “iscos” favoritos dos motores de busca. Na sua essência, o Atributo ALT funciona como uma informação visual acessível, ou seja, é o texto que está no “BackOffice” da sua imagem e torna-se essencial para a traduzir em casos específicos, como: 

  • Quando a internet está lenta e as imagens não são carregadas;
  • Quando um leitor está a usar um navegador que apenas permite texto;
  • Quando um leitor tem uma deficiência visual – utiliza o sintetizador de voz para ouvir o que está naquela imagem;
  • Quando o motor de busca não consegue captar com exatidão o sentido da imagem.
  • Assim sendo, nunca se esqueça de preencher o campo do Atributo ALT quando fizer upload de uma imagem para o seu site. 

 

3. SEO da imagem

Este é um dos pontos mais importantes para utilizar imagens no seu site e blog. Ainda que seja um tema que muitas pessoas ignoram, a verdade é que a otimização das imagens é fundamental para melhorar o posicionamento orgânico. Deixamos-lhe detalhes essenciais:

  • Nome do ficheiro – dê um nome concreto ao seu arquivo. É absolutamente “proibido” fazer upload de um ficheiro com o nome IMG1341. Troque-o para as palavras-chave da sua imagem, por exemplo “dicas-de-produtividade”.
  • Hífens – aproveitamos o ponto acima para destacar a importância de separar as palavras da sua imagem por hífens. 
  • URL – altere também o URL da sua imagem para a palavra-chave do ficheiro. Tenha em atenção que quanto mais curto, melhor. 
  • Comprimir imagens – não sobrecarregue o seu site com imagens pesadas. Utilize softwares para compactar imagens (como o TinyPNG), de forma a reduzir o tamanho das mesmas e, então, aumentar a velocidade da página.

 

As melhores imagens para blogs

Tanto os leitores como os motores de busca, antes de lerem o texto do seu artigo, vão observar o aspeto do mesmo para concluir se vão permanecer ou abandonar o site. 

Por isso, há que ter em atenção o tipo de imagens que utiliza. Verifique a lista abaixo e ponha mãos à obra.

 

1 – Seja único

Não utilize imagens banais e que tantas outras empresas usam. Seja inovador e opte por imagens fora da caixa. Há inúmeros bancos de imagem gratuitos: Unsplash, Pixabay, Pexels e tantos outros. Estas fotografias gratuitas são perfeitas para acompanhar o seu blog, mas também para utilizar nas redes sociais ou no seu site. No entanto, use-as com cuidado, pois é uma solução cada vez mais procurada junto das empresas… e o intuito é ser diferente, certo?

 

2 – Cores que chamam a atenção

A cor é um elemento que desperta a atenção das pessoas, criando associações imediatas na mente destes. Uma página colorida (mas sem exageros, com o equilíbrio certo de tons) é mais agradável do que outra que sofra dessa ausência. Estude os melhores tons para a página e uniformize a sua identidade.

 

3 –  Elementos visuais profissionais

Opte por imagens de boa qualidade, preferencialmente com design próprio. Hoje em dia, o Flat Design está muito na moda e veio revolucionar com o conceito de Web Design. Utilize-o a seu favor e conquiste o visitante no primeiro segundo!

 

4 – CTA’s na imagem

As imagens funcionam como “iscos” para captar a atenção do leitor. Por isso mesmo, aproveite-as para apresentar texto. Escreva na imagem a chamada para a ação (CTA: call to action) que pretende e guie o seu visitante. Quer seja “continue a ler”, “baixe o e-book”, “veja artigos relacionados”, enfim, tudo o que for adequado ao seu artigo.

Ainda que a imagem não seja o elemento mais importante num blog, certamente que está no topo das prioridades. Agora que já sabe a importância e como escolher as melhores imagens para o seu blog, prepare-se para ver o número de visitantes crescer!

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