A dĂșvida Ă© comum a diversos setores e marcas. Seja novas empresas que procuram criar posicionamento no digital, seja uma pessoa para trabalhar para aumentar-te PageviewsNĂșmero de visualizaçÔes de uma determinada pĂĄgina., imagem do produto, venda de serviço no mercado online esta pergunta estĂĄ presente: âcomo devo gerir as minhas redes sociais?â.
Para ajudar, vamos começar por esclarecer como funciona cada serviço e depois apresentar as vantagens e desvantagens. Assim, conseguirå perceber qual o melhor para a sua necessidade.
Freelancer
Um dos serviços que estĂĄ a ganhar mais destaque na atualidade, devido ao facto de possuir uma enorme procura. O Freelancer de Redes Sociais vai atuar diretamente na execução do serviço que precisa. Este profissional deve apresentar conhecimentos sĂłlidos em ĂĄrea de marketing digital, como: copywritingAto ou processo de escrever um texto para fins de publicidade, ou de outras ĂĄreas de marketing. Ă uma escrita de conteĂșdo que visa aumentar o conhe... e marketing de conteĂșdoEstratĂ©gia de atração e nutrição leads e audiĂȘncia por meio da produção de conteĂșdos relevantes em publicaçÔes nas redes sociais, blog e eb...; bem como conseguir criar a parte da comunicação visual, caso necessite.Â
Este serviço consegue responder a necessidades imediatas e serå uma mais valia se conseguir acrescentar a esse tipo de serviço um Planeamento Estratégico de Redes Sociais.
Para as suas necessidades:
- Curto Prazo – vai conseguir suprir as necessidades existentes, dentro das limitaçÔes do serviço.
- MĂ©dio prazo â para que o serviço de freelancer tenha impacto Ă© obrigatĂłrio planear, criar estratĂ©gias e analisar relatĂłrios. Contudo, estes serviços tendem a ser da responsabilidade do cliente, o que trarĂĄ ainda mais trabalho para si.
- Longo Prazo â SerĂĄ mais desafiador para profissional devido ao facto de ter de desenvolver visĂŁo prĂł-ativa, acompanhar o cenĂĄrio, tendĂȘncias de crescimento, pesquisas de mercado, escolha das redes sociais e ainda dar resposta aos serviços de criação de conteĂșdos, design e agendamento.
Vantagens:
- Ă© o mais econĂłmico;
- Ă© o mais flexĂvel para trabalhos concretos, com objetivos delineados.
Desvantagens:
- 1 freelancer nĂŁo tem os conhecimentos nem a capacidade de reposta de toda uma equipa;
- falta de segurança para as marcas, uma vez que o freelancer não terå as mesmas responsabilidades que uma empresa.
Autonomamente
O desafio Ă© seu. Se tem tempo, raciocĂnio analĂtico e capacidade criativa para saber como, onde e porquĂȘ utilizar as redes sociais escolhidas entĂŁo este trabalho Ă© para si. Nada Ă© impossĂvel, sobretudo com a quantidade de ferramentas gratuitas e dicas online.
O ponto forte de gerir autonomamente Ă© conseguir estar no controle daquilo que publica, como publica, qual TagSĂŁo elementos presentes dentro do HTML de qualquer pĂĄgina. Podem ser uma Title Tag, Heading Tag, ou outros possĂveis elementos. utilizar, e acompanhar de forma contĂnua o engajamento dos seguidores.Â
O ponto fraco Ă© o tempo. SerĂĄ desafiante para si gerir o trabalho do quotidiano com a gestĂŁo das redes, acompanhar as tendĂȘncias e a concorrĂȘncia da redes sociais. Tudo o que fizer tem que estar milimetricamente calculado pois o resultado (os KPIâs de conversĂŁoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulĂĄrio, realizar uma compra, etc.) depende exclusivamente de si.Â
- Curto Prazo – vai conseguir criar os conteĂșdos da forma que necessita, mas gastarĂĄ tempo, principalmente quando tiver que lidar com prazos estipulados, uma vez que Ă© normal adiarmos prazos por nĂłs estipulados (como as promessas de ano novo!). Por outro lado, quando contrata uma empresa tal nĂŁo acontece.Â
- MĂ©dio prazo â Aqui vai conseguir destacar-se um pouco mais. Se planear com antecedĂȘncia e utilizar de ferramentas de criação de conteĂșdos visuais conseguirĂĄ cumprir o calendĂĄrio. ExistirĂŁo desafios como estudar a tendĂȘncia do mercado das redes sociais, ou descobrir a tendĂȘncia do comportamento, comunicação e engajamento das redes escolhidas.Â
- Longo Prazo â SerĂĄ menos desafiador do que a curto prazo, mas aqui enfrentarĂĄ o cansaço. Demasiadas leituras, estudos, comunicaçÔes e criação de cronogramas. E conforme apontado no inĂcio deste tĂłpico no artigo de redes sociais o maior desafio Ă©s tu e teus limites.Â
Para ajudar, seja empresa ou pessoa, separamos para ti neste linkElemento de uma pĂĄgina que direciona o utilizador para outro URL ou domĂnio. O link Ă© o elemento de maior autoridade para SEO. as tendĂȘncias do marketing para 2022 e podes começar um passo a frente de teus concorrentes.Â
Vantagens:
- elevado grau de controle;
- nĂŁo tem custos externos.
Desvantagens:
- impossĂvel o distanciamento, no sentido de obter perspetivas diferentes sobre a marca;
- conjugar o trabalho diĂĄrio com esta nova tarefa nem sempre Ă© fĂĄcil.
AgĂȘncia
A agĂȘncia criativa ou digital Ă© uma empresa de marketing com experiĂȘncia na gestĂŁo de redes sociais, com a UpWeGo. Estas pensam, planeiam, executam e analisam por si onde, como e porquĂȘ se posicionar nas redes sociais, que elas prĂłprias definem como estratĂ©gicas.
Tendencialmente Ă© visto como o serviço mais caro. De facto, a curto prazo Ă© o que requer maior investimento, mas ao cumprirem os objetivos de comunicação e vendas, vai reparar que obterĂĄ mais benefĂcios.Â
Se tem necessidade de agrupar pessoas acerca de um assunto, mas nĂŁo sabe que redes sociais utilizar ou como se comunicar, a agĂȘncia propĂ”e uma anĂĄlise e estratĂ©gia de Redes Sociais Verticais. Se pretende aderir a redes sociais para aumentar o engajamento ou simplesmente a criação de um ambiente digital, a agĂȘncia conseguirĂĄ propor uma anĂĄlise e execução da estratĂ©gia para Redes Sociais Horizontais.
- Curto Prazo – Vai conseguir criar os conteĂșdos tal como deseja e/ou precisa. TerĂĄ feedback instantĂąneo e vai ajudar a trazer o pĂșblico certo para o seu serviço/produto.
- MĂ©dio prazo â O acompanhamento com o cliente permite realizar brainstorming e alinhar as expectativas atravĂ©s de relatĂłrios sobre o engajamento dos conteĂșdos publicados e preparar as prĂłximas publicaçÔes.Â
- Longo Prazo â Uma agĂȘncia que executa estes serviços de redes sociais estĂĄ inserida em qualquer atualização, tendĂȘncia, inovação do Ăąmbito digital. Com isto, estĂĄ a ser forçada a aderir uma postura reativa e proactiva quando surgirem novidades no mercado, permitindo revolucionar o meio das comunicaçÔes nas redes sociais existentes e que ainda estĂŁo por vir.
Vantagens
- melhor relação qualidade/preço;
- consegue 4 profissÔes fulcrais para gestão de redes sociais com 1 só avença: gestor de comunidade, designer, marketer e fotografo.
- estĂŁo sempre âem cima do acontecimentoâ.
Desvantagens
- sinalizamos as agĂȘncias com 4 esferas preenchidas apenas devido ao preço. Ă um serviço que tende a ser mais caro no imediato.Â
Agora jĂĄ sabe algumas das caracterĂsticas relevantes de agĂȘncias, freelancer e serviço autĂłnomo no cenĂĄrio do Marketing Digital, voltado a Redes Sociais.
A expansĂŁo do Marketing Digital Ă© imensa e atualmente Ă© imprescindĂvel que se posiciones neste cenĂĄrio, seja para vender, relacionar ou apenas comunicar no seu perfil pessoal ou corporativo.