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AgĂȘncia, Freelancer ou Autonomamente: como gerir as redes sociais?

A dĂșvida Ă© comum a diversos setores e marcas.  Seja novas empresas que procuram criar posicionamento no digital, seja uma pessoa para trabalhar para aumentar-te Pageviews, imagem do produto, venda de serviço no mercado online esta pergunta estĂĄ presente: “como devo gerir as minhas redes sociais?”.

Para ajudar, vamos começar por esclarecer como funciona cada serviço e depois apresentar as vantagens e desvantagens. Assim, conseguirå perceber qual o melhor para a sua necessidade.

 

Freelancer

Um dos serviços que estĂĄ a ganhar mais destaque na atualidade, devido ao facto de possuir uma enorme procura. O Freelancer de Redes Sociais vai atuar diretamente na execução do serviço que precisa. Este profissional deve apresentar conhecimentos sĂłlidos em ĂĄrea de marketing digital, como: copywriting e marketing de conteĂșdo; bem como conseguir criar a parte da comunicação visual, caso necessite. 

Este serviço consegue responder a necessidades imediatas e serå uma mais valia se conseguir acrescentar a esse tipo de serviço um Planeamento Estratégico de Redes Sociais.

Para as suas necessidades:

  • Curto Prazo – vai conseguir suprir as necessidades existentes, dentro das limitaçÔes do serviço.
  • MĂ©dio prazo – para que o serviço de freelancer tenha impacto Ă© obrigatĂłrio planear, criar estratĂ©gias e analisar relatĂłrios. Contudo, estes serviços tendem a ser da responsabilidade do cliente, o que trarĂĄ ainda mais trabalho para si.
  • Longo Prazo – SerĂĄ mais desafiador para profissional devido ao facto de ter de desenvolver visĂŁo prĂł-ativa, acompanhar o cenĂĄrio, tendĂȘncias de crescimento, pesquisas de mercado, escolha das redes sociais e ainda dar resposta aos serviços de criação de conteĂșdos, design e agendamento.

 

Vantagens:

  • Ă© o mais econĂłmico;
  • Ă© o mais flexĂ­vel para trabalhos concretos, com objetivos delineados.

 

Desvantagens:

  • 1 freelancer nĂŁo tem os conhecimentos nem a capacidade de reposta de toda uma equipa;
  • falta de segurança para as marcas, uma vez que o freelancer nĂŁo terĂĄ as mesmas responsabilidades que uma empresa.

 

Autonomamente

O desafio Ă© seu. Se tem tempo, raciocĂ­nio analĂ­tico e capacidade criativa para saber como, onde e porquĂȘ utilizar as redes sociais escolhidas entĂŁo este trabalho Ă© para si. Nada Ă© impossĂ­vel, sobretudo com a quantidade de ferramentas gratuitas e dicas online.

O ponto forte de gerir autonomamente é conseguir estar no controle daquilo que publica, como publica, qual Tag utilizar, e acompanhar de forma contínua o engajamento dos seguidores. 

O ponto fraco Ă© o tempo. SerĂĄ desafiante para si gerir o trabalho do quotidiano com a gestĂŁo das redes, acompanhar as tendĂȘncias e a concorrĂȘncia da redes sociais. Tudo o que fizer tem que estar milimetricamente calculado pois o resultado (os KPI’s de conversĂŁo) depende exclusivamente de si. 

  • Curto Prazo – vai conseguir criar os conteĂșdos da forma que necessita, mas gastarĂĄ tempo, principalmente quando tiver que lidar com prazos estipulados, uma vez que Ă© normal adiarmos prazos por nĂłs estipulados (como as promessas de ano novo!). Por outro lado, quando contrata uma empresa tal nĂŁo acontece. 
  • MĂ©dio prazo – Aqui vai conseguir destacar-se um pouco mais. Se planear com antecedĂȘncia e utilizar de ferramentas de criação de conteĂșdos visuais conseguirĂĄ cumprir o calendĂĄrio. ExistirĂŁo desafios como estudar a tendĂȘncia do mercado das redes sociais, ou descobrir a tendĂȘncia do comportamento, comunicação e engajamento das redes escolhidas. 
  • Longo Prazo – SerĂĄ menos desafiador do que a curto prazo, mas aqui enfrentarĂĄ o cansaço. Demasiadas leituras, estudos, comunicaçÔes e criação de cronogramas. E conforme apontado no inĂ­cio deste tĂłpico no artigo de redes sociais o maior desafio Ă©s tu e teus limites. 

Para ajudar, seja empresa ou pessoa, separamos para ti neste link as tendĂȘncias do marketing para 2022 e podes começar um passo a frente de teus concorrentes. 

 

Vantagens:

  • elevado grau de controle;
  • nĂŁo tem custos externos.

 

Desvantagens:

  • impossĂ­vel o distanciamento, no sentido de obter perspetivas diferentes sobre a marca;
  • conjugar o trabalho diĂĄrio com esta nova tarefa nem sempre Ă© fĂĄcil.

 

AgĂȘncia

A agĂȘncia criativa ou digital Ă© uma empresa de marketing com experiĂȘncia na gestĂŁo de redes sociais, com a UpWeGo. Estas pensam, planeiam, executam e analisam por si onde, como e porquĂȘ se posicionar nas redes sociais, que elas prĂłprias definem como estratĂ©gicas.

Tendencialmente é visto como o serviço mais caro. De facto, a curto prazo é o que requer maior investimento, mas ao cumprirem os objetivos de comunicação e vendas, vai reparar que obterå mais benefícios. 

Se tem necessidade de agrupar pessoas acerca de um assunto, mas nĂŁo sabe que redes sociais utilizar ou como se comunicar, a agĂȘncia propĂ”e uma anĂĄlise e estratĂ©gia de Redes Sociais Verticais. Se pretende aderir a redes sociais para aumentar o engajamento ou simplesmente a criação de um ambiente digital, a agĂȘncia conseguirĂĄ propor uma anĂĄlise e execução da estratĂ©gia para Redes Sociais Horizontais.

  • Curto Prazo – Vai conseguir criar os conteĂșdos tal como deseja e/ou precisa. TerĂĄ feedback instantĂąneo e vai ajudar a trazer o pĂșblico certo para o seu serviço/produto.
  • MĂ©dio prazo – O acompanhamento com o cliente permite realizar brainstorming e alinhar as expectativas atravĂ©s de relatĂłrios sobre o engajamento dos conteĂșdos publicados e preparar as prĂłximas publicaçÔes. 
  • Longo Prazo – Uma agĂȘncia que executa estes serviços de redes sociais estĂĄ inserida em qualquer atualização, tendĂȘncia, inovação do Ăąmbito digital. Com isto, estĂĄ a ser forçada a aderir uma postura reativa e proactiva quando surgirem novidades no mercado, permitindo revolucionar o meio das comunicaçÔes nas redes sociais existentes e que ainda estĂŁo por vir.

 

Vantagens

  • melhor relação qualidade/preço;
  • consegue 4 profissĂ”es fulcrais para gestĂŁo de redes sociais com 1 sĂł avença: gestor de comunidade, designer, marketer e fotografo.
  • estĂŁo sempre “em cima do acontecimento”.

 

Desvantagens

  • sinalizamos as agĂȘncias com 4 esferas preenchidas apenas devido ao preço. É um serviço que tende a ser mais caro no imediato. 

 

Agora jĂĄ sabe algumas das caracterĂ­sticas relevantes de agĂȘncias, freelancer e serviço autĂłnomo no cenĂĄrio do Marketing Digital, voltado a Redes Sociais.

A expansĂŁo do Marketing Digital Ă© imensa e atualmente Ă© imprescindĂ­vel que se posiciones neste cenĂĄrio, seja para vender, relacionar ou apenas comunicar no seu perfil pessoal ou corporativo.

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