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Agência, Freelancer ou Autonomamente: como gerir as redes sociais?

A dúvida é comum a diversos setores e marcas.  Seja novas empresas que procuram criar posicionamento no digital, seja uma pessoa para trabalhar para aumentar-te Pageviews, imagem do produto, venda de serviço no mercado online esta pergunta está presente: “como devo gerir as minhas redes sociais?”.

Para ajudar, vamos começar por esclarecer como funciona cada serviço e depois apresentar as vantagens e desvantagens. Assim, conseguirá perceber qual o melhor para a sua necessidade.

 

Freelancer

Um dos serviços que está a ganhar mais destaque na atualidade, devido ao facto de possuir uma enorme procura. O Freelancer de Redes Sociais vai atuar diretamente na execução do serviço que precisa. Este profissional deve apresentar conhecimentos sólidos em área de marketing digital, como: copywriting e marketing de conteúdo; bem como conseguir criar a parte da comunicação visual, caso necessite. 

Este serviço consegue responder a necessidades imediatas e será uma mais valia se conseguir acrescentar a esse tipo de serviço um Planeamento Estratégico de Redes Sociais.

Para as suas necessidades:

  • Curto Prazo – vai conseguir suprir as necessidades existentes, dentro das limitações do serviço.
  • Médio prazo – para que o serviço de freelancer tenha impacto é obrigatório planear, criar estratégias e analisar relatórios. Contudo, estes serviços tendem a ser da responsabilidade do cliente, o que trará ainda mais trabalho para si.
  • Longo Prazo – Será mais desafiador para profissional devido ao facto de ter de desenvolver visão pró-ativa, acompanhar o cenário, tendências de crescimento, pesquisas de mercado, escolha das redes sociais e ainda dar resposta aos serviços de criação de conteúdos, design e agendamento.

 

Vantagens:

  • é o mais económico;
  • é o mais flexível para trabalhos concretos, com objetivos delineados.

 

Desvantagens:

  • 1 freelancer não tem os conhecimentos nem a capacidade de reposta de toda uma equipa;
  • falta de segurança para as marcas, uma vez que o freelancer não terá as mesmas responsabilidades que uma empresa.

 

Autonomamente

O desafio é seu. Se tem tempo, raciocínio analítico e capacidade criativa para saber como, onde e porquê utilizar as redes sociais escolhidas então este trabalho é para si. Nada é impossível, sobretudo com a quantidade de ferramentas gratuitas e dicas online.

O ponto forte de gerir autonomamente é conseguir estar no controle daquilo que publica, como publica, qual Tag utilizar, e acompanhar de forma contínua o engajamento dos seguidores. 

O ponto fraco é o tempo. Será desafiante para si gerir o trabalho do quotidiano com a gestão das redes, acompanhar as tendências e a concorrência da redes sociais. Tudo o que fizer tem que estar milimetricamente calculado pois o resultado (os KPI’s de conversão) depende exclusivamente de si. 

  • Curto Prazo – vai conseguir criar os conteúdos da forma que necessita, mas gastará tempo, principalmente quando tiver que lidar com prazos estipulados, uma vez que é normal adiarmos prazos por nós estipulados (como as promessas de ano novo!). Por outro lado, quando contrata uma empresa tal não acontece. 
  • Médio prazo – Aqui vai conseguir destacar-se um pouco mais. Se planear com antecedência e utilizar de ferramentas de criação de conteúdos visuais conseguirá cumprir o calendário. Existirão desafios como estudar a tendência do mercado das redes sociais, ou descobrir a tendência do comportamento, comunicação e engajamento das redes escolhidas. 
  • Longo Prazo – Será menos desafiador do que a curto prazo, mas aqui enfrentará o cansaço. Demasiadas leituras, estudos, comunicações e criação de cronogramas. E conforme apontado no início deste tópico no artigo de redes sociais o maior desafio és tu e teus limites. 

Para ajudar, seja empresa ou pessoa, separamos para ti neste link as tendências do marketing para 2022 e podes começar um passo a frente de teus concorrentes. 

 

Vantagens:

  • elevado grau de controle;
  • não tem custos externos.

 

Desvantagens:

  • impossível o distanciamento, no sentido de obter perspetivas diferentes sobre a marca;
  • conjugar o trabalho diário com esta nova tarefa nem sempre é fácil.

 

Agência

A agência criativa ou digital é uma empresa de marketing com experiência na gestão de redes sociais, com a UpWeGo. Estas pensam, planeiam, executam e analisam por si onde, como e porquê se posicionar nas redes sociais, que elas próprias definem como estratégicas.

Tendencialmente é visto como o serviço mais caro. De facto, a curto prazo é o que requer maior investimento, mas ao cumprirem os objetivos de comunicação e vendas, vai reparar que obterá mais benefícios. 

Se tem necessidade de agrupar pessoas acerca de um assunto, mas não sabe que redes sociais utilizar ou como se comunicar, a agência propõe uma análise e estratégia de Redes Sociais Verticais. Se pretende aderir a redes sociais para aumentar o engajamento ou simplesmente a criação de um ambiente digital, a agência conseguirá propor uma análise e execução da estratégia para Redes Sociais Horizontais.

  • Curto Prazo – Vai conseguir criar os conteúdos tal como deseja e/ou precisa. Terá feedback instantâneo e vai ajudar a trazer o público certo para o seu serviço/produto.
  • Médio prazo – O acompanhamento com o cliente permite realizar brainstorming e alinhar as expectativas através de relatórios sobre o engajamento dos conteúdos publicados e preparar as próximas publicações. 
  • Longo Prazo – Uma agência que executa estes serviços de redes sociais está inserida em qualquer atualização, tendência, inovação do âmbito digital. Com isto, está a ser forçada a aderir uma postura reativa e proactiva quando surgirem novidades no mercado, permitindo revolucionar o meio das comunicações nas redes sociais existentes e que ainda estão por vir.

 

Vantagens

  • melhor relação qualidade/preço;
  • consegue 4 profissões fulcrais para gestão de redes sociais com 1 só avença: gestor de comunidade, designer, marketer e fotografo.
  • estão sempre “em cima do acontecimento”.

 

Desvantagens

  • sinalizamos as agências com 4 esferas preenchidas apenas devido ao preço. É um serviço que tende a ser mais caro no imediato. 

 

Agora já sabe algumas das características relevantes de agências, freelancer e serviço autónomo no cenário do Marketing Digital, voltado a Redes Sociais.

A expansão do Marketing Digital é imensa e atualmente é imprescindível que se posiciones neste cenário, seja para vender, relacionar ou apenas comunicar no seu perfil pessoal ou corporativo.

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