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Otimização de sites: melhore a sua posição no Google

Quando pesquisa pelo seu ramo de negócio no Google, o seu site não é dos primeiros a aparecer? Pior do que isso, não aparece na primeira página do Google? Temos boas e más notícias. A má notícia é que o seu site provavelmente está muito longe de ter o alcance desejado (afinal, cerca de 90% das pessoas que procuram no Google não vão à segunda página de resultados). A boa nova é que terá margem para melhorar e colocar o seu site no topo das pesquisas do maior motor de busca do mundo. 

Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas de como poderá fazê-lo.

Dica nº1: Otimize o seu SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Motores de Busca) é uma forma de ajudar os motores de busca a entender aquilo que se procura e corresponder, a essa pesquisa, um resultado que, mesmo não sendo o ideal, poderá estar próximo disso. 

Neste sentido, existem práticas e técnicas que poderão ser úteis. De facto, usar palavras-chave ao longo do texto, no endereço de um determinado artigo e na imagem poderá ajudar nesse ranking.

Atenção: apesar de ser conveniente utilizar palavras-chave ao longo do texto, procure não as repetir de forma exaustiva ou, pelo menos, não as usar de forma não fluída. O Google poderá puni-lo, se o fizer.

 

Dica nº2: Conheça bem a sua audiência

Vá de encontro àquilo que o seu público (real ou potencial) procura. Se o fizer, é expectável que gere um bom tráfego para o seu site e que, por sua vez, cairá nas boas graças do Google, como reconhecimento dessas visitas.

Para fazê-lo, porém, terá de ter um conhecimento aprofundado sobre a personalidade de quem o procura e que problemas poderá resolver aos seus clientes ou potenciais clientes. 

Nesse sentido, é importante manter uma relação próxima com eles, de forma a estar familiarizado com as suas necessidades, anseios e desejos. Fazendo-o, torna-se mais fácil produzir conteúdo com impacto positivo e que vá de encontro àquilo que o seu cliente procura. Uma maneira de o fazer é abrir espaço a que o seu cliente dê feedback.

 

Dica nº3: Crie links! Para dentro e para fora

Tanto de forma interna como de forma externa, é importante criar links a partir de cada artigo do seu site.

Criar links internos faz com que o cliente ou potencial cliente passe mais tempo no seu site, o que o irá familiarizar com o mesmo, descobrindo o valor que poderá oferecer. O tempo de permanência no site é algo muito valorizado pelo Google.

Da mesma forma, o Google dá valor aos links externos que possa gerar, mas precisa de ter cuidado com os mesmos. Afinal, o seu cliente não só sairá do seu site quando carregar num link externo como ainda poderá ir parar a um site que não queria visitar. Ou seja, antes de criar links externos, tenha a certeza de que as suas fontes são fiáveis e de que os mesmos links estão incluídos de forma adequada no seu artigo.

 

Dica nº4: Aumente a velocidade!

Ter um site lento poderá tornar desagradável a experiência de o navegar. Além disto, o Google tende a punir sites que não respeitem os limites de velocidade… mínima.

Assim, é recomendável que o seu site não demore muito tempo a carregar e que tenha uma resposta relativamente rápida a cada clique do seu utilizador. De outra forma, o seu negócio ressentir-se-á.

Uma das formas de aumentar a velocidade do seu site é livrar-se de plugins que possam não ser necessários. É certo que podem ter a sua utilidade, mas se ela interferir com a responsividade, será que vale a pena mantê-los? 

Se precisar de os manter, pode sempre recorrer a um serviço de hospedagem com maior qualidade e que lhe garanta uma melhor performance.

 

Dica nº5: Adapte-se aos dispositivos móveis

O uso do telemóvel é cada vez mais frequente nos dias que correm, pelo que não dispor de um site “legível” em dispositivos móveis poderá tirar espaço ao máximo potencial atingível pelo seu negócio. 

Como tal, será importante que a experiência dos utilizadores com o seu site seja benéfica, ao mesmo tempo, no respetivo telemóvel ou tablet. É, também, desejável existir coerência e uma harmonização entre a apresentação em formato desktop e móvel.

 

Adotando estas práticas, melhorará, com certeza, o seu posicionamento no Google, não ficando para trás, escondido, nas páginas seguintes que apenas 10% dos utilizadores visitam quando utilizam este motor de busca.

 

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