Sabia que, em média, os portugueses passam 93 minutos por dia nas redes sociais? Isto significa que, diariamente, tem a possibilidade de aumentar a sua carteira de clientes de forma exponencial. Por isso, é fundamental que o seu negócio esteja presente nestas plataformas e que desenvolva estratégias específicas para a retenção de novos clientes.
Se não sabe como vender nas redes sociais, então está no sítio certo. Hoje, vamos dar-lhe 3 dicas infalíveis para impulsionar as suas vendas nestas plataformas online.

Dicas para vender nas redes sociais
Acredite: as redes sociais podem ser as melhores amigas do seu negócio. Para além de serem gratuitas, têm ferramentas especializadas para auxiliar as vendas (como a Loja do Facebook), aumentam a proximidade da empresa com o público, promovem a partilha de opiniões sobre o produto e o negócio, permitem publicidade com alcance mundial e ajudam a construir uma presença forte e credível na internet.
- Criar conteúdos úteis e de qualidade
De nada lhe serve gastar tempo a falar da sua empresa, criar conteúdos direcionados exclusivamente para a venda ou promover apenas os seus produtos mais recentes se os seus seguidores não estiverem interessados! Esta é uma regra de ouro para a gestão de redes sociais. Nunca se esqueça que quem está do outro lado são PESSOAS. Por isso, é fundamental que a sua estratégia de marketing de conteúdo vá ao encontro do que as pessoas procuram, respondendo sempre às suas necessidades.
Utilize a regra do 80/20. Esta Lei de Pareto, como formalmente é conhecida, funciona perfeitamente para a gestão de redes sociais: 80% do conteúdo deverá conter informações úteis e relevantes, desligados da oferta de produtos e serviço; e os restantes 20% devem focar-se nas operações da sua marca, promovendo os seus bens, promoções e outras estratégias comerciais.

- Responder aos comentários e dúvidas dos clientes
Todos nós gostamos quando uma marca responde ao nosso comentário – quer seja a esclarecer uma dúvida ou em jeito de brincadeira. Então por que não fazer o mesmo com o seu próprio negócio? A gestão de comunidades, como é designado em Social Media, cria uma relação de proximidade muito grande com o cliente final e melhora a relação B2C (Business to Consumer).
Responder a comentários e esclarecer dúvidas, na página pública ou via mensagem privada, é uma forma excelente de prestar atenção ao seu cliente. Por isso, dedique alguns minutos do seu dia a verificar a sua Página, pois isso trará muitos frutos ao negócio.
- Ter uma identidade visual coerente
Já aconteceu estar a navegar numa rede social e, num vislumbre rápido de uma publicação, saber exatamente a que empresa pertence a imagem? Isto acontece quando uma marca tem uma identidade visual forte, coerente e uniformizada. Significa então que o conteúdo e o Design da publicação estão em harmonia com a marca: quer a nível da mensagem, quer a nível das cores, do tipo de letra utilizado e muito mais.
Por isso, tenha sempre em atenção o Manual de Marca da sua empresa quando começar a produzir os seus conteúdos digitais. Crie Call-to-action (CTA) em seu website, conseguirá impactar ainda mais os seus seguidores quando estes acederem através de cada publicação que promova nas suas páginas.
Estas foram três dicas fantásticas que o ajudarão a vender pelas redes sociais. Experimente (re)organizar a sua estratégia e analise os resultados alcançados. E nunca se esqueça que é importante que, para além de focar o seu negócio nos números e nas encomendas, é fulcral focar-se também nas pessoas que o seguem e na imagem que partilha online
Procura mais dicas sobre este tema? Então fique atento ao próximo artigo do Blog Up We Go.




