Como vender nas redes sociais: 3 dicas infalíveis

como vender nas redes sociais, vetor com smartphone na mão

Como vender nas redes sociais: 3 dicas infalíveis

Sabia que, em média, os portugueses passam 93 minutos por dia nas redes sociais? Isto significa que, diariamente, tem a possibilidade de aumentar a sua carteira de clientes de forma exponencial. Por isso, é fundamental que o seu negócio esteja presente nestas plataformas e que desenvolva estratégias específicas para a retenção de novos clientes.

Se não sabe como vender nas redes sociais, então está no sítio certo. Hoje, vamos dar-lhe 3 dicas infalíveis para impulsionar as suas vendas nestas plataformas online.

vetores de pessoas ligados pela internet

Os portugueses passam 1h30 por dia nas redes sociais

 

Dicas para vender nas redes sociais

 

Acredite: as redes sociais podem ser as melhores amigas do seu negócio. Para além de serem gratuitas, têm ferramentas especializadas para auxiliar as vendas (como a Loja do Facebook), aumentam a proximidade da empresa com o público, promovem a partilha de opiniões sobre o produto e o negócio, permitem publicidade com alcance mundial e ajudam a construir uma presença forte e credível na internet.

  1. Criar conteúdos úteis e de qualidade

De nada lhe serve gastar tempo a falar da sua empresa, criar conteúdos direcionados exclusivamente para a venda ou promover apenas os seus produtos mais recentes se os seus seguidores não estiverem interessados! Esta é uma regra de ouro para a gestão de redes sociais. Nunca se esqueça que quem está do outro lado são PESSOAS. Por isso, é fundamental que a sua estratégia de marketing de conteúdo vá ao encontro do que as pessoas procuram, respondendo sempre às suas necessidades.

Utilize a regra do 80/20. Esta Lei de Pareto, como formalmente é conhecida, funciona perfeitamente para a gestão de redes sociais: 80% do conteúdo deverá conter informações úteis e relevantes, desligados da oferta de produtos e serviço; e os restantes 20% devem focar-se nas operações da sua marca, promovendo os seus bens, promoções e outras estratégias comerciais.

regra do 80/20

A Lei de Pareto, aplicada às Redes Sociais, dita que 80% do conteúdo criado deve ser útil e apenas 20% direcionado à venda

 

  1. Responder aos comentários e dúvidas dos clientes

Todos nós gostamos quando uma marca responde ao nosso comentário – quer seja a esclarecer uma dúvida ou em jeito de brincadeira. Então por que não fazer o mesmo com o seu próprio negócio? A gestão de comunidades, como é designado em Social Media, cria uma relação de proximidade muito grande com o cliente final.

Responder a comentários e esclarecer dúvidas, na página pública ou via mensagem privada, é uma forma excelente de prestar atenção ao seu cliente. Por isso, dedique alguns minutos do seu dia a verificar a sua Página, pois isso trará muitos frutos ao negócio.

  1. Ter uma identidade visual coerente

Já aconteceu estar a navegar numa rede social e, num vislumbre rápido de uma publicação, saber exatamente a que empresa pertence a imagem? Isto acontece quando uma marca tem uma identidade visual forte, coerente e uniformizada. Significa então que o conteúdo e o Design da publicação estão em harmonia com a marca: quer a nível da mensagem, quer a nível das cores, do tipo de letra utilizado e muito mais.

Por isso, tenha sempre em atenção o Manual de Marca da sua empresa quando começar a produzir os seus conteúdos digitais. Assim, conseguirá impactar os seus seguidores com cada publicação que promova nas suas páginas.

 

Estas foram três dicas fantásticas que o ajudarão a vender pelas redes sociais. Experimente (re)organizar a sua estratégia e analise os resultados alcançados. E nunca se esqueça que é importante que, para além de focar o seu negócio nos números e nas encomendas, é fulcral focar-se também nas pessoas que o seguem e na imagem que partilha online

 

Procura mais dicas sobre este tema? Então fique atento ao próximo artigo do Blog Up We Go.