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anĂ¡lise comparativa em SEO mĂ©tricas e ferramentas

Como fazer anĂ¡lise comparativa em SEO?
+ MĂ©tricas a estar atento e ferramentas

O desenvolvimento de um negĂ³cio implica vĂ¡rios desafios e obstĂ¡culos. Um dos quais, como Ă© sabido, passa pela concorrĂªncia. O que estĂ¡ a fazer bem? SerĂ¡ que jĂ¡ saturou o mercado? Podemos firmar parcerias? No que Ă© que a nossa empresa se destaca?… A anĂ¡lise comparativa em SEO pode ser a resposta Ă s questões que se podem colocar e que mostram a importĂ¢ncia da anĂ¡lise da concorrĂªncia para a compreensĂ£o do cenĂ¡rio envolvente e na construĂ§Ă£o de objetivos palpĂ¡veis para a prĂ³pria organizaĂ§Ă£o.

Assim, poder-se-Ă£o obter possĂ­veis insights valiosos sobre as prĂ¡ticas do setor com recurso Ă s ferramentas que apresentamos, o que por sua vez permitirĂ¡ avaliar forças e fraquezas, ajudando a delinear um plano concreto para uma eventual diferenciaĂ§Ă£o no mercado. 

Ora, esta avaliaĂ§Ă£o nĂ£o apenas possibilita a antecipaĂ§Ă£o e adoĂ§Ă£o de tendĂªncias presentes em mĂ©tricas observĂ¡veis, como ainda capacita as empresas a ajustar as respetivas abordagens e inovações de forma a que se possa destacar da concorrĂªncia.

Uma das formas de o fazer Ă© atravĂ©s do SEO. Afinal, estamos a falar de algo que Ă©, inerentemente, comparativo. Ou seja, Ă© via SEO que nos posicionamos Ă  frente dos nossos concorrentes quando o nosso pĂºblico potencial faz uma pesquisa num qualquer motor de busca – no fundo, o Google.

 

Como se pode fazer anĂ¡lise comparativa em SEO?

Considere a possibilidade do seu site concorrer pela palavra ‘fraldas’, que obteve cerca de 40 mil pesquisas por mĂªs, em mĂ©dia. 

HĂ¡ vĂ¡rios sites em concorrĂªncia e sĂ³ um deles conseguirĂ¡ estar em 1º lugar. Um pouco como uma corrida de fĂ³rmula 1. SĂ³ um pode ter aquela posiĂ§Ă£o privilegiada. Mas quais as mĂ©tricas que se devem ter em conta?

 

MĂ©tricas e ferramentas:

  • URL: de forma a facilitar a manipulaĂ§Ă£o de dados, Ă© importante termos o URL dos nossos concorrentes Ă  mĂ£o;
  • TĂ­tulo: pode parecer secundĂ¡rio, mas este Ă© um elemento fundamental. Afinal, Ă© o tĂ­tulo que vai desencadear interesse de quem visita o site;
  • Produtos: se estivermos a lidar com e-commerce, Ă© necessĂ¡rio considerar a oferta dos produtos dos nossos concorrentes;
  • On-Page: a ferramenta Moz Ă© muito Ăºtil neste aspeto. Afinal, analisa a On-Page e avalia-a de 0 a 100, podendo dar-lhe uma perspetiva quantificĂ¡vel de como se posiciona o seu site face Ă  concorrĂªncia;
  • Share of Search: esta mĂ©trica Ă© muito interessante, jĂ¡ que identifica o reconhecimento da marca. Com efeito, faz uma estimativa de cliques e, por isso, do CTR.
  • Backlinks: o nĂºmero de links de outros domĂ­nios a apontar para a pĂ¡gina em anĂ¡lise;
  • DomĂ­nios a Linkar a pĂ¡gina: muito simplesmente, trata-se do nĂºmero de domĂ­nios que linkam a pĂ¡gina analisada;
  • Autoridade da pĂ¡gina e do domĂ­nio: avaliada de 0 a 100, permite obter uma estimativa da autoridade da pĂ¡gina e do domĂ­nio.
  • TrĂ¡fego da pĂ¡gina: Ă© apenas uma estimativa das visitas ao site, ou do trĂ¡fego da pĂ¡gina. O Ahrefs Ă© a melhor ferramenta para o ajudar a obter esses dados.
  • DuraĂ§Ă£o da sessĂ£o no total do site: aqui poderĂ¡ perceber o engajamento do site ou o tempo que as pessoas lĂ¡ passam – pode obter essa mĂ©trica de forma gratuita, atravĂ©s do Similar Web:
  • Contador de palavras: como o nome indica, trata-se apenas de um contador de palavras – pode fazĂª-lo manualmente ao selecionar o conteĂºdo presente na mesma antes de colar na ferramenta Word Counter.

Avaliadas todas as mĂ©tricas acima citadas, Ă© preciso fazer um cruzamento de dados para perceber que sites estĂ£o a funcionar melhor e tentar perceber a razĂ£o de tal acontecer. 

 

Como comparar resultados ?

O primeiro passo Ă© fazer uma anĂ¡lise interna e comparĂ¡-la com os sites que concorrem com o seu negĂ³cio. A partir daĂ­, deverĂ¡ estabelecer uma comparaĂ§Ă£o com os melhores (apontamos sempre para o topo!). PoderĂ¡ simplesmente fazer uma mĂ©dia dos sites melhor classificados e perceber em que aspeto Ă© que o seu pode melhorar. 

 

Outros dados a ter em consideraĂ§Ă£o

A frieza dos nĂºmeros pode esconder alguns dados importantes. Imaginemos um texto com 1000 palavras ou mais. Pode ter o nĂºmero certo para resultar bem, mas fazĂª-lo apenas para cumprir quota de palavras retira toda a parte orgĂ¢nica associada. Ou seja, Ă© preferĂ­vel escrever algo que faça sentido e nĂ£o algo que seja apenas para agrado do Google e nĂ£o o dos seus utilizadores.

Por falar em utilizadores, procure que a experiĂªncia de quem visita o seu site seja a mais agradĂ¡vel possĂ­vel. Evite ter sites que demoram a carregar e torne-os mais navegĂ¡vel.

EstĂ¡mos cĂ¡ para o ajudar, se precisar de dar um Up ao seu negĂ³cio!

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