O desenvolvimento de um negĂ³cio implica vĂ¡rios desafios e obstĂ¡culos. Um dos quais, como Ă© sabido, passa pela concorrĂªncia. O que estĂ¡ a fazer bem? SerĂ¡ que jĂ¡ saturou o mercado? Podemos firmar parcerias? No que Ă© que a nossa empresa se destaca?… A anĂ¡lise comparativa em SEO pode ser a resposta Ă s questões que se podem colocar e que mostram a importĂ¢ncia da anĂ¡lise da concorrĂªncia para a compreensĂ£o do cenĂ¡rio envolvente e na construĂ§Ă£o de objetivos palpĂ¡veis para a prĂ³pria organizaĂ§Ă£o.
Assim, poder-se-Ă£o obter possĂveis insights valiosos sobre as prĂ¡ticas do setor com recurso Ă s ferramentas que apresentamos, o que por sua vez permitirĂ¡ avaliar forças e fraquezas, ajudando a delinear um plano concreto para uma eventual diferenciaĂ§Ă£o no mercado.Â
Ora, esta avaliaĂ§Ă£o nĂ£o apenas possibilita a antecipaĂ§Ă£o e adoĂ§Ă£o de tendĂªncias presentes em mĂ©tricas observĂ¡veis, como ainda capacita as empresas a ajustar as respetivas abordagens e inovações de forma a que se possa destacar da concorrĂªncia.
Uma das formas de o fazer Ă© atravĂ©s do SEO. Afinal, estamos a falar de algo que Ă©, inerentemente, comparativo. Ou seja, Ă© via SEO que nos posicionamos Ă frente dos nossos concorrentes quando o nosso pĂºblico potencial faz uma pesquisa num qualquer motor de buscaComo o prĂ³prio nome diz, sĂ£o ferramentas criadas com o objetivo de auxiliar os utilizadores a realizarem buscas para solucionarem os seus problemas ... – no fundo, o Google.
Como se pode fazer anĂ¡lise comparativa em SEO?
Considere a possibilidade do seu site concorrer pela palavra ‘fraldas’, que obteve cerca de 40 mil pesquisas por mĂªs, em mĂ©dia.Â
HĂ¡ vĂ¡rios sites em concorrĂªncia e sĂ³ um deles conseguirĂ¡ estar em 1º lugar. Um pouco como uma corrida de fĂ³rmula 1. SĂ³ um pode ter aquela posiĂ§Ă£o privilegiada. Mas quais as mĂ©tricas que se devem ter em conta?
MĂ©tricas e ferramentas:
- URL: de forma a facilitar a manipulaĂ§Ă£o de dados, Ă© importante termos o URL dos nossos concorrentes Ă mĂ£o;
- TĂtulo: pode parecer secundĂ¡rio, mas este Ă© um elemento fundamental. Afinal, Ă© o tĂtulo que vai desencadear interesse de quem visita o site;
- Produtos: se estivermos a lidar com e-commerce, Ă© necessĂ¡rio considerar a oferta dos produtos dos nossos concorrentes;
- On-Page: a ferramenta Moz Ă© muito Ăºtil neste aspeto. Afinal, analisa a On-Page e avalia-a de 0 a 100, podendo dar-lhe uma perspetiva quantificĂ¡vel de como se posiciona o seu site face Ă concorrĂªncia;
- Share of Search: esta mĂ©trica Ă© muito interessante, jĂ¡ que identifica o reconhecimento da marca. Com efeito, faz uma estimativa de cliques e, por isso, do CTR.
- Backlinks: o nĂºmero de links de outros domĂnios a apontar para a pĂ¡gina em anĂ¡lise;
- DomĂnios a Linkar a pĂ¡gina: muito simplesmente, trata-se do nĂºmero de domĂnios que linkam a pĂ¡gina analisada;
- Autoridade da pĂ¡ginaÉ uma classificaĂ§Ă£o de pesquisa de 1 a 100, criada por Moz, utilizada para medir o peso SEO que uma pĂ¡gina Web especĂfica carrega aos olhos de um... e do domĂnioParte principal de um site, ou seja, o endereço principal.: avaliada de 0 a 100, permite obter uma estimativa da autoridade da pĂ¡gina e do domĂnio.
- TrĂ¡fego da pĂ¡gina: Ă© apenas uma estimativa das visitas ao site, ou do trĂ¡fego da pĂ¡gina. O Ahrefs Ă© a melhor ferramenta para o ajudar a obter esses dados.
- DuraĂ§Ă£o da sessĂ£o no total do site: aqui poderĂ¡ perceber o engajamento do site ou o tempo que as pessoas lĂ¡ passam – pode obter essa mĂ©trica de forma gratuita, atravĂ©s do Similar Web:
- Contador de palavras: como o nome indica, trata-se apenas de um contador de palavras – pode fazĂª-lo manualmente ao selecionar o conteĂºdoÉ a parte de texto de uma pĂ¡gina. Atualmente, o conteĂºdo desempenha um papel chave para o rankeamento de pĂ¡ginas orgĂ¢nicas, tendo tornando-se um ... presente na mesma antes de colar na ferramenta Word Counter.
Avaliadas todas as mĂ©tricas acima citadas, Ă© preciso fazer um cruzamento de dados para perceber que sites estĂ£o a funcionar melhor e tentar perceber a razĂ£o de tal acontecer.Â
Como comparar resultados ?
O primeiro passo Ă© fazer uma anĂ¡lise interna e comparĂ¡-la com os sites que concorrem com o seu negĂ³cio. A partir daĂ, deverĂ¡ estabelecer uma comparaĂ§Ă£o com os melhores (apontamos sempre para o topo!). PoderĂ¡ simplesmente fazer uma mĂ©dia dos sites melhor classificados e perceber em que aspeto Ă© que o seu pode melhorar.Â
Outros dados a ter em consideraĂ§Ă£o
A frieza dos nĂºmeros pode esconder alguns dados importantes. Imaginemos um texto com 1000 palavras ou mais. Pode ter o nĂºmero certo para resultar bem, mas fazĂª-lo apenas para cumprir quota de palavras retira toda a parte orgĂ¢nica associada. Ou seja, Ă© preferĂvel escrever algo que faça sentido e nĂ£o algo que seja apenas para agrado do Google e nĂ£o o dos seus utilizadores.
Por falar em utilizadores, procure que a experiĂªncia de quem visita o seu site seja a mais agradĂ¡vel possĂvel. Evite ter sites que demoram a carregar e torne-os mais navegĂ¡vel.
EstĂ¡mos cĂ¡ para o ajudar, se precisar de dar um Up ao seu negĂ³cio!
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