Interaction to Next Paint. Ou INP (acrónimos no ramo do SEO nunca são demais). É esta a nova métrica do Google e será um indicador relevante no que diz respeito à velocidade de um site.
De facto, a INP é uma nova métrica Core Web Vitals desenhada para dar uma representação da velocidade de interação de uma dada página com o utilizador. E como é calculado? Através de uma amostra das interações mais longas que acontecem quando um utilizador visita a página. Se a página tiver menos de 50 interações, é calculada a que tiver o maior atraso.
O que tem a INP em consideração?
A Interaction to Next Paint tem em consideração três tipos de interações. Um clique do rato num elemento interativo, qualquer clique num elemento interativo através de um dispositivo com touchscreen e ainda o premir de uma tecla num teclado físico ou ecrã.
Traduzindo isto em números, quais os melhores valores de INP? Segundo o web.dev da Google, estar abaixo dos 200 milissegundos é sinal de que a sua página está a funcionar bem. Entre 200 e 500 milissegundos, a sua página precisa de melhorias. Acima destes 500… bem, não só precisa de melhorias, como tem mesmo uma resposta muito lenta.
Como se pode, então medir a Interaction to Next Paint? O Google ajuda os seus utilizadores com uma extensão do Chrome chamada Lightouse.
E como se pode reduzir o valor de INP? Cortar nos plugins como alguém que quer emagrecer corta nos hidratos de carbono. Tudo o que for desnecessário, deve ser retirado do seu site, de forma a que ele possa ter a fluídez desejável para o utilizador… e para o Google.
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