Três das maiores tecnológicas do mundo afirmaram estar a trabalhar conjuntamente num futuro sem palavras-passe.
De facto, as plataformas da Apple, da Google e da Microsoft poderão deixar de requerer palavras-passe a partir do próximo ano.
A iniciativa partiu da FIDO Alliance, associação que visa promover e desenvolver padrões de autenticação que ajudem a combater a “dependência” de palavras-passe”, e do World Wide Consortium, que, com 450 membros (entre eles, órgãos governamentais) é a principal organização de padronização da World Wide Web e que tem, como finalidade, criar padrões para o desenvolvimento e interpretação de conteúdos para a Web.
Esta poderá ser uma inovação polémica, mas tem por detrás dela motivos nobres, tais como a procura por uma experiência mais simples e segura. Assim, o utilizador comum não precisará de se recordar de combinações complexas de caracteres especiais e letras maiúsculas… mas terá de ter o telemóvel por perto.
Com efeito, a autenticação passaria a ter de ser feita através do smartphone de quem utiliza as plataformas das gigantes tecnológicas acima mencionadas. Ou seja, apesar de parecer paradoxal, apesar de haver menos palavras-passe, há mais segurança, pois um eventual invasor informático precisaria de ter, na sua posse, o smartphone do utilizador.