Em 2021 o Google anunciou o fim dos cookiesSão arquivos simples inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de... de terceiros até 2023 e o pânico instalou-se nas Agências e Departamentos de Marketing. Agora há um novo adiamento, cuja informação indica que o processo começará em 2024. Preocupações adiadas ou em suspenso? É sobre isso a publicação de hoje.
Porquê o Fim dos Cookies?
Em traços gerais, ao visitar um website este pode inserir no seu navegador cookies. Os cookies são arquivos que vão arquivando informação como seu IP, histórico de pesquisa e por conseguinte as suas preferências para a seguir o identificar e o impactar, seja em outros websites, seja nas redes sociais.
Os cookies permitem, então, conhecer os interesses do visitanteUsuário que realiza ações no site durante uma sessão. Torna-se um visitante único apos a sua primeira visita, sendo contado como o mesmo visitant... e, graças e isso, entregar-lhe melhores conteúdos, nos sítios certos e de acordo com a sua etapa no funil de vendasÉ um modelo que representa toda a jornada que um potencial cliente passa até se tornar um consumidor. Ao longo do percurso são implementadas difere.... Isto é perfeito para os profissionais de marketing, mas talvez não muito transparente para com os utilizadores.
Admita, quantas vezes deixou de entrar num website, por saber que será rastreado no futuro? Provavelmente nunca, mas apostamos que clica sempre em “aceito” para navegar com a melhor experiência.
“A privacidade é o horizonte.”
(fonte: Raunilson de Carvalho Bezerra)
Quando terminarem os cookies de terceiros, as empresas apenas terão os dados primários (first data), ou seja, os dados que receberam diretamente dos seus consumidores.
Fim dos Cookies Adiado Novamente
Está oficialmente confirmado que o Google vai adiar o fim dos cookies de terceiros, no browser Chrome, principalmente para garantir que as equipas de marketing tenham tempo para ajustar sua abordagem, desenvolver e testar novas tecnologias menos intrusivas.
À boa maneira portuguesa, estará a pensar “tenho tempo para me preocupar com isso”. Apesar da substituição e os próximos passos continuarem a ser um cenário de incerteza, não se deixe acomodar. Ao invés, pense que ganhou tempo para se preparar.
O Que Fazer Para Preparar O Futuro?
O primeiro conselho que lhe damos é apostar em conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... – original, divertido, educativo e que faça as pessoas voltarem ao seu website. De facto, em agosto deste ano, o Google comunicava no seu blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad... que tinha alterado o algoritmoPrograma utilizado pelos motores de busca para indexar, catalogar e exibir as melhores páginas para um utilizador após a sua busca. de pesquisa, dando ainda mais relevância ao bom conteúdo – até escrevemos um artigo sobre esta mudança.
A segunda dica é apostar na criação da sua própria base de dados. Estimule os visitantes do seu website e redes sociais a fornecerem os seus dados, de acordo com a sua política de privacidade. É muito importante nutrir essa base de dados e não os afugentar, por exemplo, com informação irrelevante. Se quiser ler mais sobre este tópico, espreite o tópico sobre automação em marketing.
Em terceiro lugar, teste os vários browsers para saber onde terá maior impacto a perda dos cookies e, assim, mitigar as suas repercussões quando estes forem extintos.
A quarta e última recomendação passa por contactar uma equipa de marketing digital que o posso ajudar, como a nossa. Se agendar connosco uma reunião prometos cookies, mas dos comestíveis! 🍪😉
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