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6 maneiras de dar boost ao e-commerce no verão

6 maneiras de dar um boost ao seu E-commerce durante o verão

O Verão está normalmente associado a um período de diminuição de vendas… a não ser que seja um vendedor de gelados.

De facto, é expectável que os consumidores passem mais tempo fora de casa, o que poderá fazer com que não estejam tão ligados aos seus dispositivos. Com efeito, a nível global, julho costuma ser o mês menos lucrativo para o e-commerce com uma diferença de quase 30% em vendas para o mês de dezembro, normalmente o mais bem-sucedido.

Mas não vale a pena desanimar! Há formas de dar a volta a estes efeitos da sazonalidade e de aproveitar este abrandamento para ganhar quota de mercado. Afinal, se afeta a sua indústria como um todo, afetará, com certeza, o seu concorrente, pelo que, neste período, tem uma oportunidade de ganhar terreno.

 

1 -Torne-se mais fresco

“Mudar o visual para o verão” é uma frase muito ouvida nas semanas que antecedem esta estação do ano. E a verdade é que isto não se aplica apenas a pessoas. De facto, pode aplicar-se a empresas.

Apresentar-se com cores diferentes, ainda que não muito distantes da sua identidade visual, pode fazer com que se diferencie da sua concorrência, tornando-se mais apelativo a potenciais consumidores, que se sentirão correspondidos no humor e na disposição da época balnear.

Além das cores, é importante, também, mudar as imagens dispostas no seu website, quando possível, de forma a passar as boas vibrações trazidas pelo verão.

 

2 – Mantenha-se ativo nas redes sociais

“Larga o telemóvel” é uma frase cada vez mais ouvida nas praias do nosso país. Sejam miúdos, sejam graúdos, são muitos aqueles que são advertidos para o tempo que passam nos respetivos dispositivos móveis.

Ora, isto pode ser mau para a funcionalidade familiar, mas bom para o negócio. Afinal, até podem não se efetivar compras, mas há espaço para que uma marca consiga ganhar exposição, e a melhor forma de o fazer é através das redes sociais, onde muitas das pessoas a quem é dirigido o “larga o telemóvel” passam parte do seu tempo.

Posto isto, é muito importante apostar na estratégia de redes sociais da sua empresa. Afinal, não é o facto de alguém ser advertido que o impede de ver o que quer que seja. E o impacto visual que é criado pode, muitas vezes, criar laços importantes (por vezes duradouros) com o cliente.

Deixe, por isso, a proposta de valor associada à sua empresa nas redes sociais e tenha o cuidado de publicar a horas recomendáveis para cada uma.

O ideal será relacionar o conteúdo com o verão, mas não é estritamente necessário.

 

3 – Prepare-se da melhor forma

O abrandamento de vendas no verão faz com que sobre tempo para rever algumas das estratégias que foram definidas para a sua empresa. Nesse sentido, poderá aproveitá-lo para otimizar e melhorar a forma como irá operacionalizar.

Com mais tempo livre, terá maior abertura para implementar alterações de fundo e para pensar naquilo que poderá fazer a partir de setembro.

Depois de traçado o objetivo final, pode começar a preparar o catálogo de produtos e a comunicação à volta deles de forma mais elaborada, o que poderá permitir um boost de vendas não no verão em que o fizer, mas em todos os verões seguintes, sendo esta uma estratégia que pode trazer proveitos a longo prazo.

O tempo livre que o verão oferece poderá permitir-lhe, também, ter mais tempo para monitorar aquilo que foi feito e definir aquilo que pode ser melhorado e/ou reforçado.

 

4 – Aborde novos públicos

Ainda numa perspetiva de longo prazo, poderá perspetivar a abertura a novos mercados, seja a nível geográfico ou a nível etário.

A nível geográfico, poderá criar relações importantes com países do Hemisfério Sul, que não atravessam a época balnear e que poderá ser segmentos importantes para combater a sazonalidade.

A nível etário, poderá abraçar gente de outras idades ou segmentar o seu produto para nichos de mercado.

 

5 – Criar novo conteúdo

Ter conteúdo que possa ser útil à sua audiência pode ajudar a estabelecer relações com a mesma. Neste sentido, o Inbound Marketing será um bom aliado.

Criar blogposts acerca do que se pode fazer no verão, como evitar queimaduras ou outros assuntos relacionados com esta estação do ano ajudará na aproximação ao cliente, que verá, nestas publicações, utilidade, criando uma associação saudável e importante com a sua empresa.

 

6 – Faça experiências

Ponha-se mais do lado do consumidor, veja o que ele vê, faça o que ele faz, e avalie se a experiência é boa ou não.

O tempo oferecido pelo abrandamento de vendas no verão permitir-lhe-á otimizar a experiência do cliente o potencial cliente com o site, desde a entrada até ao carrinho de compras, checkout e acompanhamento pós-venda.

Fazê-lo poderá fazer com que conquiste, a longo prazo, relações duradouras com alguns clientes.

 

Tem agora meia dúzia de motivos para tornar o verão da sua empresa mais eficiente. As vendas em ecommerce podem abrandar, mas isso não tem de ser proporcional à sua ambição.

 

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