Hoje em dia, os motores de pesquisa são a ferramenta mais utilizada para obter informação acerca de um produto, serviço ou marca. Por esta razão, torna-se essencial para qualquer empresa a visibilidade nestes motores através de investimento em SEO e SEA.
Um site bem concebido vai muito para além do seu visual apelativo e estrutura funcional. É importante perceber como funcionam ambas as estratégias para que em conjunto atinjam o objetivo de conseguir mais tráfego, leadsÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivíduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... ou vendas para um site ou landing pageTambém conhecida como “página de destino”, “página de aterragem”, “página de captura de leads”. É uma página web criada para um púb....
SEO – Search Engine Optimization
Conjunto de técnicas e estratégias que vão influenciar os algoritmos dos motores de pesquisa a rankear uma página para uma determinada palavra-chaveÉ uma palavra ou expressão que resumem os temas de um website para servir de referência aos motores de busca e estes saberem de que trata a nossa p... pesquisada. Estas técnicas e estratégias ajudam a alcançar um melhor posicionamento das páginas do seu site nos resultados de pesquisa orgânicos.
Vantagens
- Gera tráfego orgânicoVisitas ao website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes soc... qualificado;
- Melhora a taxa de conversãoPercentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em ca...;
- Aumenta a autoridade do site;
- Aumenta a visibilidade e credibilidade da marca;
- Promove o funil de vendasÉ um modelo que representa toda a jornada que um potencial cliente passa até se tornar um consumidor. Ao longo do percurso são implementadas difere...;
- Retorno do investimento a longo prazo;
- Aumenta o índice de qualidade dos conteúdos.
Desvantagens
- Requer investimento em recursos humanos;
- Exige mais tempo para que o site apareça na primeira página de resultados de pesquisa orgânicaLista de resultados de pesquisa não pagos que aparecem em determinada pesquisa. Normalmente os mais credíveis e certos para o utilizador obter a mel...;
- Falta de informação acerca de palavras chaves de visita ao site;
- Forte concorrência;
- AlgoritmoPrograma utilizado pelos motores de busca para indexar, catalogar e exibir as melhores páginas para um utilizador após a sua busca. em constante mutação.
SEA – Search Engine Advertising
Angariar tráfego para o seu site através da apresentação de anúncios online realizados no Google Ads. Estes anúncios são patrocinados/pagos e indexados a determinadas palavras-chave que, quando procuradas no motor de pesquisa (ex: Google), surgem em forma de anúncio ao utilizador.
Esta é uma forma bastante eficaz e inteligente de chegar a cada público-alvo, dado que o método se baseia nos interesses pessoais de cada um dos seus utilizadores.
Vantagens
- Imediato, excelente para divulgação a curto prazo (promoções);
- Os anúncios aparecem primeiro que os resultados orgânicos;
- Controlo total na criação e edição do anúncio;
- SegmentaçãoDefinição estratégica de público-alvo para uma campanha: inclui faixa etária, profissão, gênero, nível de renda, hábitos de consumo, etc. dos anúncios;
- Permite perceber quais as palavras chaves que convertem e a que custo.
Desvantagens
- Implica investimento;
- Desperta menos atenção por parte dos utilizadores, normalmente o olhar recai sobre os resultados da pesquisa orgânica;
- Elevada concorrência na Palavra-chave, faz com que seja necessário um investimento mais elevado.
Na imagem abaixo, verifica-se como é exibido um resultado de pesquisa orgânico (1) e um anúncio pago (2):
Uma estratégia de marketing de ferramentas de pesquisa unificada entre SEO (Otimização dos Motores de Busca)É a forma de ajudar os motores de busca a perceberem que temos aquilo que procuram. Isto é, o objetivo dos motores de busca é apresentar a melhor p... e SEA (Search Engine Advertising)Refere-se à estratégia de publicidade que poderá ser usada para potencializar a visibilidade de um negócio online em motores de pesquisa. O concei... é a abordagem ideal para obter resultados a curto e a longo prazo. Uma estratégia de palavras-chave e descrições bem sucedidas em campanhas de SEA, pode ser útil para melhorar a estratégia a longo prazo de SEO. Por outro lado, uma marca estar visível organicamente e em anúncios pagos aumenta naturalmente a confiança e o conhecimento para o utilizador.
Obviamente que cada mercado difere e exige uma estratégia personalizada, adequada às necessidades de quem oferece e de quem procura determinado produto ou serviço.
Para começar a utilizar estas ferramentas é necessário o apoio de uma equipa marketing digital, de forma a conseguir atingir os objetivos pretendidos. Transforme a sua presença no mundo online, contacte-nos para mais informações.