Sabemos que o e-commerce emergiu de forma exponencial, permitindo que empresas de todos os tamanhos alcancem mercados globais. Esse alcance, porรฉm, nรฃo รฉ assim tรฃo fรกcil de alcanรงar. Por detrรกs dele, costuma existir uma estratรฉgia que torna fundamental a criaรงรฃo de um plano de e-commerce internacional.
E porquรช internacional? Porque รฉ uma das melhores formas das empresas alcanรงarem mercados diferentes, escalando os seus ganhos para patamares impensรกveis com uma estratรฉgia local.ย
Para tal, รฉ preciso considerar apoios pรบblicos que possam existir. Um deles, particularmente para as empresas portuguesas (abrange todo o territรณrio nacional), รฉ a medida โInternacionalizaรงรฃo via E-commerceโ, que faz parte do Programa Internacionalizar 2030, aprovado pela Resoluรงรฃo do Conselho de Ministros nยบ20/2021. ร precisamente sobre esta medida e sobre a importรขncia de elaborar um plano de e-commerce internacional que falamos neste artigo de blogue.
Enquadramento
Este plano surge no contexto do Plano de Recuperaรงรฃo e Resiliรชncia (PRR) nacional, onde foram traรงados vรกrios investimentos e reformas que deverรฃo contribuir para, entre outras dimensรตes, a Transiรงรฃo Digital, que por sua vez procura digitalizar a economia, capacitando empreendedores e trabalhadores nesse sentido para tornar a balanรงa comercial portuguesa mais favorรกvel, aumentando o nรบmero de exportadores e exportaรงรตes.
Ora, o e-commerce aparece como via fundamental para se atingir isto, daรญ assumir o protagonismo do programa Comรฉrcio Digital, inserido na Componente C16 do PRR.
As principais vertentes sรฃo a internacionalizaรงรฃo das PME portuguesas atravรฉs de um programa que procura aprofundar a promoรงรฃo do comรฉrcio eletrรณnico e de um novo apoio para a promoรงรฃo digital.
Quem estรก elegรญvel para o apoio a e-commerce internacional?
Todas as Pequenas e Mรฉdias Empresas (PMEs) presentes em territรณrio portuguรชs, incluindo regiรตes autรณnomas, estรฃo elegรญveis para este apoio.
Ainda assim, รฉ necessรกrio comprovar o estatuto de PME atravรฉs de Certificaรงรฃo Eletrรณnica.
Alรฉm disto, รฉ preciso que o beneficiรกrio tenha situaรงรฃo lรญquida positiva no exercรญcio fiscal do ano anterior ao da candidatura .
Quais os valores dos apoios e quais as despesas elegรญveis?
Hรก limites mรญnimos e mรกximos de despesas elegรญveis para duas tipologias: โMais Mercadosโ e โNovas Exportadorasโ.
Os concorrentes ร s de โMais Mercadosโ, que enquadra os projetos de internacionalizaรงรฃo com melhores condiรงรตes para promover mercados de exportaรงรฃo via canais digitais, terรฃo de ter uma pontuaรงรฃo superior a 75 pontos no resultado do Diagnรณstico previamente realizado.
Jรก os que concorrem atravรฉs das โNovas Exportadorasโ terรฃo entre 20 e 75 pontos nesse diagnรณstico.
Os valores para a primeira estรฃo entre os 25 000โฌ e os 85 000โฌ. Jรก os da segunda oscilam entre 10 000โฌ e os 25 000โฌ, configurando-se como despesas elegรญveis UX design, CR, E-Commerce, criaรงรฃo de lojas online, design, SEO, redes sociais, SEA, marketing de conteรบdoEstratรฉgia de atraรงรฃo e nutriรงรฃo leads e audiรชncia por meio da produรงรฃo de conteรบdos relevantes em publicaรงรตes nas redes sociais, blog e eb... (como este que escrevemos aqui), custos com pessoal tรฉcnico entre outras.
Jรก as despesas nรฃo elegรญveis estรฃo sobretudo relacionadas com vendas – taxas, impostos, encargos financeiros, comissรตes sobre vendas, fees e portes, entre outros.
Qual รฉ a taxa de financiamento?
A resposta รฉ simples. 50%! Isso mesmo, metade do valor investido terรก o apoio do IAPMEI.ย
Contudo, รฉ preciso ter em consideraรงรฃo os critรฉrios de seleรงรฃo das operaรงรตes, devendo ir de encontro aos objetivos desta medida. Caso nรฃo se verifique alinhamento com os mesmos, as candidaturas receberรฃo uma decisรฃo desfavorรกvel.
Por outro lado, as que receberem decisรฃo favorรกvel serรฃo selecionadas por ordem de entrada – o tempo estรก a contar!
Que procedimentos se devem fazer?
Em primeiro lugar, deve ser solicitado o diagnรณstico E-Comerce no site Portugal Exporta. Se jรก o fez, deverรก proceder ร atualizaรงรฃo.
A seguir, deverรก apresentar a candidatura, que poderรก ser feita atravรฉs do formulรกrioSรฃo caixas nos websites nas quais o utilizador deixa informaรงรฃo em troca de alguma coisa, pode ser uma oferta, um voucher ou um orรงamento. Quanto ... disponรญvel no Balcรฃo dos Fundos, onde a PME terรก de estar inscrita.
Quem analisa as candidaturas?
As entidades que analisam as candidaturas sรฃo a AICEP, a EPE, a entidade Gestora da Medida de Internacionalizaรงรฃo.
Os candidatos serรฃo ouvidos no prazo mรกximo de 10 dias รบteis e aย decisรฃo serรก tomada pelo IAPMEI no prazo mรกximo de 40 dias รบteis a contar da apresentaรงรฃo.
Quais sรฃo os indicadores de resultados?
Existirรก contratualizaรงรฃo de resultados com os beneficiรกrios deste apoio. Esses resultados serรฃo considerado tendo em conta fatores como:
- Criaรงรฃo de loja prรณpria online;
- Nรบmero de novos serviรงos ou funcionalidades introduzidas em loja propria online;
- Nรบmero de novas adesรตes a marketplaces
- Nรบmero de mercados abraรงados no รขmbito de aรงรตes de marketing digital;
Condiรงรตes de pagamento aos Beneficiรกrios Finais
Os pagamentos poderรฃo ser feitos atรฉ 95% do apoio via adiantamento inicial para o financiamento (com limite de 13% do valor do total do apoio), pagamentos das faturas na proporรงรฃo da despesa elegรญvel faturada (liquidada atรฉ 30 dias) ou atravรฉs do reembolso total na proporรงรฃo das despesas em que a PME incorreu.
Atenรงรฃo: os pedidos de pagamento terรก de ser apresentados pelo beneficiรกrio e serรฃo acompanhados de um relatรณrio de auditoria de um Revisor Oficial de Contas.
Que obrigaรงรตes tenho?
Alรฉm do que estรก previsto no artigo 18ยบ da Portaria nยบ135-A/2022, sรฃo obrigaรงรตes do beneficiรกrio a comunicaรงรฃo de alteraรงรฃo da conta bancรกria, apresentar resultados apรณs12 concretizados apรณs 12 meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitaรงรฃo e efetuar o registo central de Beneficiรกrio Efetivo, disponibilizando o cรณdigo ร AICEP.
Estas sรฃo, sumariamente, as condiรงรตes necessรกrias para que uma PME se candidatar o apoio da medida โInternacionalizaรงรฃo via E-Commerceโ. Ainda assim, hรก certos aspetos que nรฃo se devem descurar quando se elabora um plano de E-commerce e que temos, forรงosamente, de mencionar e que podemos alongar num futuro artigo:
- Pesquisa de mercado;
- Regulamentos;
- Estratรฉgia de expansรฃo;
- Logรญstica;
- Estratรฉgia de pagamento;
- Localizaรงรฃo do site;
- Traduรงรฃo;
- Atendimento ao cliente;
- Avaliaรงรฃo de riscos;
- Mรฉtricas-chave;
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