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Marketing da Taylor Swift a cantar

O que podemos aprender com o Marketing da Taylor Swift?

Se olharmos para os últimos anos, há poucos artistas no mundo do entretenimento que conquistaram tanto sucesso e notoriedade quanto Taylor Swift. É certo que há outros nomes sonantes que merecem ser mencionados, mas esses já estavam pré-estabelecidos, ao contrário de Taylor Swift, que irrompeu pela cena musical sem pedir licença.

Além da sua notável capacidade musical, a artista norte-americana também prima por uma estratégia de marketing inteligente e inovadora, na qual dá primazia ao storytelling, à presença nas redes sociais e noção da importância da comunidade (ou do marketing relacionado) para o desenvolvimento mediático.

No fundo, a ascensão de Taylor Swift traz consigo ensinamentos importantes para toda a gente que queira aprender Marketing… e até aqueles que já pertencem ao setor, como a Up We Go.

Assim, neste artigo, iremos mostrar aquilo que aprendemos com Taylor Swift.

 

A importância do storytelling

Se há ferramenta poderosa no leque de marketing de Taylor Swift, o storytelling é uma delas.

A forma como é capaz de se humanizar ao criar narrativas autênticas e envolventes é algo que surpreende constantemente o seu público e quem a acompanha. Aliás, é o exemplo perfeito (entre outros que se encontram na música) da capacidade do storytelling poder criar conexões emocionais duradouras. Sobretudo ela, que tanto se expõe nas suas letras

Ao ter noção da importância deste fator e ao aplicá-lo nas nossas próprias estratégias de marketing, estaremos mais perto de fortalecer a identidade da marca, conquistar a fidelidade do cliente e criar uma comunidade de fãs (ou clientes, adaptando ao negócio do leitor que estiver a ler este artigo) envolvida e entusiasmada com o que Taylor (ou a sua marca) tem para oferecer.

Seja ao contar histórias inspiradoras sobre a jornada empresarial ou ao partilhar experiências autênticas, o storytelling é uma ferramenta essencial para que uma marca se possa destacar num mercado tão competitivo e alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

taylor swift marketing double chin

 

Taylor Swift nas redes sociais


As redes sociais são uma ferramenta cada vez mais indispensável para a comunicação de uma marca, e Taylor Swift tem isso bem presente. Afinal, tem sido capaz de usar esta via para se afirmar como uma importante figura no panorama Pop.

E como é que o tem feito? Pois bem, a cantora norte-americana tem em atenção aquilo que a sua comunidade quer ver e ouvir e é capaz de oferecer conteúdo autêntico e relevante. 

Apesar de ter centenas de milhões de seguidores no seu Instagram, não se encosta à sombra do sucesso. Com efeito, continua a publicar, com a regularidade e pertinência que é esperada pelos seus fãs. 

Esta postura inspira-nos a aplicar estas estratégias nas nossas próprias abordagens de marketing, podendo, assim criar uma presença sólida nas redes sociais, estabelecendo as necessárias conexões emocionais com o público, ao mesmo tempo que são alcançados resultados importantes para os nossos negócios.

Convém não esquecer de que a presença nas redes sociais é uma jornada contínua de construção de relacionamentos e engajamento com o público, e aprender com a abordagem bem-sucedida de Taylor Swift pode ser diferenciador para que atinja o tão desejado sucesso num mundo digital em constante evolução.

 

A Comunidade 

Este tópico vai de encontro ao anterior, na medida em que se relaciona intimamente com as redes sociais.

Contudo, não há como negar: a construção de comunidade é um dos pilares fundamentais do marketing de Taylor Swift. A sua capacidade de criar uma conexão efetivamente pessoal com os fãs, através das redes sociais ou até mesmo através de eventos especiais são lições valiosas para qualquer marca que procure cultivar uma comunidade leal e engajada.

Aplicando estas estratégias nas nossas próprias iniciativas de marketing, podemos fortalecer a identidade da marca, criar uma comunidade em torno dela e estabelecer relações significativas com nossos clientes

Não basta conquistar clientes, mas de criar um espaço onde estes se sintam parte de algo maior. No fundo, Marketing Relacional bem aplicado.

 

Parcerias

Se há algo que Taylor Swift sabe fazer bem é estabelecer parcerias. Fá-lo desde muito cedo, quando começou, e é algo de que ainda hoje faz uso. Aliás, tem-no feito cada vez mais. 

Perante o seu crescimento mediático, poderá colocar-se a questão: será que precisa? Bem, talvez esteja menos necessitada do que agora, mas a verdade é que isto continua a ser algo necessário para a sua afirmação. Ah, e por outro lado está a retribuir o que já fizeram por ela quando era menos conhecida.

O que é que podemos retirar daqui para o marketing? A importância de estabelecer boas relações com pessoas dentro do nosso sector… e não só. Com efeito, se uma marca não tiver o impacto desejado no mercado, pode procurá-lo fora dele. Ou seja, através de pessoas com algum mediatismo e influência. Por outras palavras, influencers, que darão asas à visibilidade do seu negócio.

Como é possível perceber, somos fãs de Taylor Swift. Não apenas pela música (E se a taylor Swift dissesse ´Shake it off´ à sua estratégia de Marketing?), mas também pela profissional que é e pela imagem que tem construído, servindo de inspiração a quem estuda (e executa) o Marketing.

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