No online há lugar para todos! Contudo, é difícil micro e pequenas empresas se destacarem quando a concorrência e o investimento das grandes organizações é feroz.
Hoje escrevemos sobre as melhores práticas e soluções para ajudar pequenos negócios a crescerem no mercado digital.
Se não vou vender online, faz sentido ter presença digital?
Vamos começar pelo princípio: para vencerem online, têm de estar online! “Estar online” não significa obrigatoriamente vender produtos na Internet, trata-se de ter presença em websites, blogs, redes sociais, fóruns ou outros canais de comunicação digitais.
Por exemplo, uma loja de roupa pode ter presença digital ao aplicar AIDAAtenção, Interesse, Desejo e Ação. É um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para dir... (Acção, Interesse, Desejo e Acção) para atrair novos clientes ou promover descontos, sem vender as suas peças numa loja virtual.
Então, a resposta é “SIM, faz todo o sentido”!
Soluções Para Micro e Pequenas Empresas
Trabalhar a comunicação de startups, micro e pequenas empresas é um desafio aliciante! Por norma, estes negócios necessitam de soluções fáceis e práticas para que possam usá-las de forma autónoma e, sobretudo, de baixo investimento.
Estas são as nossas sugestões para ajudar pequenos negócios a crescerem, digital e fisicamente:
1. Blog
Mais do que estar na moda, esta é uma opção de baixo investimento, de tempo e de dinheiro. Um blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad... capta a atenção, ajuda a criar relações sólidas e de longo prazo e torna-o um especialista na sua área.
Além disso, caso já tenha um website, integrar um blog permite manter a informação constantemente atualizada e, logo, com melhor oportunidade de destaque orgânico, ou seja, sem pagar publicidade. Isto porque, ninguém atualiza mensalmente o Sobre Nós ou os Serviços do website, pois não?
Onde criar blog gratuitamente:
2. Email Marketing
O Emailmarketing é uma excelente forma de atrair clientes (seja à sua loja online, website ou loja física), ao comunicar novidades, descontos especiais, dar dicas, apresentar soluções…
O Mailchimp é a nossa plataforma favorita por ser grátis (até a um determinado número de emails / envios) e por ser muito fácil de usar.
Não se esqueça de garantir que cumpre as normas do mais recente Regulamento Geral de Proteção de Dados; manter o email curto e apelativo; e não exagerar no número de envios.
3. Redes Sociais
Não conseguimos enfatizar o suficiente a importância de estar presente nas redes sociais, mas.. Há um “mas”! Mais do que estar presente nas redes sociais é preciso:
– definir em que redes vai estar (se o seu negócio for uma pastelaria não fará sentido estar no Linkedin, certo?)
– ter resposta para as seguintes questões: o que publicar (que texto, que vídeo/ imagem)? Quando e quantas vezes publicar?
– e, ainda, vou ter tempo para responder às mensagens e comentários? Para alimentar semanalmente a rede com conteúdos?
Se a dificuldade estiver na criação de elementos visuais (o design), espreite o nosso blog post sobre conteúdos de Halloween, com dicas práticas para criar imagens apelativas.
4. Google My Business
Resumidamente este é o seu cartão de visita virtual: apresenta a sua empresa, contactos e localização. É uma ferramenta gratuita da Google que lhe permite gerir a relação direta com clientes, nomeadamente responder aos comentários dos utilizadores e publicar eventos, descontos ou novidades.
Esta plataforma tem dezenas de possibilidades para maximizar o seu negócio, mas isso fica para um próximo post…
Até o próximo artigo!
Comente