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Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

No online há lugar para todos! Contudo, é difícil micro e pequenas empresas se destacarem quando a concorrência e o investimento das grandes organizações é feroz.

Hoje escrevemos sobre as melhores práticas e soluções para ajudar pequenos negócios a crescerem no mercado digital.

 

 

Se não vou vender online, faz sentido ter presença digital?

Vamos começar pelo princípio: para vencerem online, têm de estar online! “Estar online” não significa obrigatoriamente vender produtos na Internet, trata-se de ter presença em websites, blogs, redes sociais, fóruns ou outros canais de comunicação digitais.

Por exemplo, uma loja de roupa pode ter presença digital ao aplicar AIDA (Acção, Interesse, Desejo e Acção) para atrair novos clientes ou promover descontos, sem vender as suas peças numa loja virtual.

Então, a resposta é “SIM, faz todo o sentido”!

 

Soluções Para Micro e Pequenas Empresas

Trabalhar a comunicação de startups, micro e pequenas empresas é um desafio aliciante! Por norma, estes negócios necessitam de soluções fáceis e práticas para que possam usá-las de forma autónoma e, sobretudo, de baixo investimento.

Estas são as nossas sugestões para ajudar pequenos negócios a crescerem, digital e fisicamente:

 

1. Blog

Mais do que estar na moda, esta é uma opção de baixo investimento, de tempo e de dinheiro. Um blog capta a atenção, ajuda a criar relações sólidas e de longo prazo e torna-o um especialista na sua área.

Além disso, caso já tenha um website, integrar um blog permite manter a informação constantemente atualizada e, logo, com melhor oportunidade de destaque orgânico, ou seja, sem pagar publicidade. Isto porque, ninguém atualiza mensalmente o Sobre Nós ou os Serviços do website, pois não?

Onde criar blog gratuitamente:

 

2. Email Marketing

O Emailmarketing é uma excelente forma de atrair clientes (seja à sua loja online, website ou loja física), ao comunicar novidades, descontos especiais, dar dicas, apresentar soluções…

O Mailchimp é a nossa plataforma favorita por ser grátis (até a um determinado número de emails / envios) e por ser muito fácil de usar.

Não se esqueça de garantir que cumpre as normas do mais recente Regulamento Geral de Proteção de Dados; manter o email curto e apelativo; e não exagerar no número de envios.

 

3. Redes Sociais

Não conseguimos enfatizar o suficiente a importância de estar presente nas redes sociais, mas.. Há um “mas”! Mais do que estar presente nas redes sociais é preciso:

– definir em que redes vai estar (se o seu negócio for uma pastelaria não fará sentido estar no Linkedin, certo?)

– ter resposta para as seguintes questões: o que publicar (que texto, que vídeo/ imagem)? Quando e quantas vezes publicar?

– e, ainda, vou ter tempo para responder às mensagens e comentários? Para alimentar semanalmente a rede com conteúdos?

Se a dificuldade estiver na criação de elementos visuais (o design), espreite o nosso blog post sobre conteúdos de Halloween, com dicas práticas para criar imagens apelativas.

 

 

4. Google My Business

Resumidamente este é o seu cartão de visita virtual: apresenta a sua empresa, contactos e localização. É uma ferramenta gratuita da Google que lhe permite gerir a relação direta com clientes, nomeadamente responder aos comentários dos utilizadores e publicar eventos, descontos ou novidades.

Esta plataforma tem dezenas de possibilidades para maximizar o seu negócio, mas isso fica para um próximo post…

 

Instagram for Business

Até o próximo artigo!

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