Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

No online há lugar para todos! Contudo, é difícil micro e pequenas empresas se destacarem quando a concorrência e o investimento das grandes organizações é feroz.

Hoje escrevemos sobre as melhores práticas e soluções para ajudar pequenos negócios a crescerem no mercado digital.

No final do post deixamos uma mensagem especial para os pequenos negócios locais.

 

 

Se não vou vender online, faz sentido ter presença digital?

Vamos começar pelo princípio: para vencerem online, têm de estar online! “Estar online” não significa obrigatoriamente vender produtos na Internet, trata-se de ter presença em websites, blogs, redes sociais, fóruns ou outros canais de comunicação digitais.

Por exemplo, uma loja de roupa pode ter presença digital ao aplicar AIDA para atrair novos clientes ou promover descontos, sem vender as suas peças numa loja virtual.

Então, a resposta é “SIM, faz todo o sentido”!

 

Soluções Para Micro e Pequenas Empresas

Trabalhar a comunicação de startups, micro e pequenas empresas é um desafio aliciante! Por norma, estes negócios necessitam de soluções fáceis e práticas para que possam usá-las de forma autónoma e, sobretudo, de baixo investimento.

Estas são as nossas sugestões para ajudar pequenos negócios a crescerem, digital e fisicamente:

 

1. Blog

Mais do que estar na moda, esta é uma opção de baixo investimento, de tempo e de dinheiro. Um blog capta a atenção, ajuda a criar relações sólidas e de longo prazo e torna-o um especialista na sua área.

Além disso, caso já tenha um website, integrar um blog permite manter a informação constantemente atualizada e, logo, com melhor oportunidade de destaque orgânico, ou seja, sem pagar publicidade. Isto porque, ninguém atualiza mensalmente o Sobre Nós ou os Serviços do website, pois não?

Onde criar blog gratuitamente:

 

2. Email Marketing

O Emailmarketing é uma excelente forma de atrair clientes (seja à sua loja online, website ou loja física), ao comunicar novidades, descontos especiais, dar dicas, apresentar soluções…

O Mailchimp é a nossa plataforma favorita por ser grátis (até a um determinado número de emails / envios) e por ser muito fácil de usar.

Não se esqueça de garantir que cumpre as normas do mais recente Regulamento Geral de Proteção de Dados; manter o email curto e apelativo; e não exagerar no número de envios.

 

3. Redes Sociais

Não conseguimos enfatizar o suficiente a importância de estar presente nas redes sociais, mas.. Há um “mas”! Mais do que estar presente nas redes sociais é preciso:

– definir em que redes vai estar (se o seu negócio for uma pastelaria não fará sentido estar no Linkedin, certo?)

– ter resposta para as seguintes questões: o que publicar (que texto, que vídeo/ imagem)? Quando e quantas vezes publicar?

– e, ainda, vou ter tempo para responder às mensagens e comentários? Para alimentar semanalmente a rede com conteúdos?

Se a dificuldade estiver na criação de elementos visuais (o design), espreite o nosso blog post sobre conteúdos de Halloween, com dicas práticas para criar imagens apelativas.

 

 

4. Google My Business

Resumidamente este é o seu cartão de visita virtual: apresenta a sua empresa, contactos e localização. É uma ferramenta gratuita da Google que lhe permite gerir a relação direta com clientes, nomeadamente responder aos comentários dos utilizadores e publicar eventos, descontos ou novidades.

Esta plataforma tem dezenas de possibilidades para maximizar o seu negócio, mas isso fica para um próximo post…

 

Porquê este post?

Os pequenos negócios locais são os que mais estão a sofrer com a pandemia provocada pelo Covid-19. Sabemos o que estão a passar e gostaríamos de vos dizer #vaificartudobem.

Estamos efetivamente solidários convosco. Isto significa que, caso precisem de nossa ajuda, temos soluções à medida dos vossos negócios e, especialmente, à medida do “orçamento-pandemia”.

Instagram for Business

Até o próximo artigo!

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