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5 Erros Fatais de Marketing Digital, Como Evitá-los

Vamos dedicar este artigo aos erros fatais que vemos com mais frequência nas estratégias de marketing digital e que podem comprometer as marcas. Não vamos apenas apontar os problemas, vamos explicar como pode perceber se os está a cometer e como evitá-los.

 

«Na realidade, venda e marketing são antíteses e não são sinónimos. Haverá sempre necessidade para venda, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, é compreender tão bem o cliente que o produto (ou serviço) o sirva e se venda por si mesmo.» – Peter Drucker

 

Erros Preliminares de Marketing Digital

 

Erro 1

Se não sabe quem é o seu target, está a cometer um dos erros fatais de marketing digital. Para evitá-lo, antes lançar uma campanha ou de criar conteúdo é obrigatório que compreenda quem é o público alvo, quais os seus padrões de consumo, como e onde comunica. Só assim é que é possível evitar criar conteúdos irrelevantes ou publicá-los no sítio errado.

Se, por exemplo, já tem redes sociais verifique as estatísticas de impressões (visualizações) e interações e dedique tempo a analisar as diferentes métricas. Por outro lado, se ainda não tiver, faça uma pesquisa como se fosse o cliente. Vai descobrir informação preciosa sobre termos de pesquisa, o que está a ser comentado e até sobre a concorrência.

 

Erro 2:

Depois da definição do público-alvo, é fundamental planear o que vai ser feito, quando, como e onde. Se ainda não planeou, está a cometer o segundo erro fatal de marketing digital porque se não existir um plano, não existem métricas para serem avaliadas; os recursos vão estar dispersos e com isso gastará mais tempo e dinheiro. Além disso, sem plano não há foco, consistência e clareza. Não se esqueça, pode evitá-lo se realizar um planeamento.

 

 

Erros Durante as Campanhas de Marketing Digital

Comunicar de forma efetiva com os potenciais leads, seguidores e atuais clientes é fundamental para atingir conversões, sejam elas quais forem (inscrições na newsletter, pedidos de orçamentos, chamadas ou compras).

Durante as campanhas, os principais erros de marketing digital são:

  • criar copywriting porque acha interessante, sem verificar se os clientes gostam/ interagem;
  • Ir em frente com determinado design porque gosta do desenho que fez. Lembre-se: o cliente é que tem de gostar;
  • copiar os outros. Ninguém inventa a roda, por isso é totalmente válido que se inspire noutros, mas não copie. A verdade é que se já viu em algum lado, o seu cliente também pode ter visto.
  • criar conteúdo aleatório. Os conteúdos têm sempre de ser relevantes. Sugerimos que pergunte a si mesmo: “Se eu fosse o meu cliente eu iria gastar tempo a ler/ver/escutar isto?”.
  • não analisar. Sim, durante as campanhas é importantíssimo parar para analisar o que está a ser feito. Ainda que a sua campanha esteja bem traçada, há imprevistos que podem exigir uma mudança de planos. Vale sempre a pena testar novas estratégias e abordagens.

Se não está a atrair o público que quer, perceba que o problema pode ser o conteúdo que está a oferecer aos utilizadores. Para que a mudança total não ocorra de forma repentina, faça testes. Mude imagens, textos (copywriting e SEO) e vídeos. Para evitar cometer erros fatais de marketing digital analise constantemente!

Se está a atrair o público certo pode criar formas de diálogo com os leads. As estratégias mais comuns são pesquisas, opiniões e votações que, para além dos clientes adorarem serem ouvidos, permite-lhe  recolher indicadores para novas estratégias.

 

Erros Pós Campanhas de Marketing

Erro 1:

Não analisar é um dos erros fatais de marketing digital e para evitá-lo pode recorrer a ferramentas de análise que todas as plataformas de marketing oferecem. É possível que, caso não seja profissional, se sinta assoberbado com tanta informação e tenha dificuldade em interpretar as informações.  Ainda assim, é importante que dedique tempo a este passo para:

  • produzir conteúdo direcionado ao que o público espera;
  • recalcular a estratégia, tanto para melhorar ou para resolver o que não está a correr bem;
  • ficar a par do que os seguidores/clientes/leads dizem sobre a marca;
  • ter uma equipa envolvida, focada e com objetivos delineados.

 

Erro 2:

Mudar constantemente. É um erro típico de marketing digital, sobretudo para quem está a começar e ansioso por converter. Todas as campanhas de marketing, independentemente dos canais, exigem consistência. Isto significa que pode publicar um bom conteúdo hoje, mas, por exemplo, por não ter força suficiente para atingir os resultados esperados. Para evitá-lo, é importante saber esperar, mantendo o plano traçado.

 

Erro 3:

Nunca mudar. Parece que estamos a contradizer, certo? Há um equilíbrio muito ténue entre manter a consistência e saber quando é altura de voltar ao ponto de partida e mudar. Só uma análise minuciosa aos dados recolhidos lhe vai permitir tomar esta decisão.

Além disso, o mercado digital é muito diferente do offline, uma vez que está em constante mudança e expansão. Compreender as alterações de tendências e de tecnologia dão-lhe vantagem competitiva e evita que pareça estar parado no tempo.

 

 

Transformar Erros Fatais de Marketing Digital em Oportunidades

Em vez de olhar para estes erros como ameaças, pense neles como oportunidades de melhoria e comece a planear a sua estratégia de marketing digital.

Se precisar de ajuda, espreite as regras para criar conteúdo nas redes sociais, como melhorar estratégias digitais ou entre em contacto.

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