Certamente já ouviu falar em Facebook AdsPlataforma de anúncios do Facebook. . Afinal, é um termo comum entre aqueles que procuram saber mais sobre marketing digital… e, vamos ser francos, é algo que aparece com (por vezes demasiada) frequência, nas redes sociais de quem procura criar conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... ou promover o seu negócio através das mesmas.
Sucintamente, é o sistema de anúncios pagos do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios, gerando o impulso necessário para alcançar resultados reais e otimizar investimentos. Esta é a definição resumida de Facebook Ads. Porém, sugerimos acompanhar o resto do artigo de forma a compreender melhor o que é esta ferramenta e de que forma pode alavancar o seu negócio com a mesma.
Este tipo de anúncio torna-se bastante eficaz graças às diversas opções de segmentaçãoDefinição estratégica de público-alvo para uma campanha: inclui faixa etária, profissão, gênero, nível de renda, hábitos de consumo, etc. disponíveis para os anunciantes. Ora, isto faz com que se gere um maior número de conversões, dado que o alcance orgânico é cada vez mais difícil de alcançar, especialmente quando os objetivos são comerciais.
Deste modo, é extremamente importante ter bem definida a sua estratégia pessoal e os objetivos que deseja alcançar. O Facebook Ads será um auxílio importante, na medida em que permite gerir campanhas de forma eficaz ao mesmo tempo que compara os resultados e analisa as estatísticas relevantes para atingir o objetivo desejado. Assim, antes de criar qualquer tipo de campanha deve-se planear primeiro, para só depois executar.
Além disso, o Facebook Ads possui diferentes formatos de anúncios para que os mesmos se adequem ao pretendido, dependendo do efeito desejado. Ou seja, a criação de uma promoção pode ser feita através de imagens, vídeos e até em ca rrossel.
Isto permitirá que uma publicação seja promovida a um maior número de usuários; que o cliente seja direcionado para o site da empresa; que se gere interatividade; que haja promoção de eventos no site ou que se criem anúncios para uma determinada oferta, entre outros. Cada uma destas opções servirá para um determinado objetivo: reconhecimento da marca, consideração ou conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc..
Daqui, é importante ressalvar que o objetivo do reconhecimento é gerar interesse ao público, apresentando os pontos diferenciadores da empresa. Já o objetivo da consideração passa por fazer com que as pessoas pensem na sua empresa e acabam por procurar mais informações sobre a mesma. Por fim, as conversões têm como finalidade incentivar o interesse e a compra por parte do cliente do seu produto e/ou serviço.
Parece incrível, não é? Porém, para que seja possível tirar o melhor partido desta ferramenta, existem alguns termos e conceitos básicos que devemos compreender.
Gestor de Negócios do Facebook Ads
Sabe aquele botão que diz “Promover” e que aparece nas imediações de cada post? Apostamos que já consegue visualizar só de falarmos nele, não é? Pois bem, esse botão não é suficiente se a ideia for alavancar uma determinada publicação. Com efeito, exige um trabalho mais intenso, e que passa pelo Gestor de Negócios, o local através do qual pode ser, como o nome indica, gerido o seu negócio. Afinal, é através do mesmo que se pode gerir todos os anúncios feitos através do Facebook Ads, sendo possível fazer uma monitorização dos resultados obtidos, ou KPI.
Return on Advertising Spend (ROAS)
É conhecida como sendo o retorno sobre o investimento publicitário realizado. Através dela, é possível medir todo o retorno sobre os gastos com os anúncios de compras no site.
Custo Por Clique (CPC)
O Custo por Clique no Facebook segue o mesmo parâmetro dos demais anúncios realizados de forma online e paga por clique realizado. Para isso, basta dividir o custo total do anúncio pelo total de cliques realizados no mesmo.
Custo por Mil (CPM)
O Custo por Mil, segue uma lógica idêntica ao CPC. Ou seja, é calculado com base na média paga para cada mil impressões do anúncio.
PixelUm ficheiro de imagem invisível colocado num website que é utilizado para passar informação, como um cookie, a um servidor. Os pixéis podem ser u... de Conversão
O Pixel de Conversão é a ferramenta utilizada para o cálculo de resultados. É através dela que se pode ficar a conhecer o número de visitas a uma determinada página da internet. Também é possível rastrear o número de conversões de uma landing pageTambém conhecida como “página de destino”, “página de aterragem”, “página de captura de leads”. É uma página web criada para um púb.... Além disso, também se pode utilizar em campanhas de retargetingEstratégia para impactar usuários que já tiveram contato com os conteúdos da sua marca. Utiliza a tecnologia dos cookies..
Por exemplo, sempre que o anúncio criado levar o usuário a outra página, como é o caso de e-commerce, é possível realizar essa identificação.
Assim, após obter todas estas informações, poderá ser feita a segmentação dos anúncios de forma precisa, o que fará com que o uso dos recursos seja otimizado.
Conversion Lift
Pode ser livremente traduzido para Elevador de Conversão se quisermos usar um nome divertido. E na verdade não está assim tão longe da realidade. Afinal, permite, a toda a equipa que gere o marketing, acompanhar a quantidade de receita gerada ao longo do período de lançamento do anúncio. No fundo, e utilizando a nossa analogia, permite que cada colaborador possa entrar no elevador e verificar se este está a caminho do andar desejado.
Teste A/BTeste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho no que toca à interação do público. Um exemplo ...
Este é um conceito que poderá desenvolver caso queira testar antes de implementar. Com efeito, o teste A/B permite-lhe perceber qual o tipo de anúncio que deve utilizar para alavancar o seu negócio.
Por outras palavras, podemos afirmar que os testes A/B lhe permitem experimentar diferentes formatos. Com efeito, pode, de antemão, consultar algumas métricas tais como o custo por resultado ou o custo por aumento de conversão.
Dark Post
Parece obscuro, mas não se trata de nada ilegal. Com efeito, um Dark Post é apenas uma publicação que não faz parte do seu feed, mas que já foi lançada. Ou seja, foi publicado para que possa ser visto, mas não é encontrado por quem entra na página do seu negócio. Ora, isto tem a sua utilidade, na medida em que evita que o seu feed fique preenchido com posts promocionais.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a perceber o potencial do Facebook Ads e o impulso que esta ferramenta pode trazer. Afinal de contas, conseguimos otimizar recursos e investimentos, atingindo um maior número de público, previamente selecionado.
Contudo, é essencial dominar estes termos para que se possa tirar o melhor partido deste.
Se toda esta informação o faz querer ainda pedir ajuda, pode contar connosco. Temos Soluções de marketing, desde o brandingO branding é a gestão da sua marca. Todas as ações com o objetivo de consolidar sua marca ou trazer mais visibilidade fazem parte da estratégia d... até às redes sociais, não hesite!
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