Certamente já ouviu falar em Facebook Ads. Afinal, é um termo comum entre aqueles que procuram saber mais sobre marketing digital… e, vamos ser francos, é algo que aparece com (por vezes demasiada) frequência, nas redes sociais de quem procura criar conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... ou promover o seu negócio através das mesmas.
Sucintamente, é o sistema de anúncios pagos do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios, gerando o impulso necessário para alcançar resultados reais e otimizar investimentos. Esta é a definição resumida de Facebook Ads. Porém, sugerimos acompanhar o resto do artigo de forma a compreender melhor o que é esta ferramenta e de que forma pode alavancar o seu negócio com a mesma.
Este tipo de anúncio torna-se bastante eficaz graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes. Ora, isto faz com que se gere um maior número de conversões, dado que o alcance orgânico é cada vez mais difícil de alcançar, especialmente quando os objetivos são comerciais.
Deste modo, é extremamente importante ter bem definida a sua estratégia pessoal e os objetivos que deseja alcançar. O Facebook Ads será um auxílio importante, na medida em que permite gerir campanhas de forma eficaz ao mesmo tempo que compara os resultados e analisa as estatísticas relevantes para atingir o objetivo desejado. Assim, antes de criar qualquer tipo de campanha deve-se planear primeiro, para só depois executar.
Além disso, o Facebook Ads possui diferentes formatos de anúncios para que os mesmos se adequem ao pretendido, dependendo do efeito desejado. Ou seja, a criação de uma promoção pode ser feita através de imagens, vídeos e até em ca rrossel.
Isto permitirá que uma publicação seja promovida a um maior número de usuários; que o cliente seja direcionado para o site da empresa; que se gere interatividade; que haja promoção de eventos no site ou que se criem anúncios para uma determinada oferta, entre outros. Cada uma destas opções servirá para um determinado objetivo: reconhecimento da marca, consideração ou conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc..
Daqui, é importante ressalvar que o objetivo do reconhecimento é gerar interesse ao público, apresentando os pontos diferenciadores da empresa. Já o objetivo da consideração passa por fazer com que as pessoas pensem na sua empresa e acabam por procurar mais informações sobre a mesma. Por fim, as conversões têm como finalidade incentivar o interesse e a compra por parte do cliente do seu produto e/ou serviço.
Parece incrível, não é? Porém, para que seja possível tirar o melhor partido desta ferramenta, existem alguns termos e conceitos básicos que devemos compreender.
Gestor de Negócios do Facebook Ads
Sabe aquele botão que diz “Promover” e que aparece nas imediações de cada post? Apostamos que já consegue visualizar só de falarmos nele, não é? Pois bem, esse botão não é suficiente se a ideia for alavancar uma determinada publicação. Com efeito, exige um trabalho mais intenso, e que passa pelo Gestor de Negócios, o local através do qual pode ser, como o nome indica, gerido o seu negócio. Afinal, é através do mesmo que se pode gerir todos os anúncios feitos através do Facebook Ads, sendo possível fazer uma monitorização dos resultados obtidos, ou KPI.
Return on Advertising Spend (ROAS)
É conhecida como sendo o retorno sobre o investimento publicitário realizado. Através dela, é possível medir todo o retorno sobre os gastos com os anúncios de compras no site.
Custo Por Clique (CPC)
O Custo por Clique no Facebook segue o mesmo parâmetro dos demais anúncios realizados de forma online e paga por clique realizado. Para isso, basta dividir o custo total do anúncio pelo total de cliques realizados no mesmo.
Custo por Mil (CPM)
O Custo por Mil, segue uma lógica idêntica ao CPC. Ou seja, é calculado com base na média paga para cada mil impressões do anúncio.
PixelUm ficheiro de imagem invisível colocado num website que é utilizado para passar informação, como um cookie, a um servidor. Os pixéis podem ser u... de Conversão
O Pixel de Conversão é a ferramenta utilizada para o cálculo de resultados. É através dela que se pode ficar a conhecer o número de visitas a uma determinada página da internet. Também é possível rastrear o número de conversões de uma landing pageTambém conhecida como “página de destino”, “página de aterragem”, “página de captura de leads”. É uma página web criada para um púb.... Além disso, também se pode utilizar em campanhas de retargeting.
Por exemplo, sempre que o anúncio criado levar o usuário a outra página, como é o caso de e-commerce, é possível realizar essa identificação.
Assim, após obter todas estas informações, poderá ser feita a segmentação dos anúncios de forma precisa, o que fará com que o uso dos recursos seja otimizado.
Conversion Lift
Pode ser livremente traduzido para Elevador de Conversão se quisermos usar um nome divertido. E na verdade não está assim tão longe da realidade. Afinal, permite, a toda a equipa que gere o marketing, acompanhar a quantidade de receita gerada ao longo do período de lançamento do anúncio. No fundo, e utilizando a nossa analogia, permite que cada colaborador possa entrar no elevador e verificar se este está a caminho do andar desejado.
Teste A/BTeste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho no que toca à interação do público. Um exemplo ...
Este é um conceito que poderá desenvolver caso queira testar antes de implementar. Com efeito, o teste A/B permite-lhe perceber qual o tipo de anúncio que deve utilizar para alavancar o seu negócio.
Por outras palavras, podemos afirmar que os testes A/B lhe permitem experimentar diferentes formatos. Com efeito, pode, de antemão, consultar algumas métricas tais como o custo por resultado ou o custo por aumento de conversão.
Dark Post
Parece obscuro, mas não se trata de nada ilegal. Com efeito, um Dark Post é apenas uma publicação que não faz parte do seu feed, mas que já foi lançada. Ou seja, foi publicado para que possa ser visto, mas não é encontrado por quem entra na página do seu negócio. Ora, isto tem a sua utilidade, na medida em que evita que o seu feed fique preenchido com posts promocionais.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a perceber o potencial do Facebook Ads e o impulso que esta ferramenta pode trazer. Afinal de contas, conseguimos otimizar recursos e investimentos, atingindo um maior número de público, previamente selecionado.
Contudo, é essencial dominar estes termos para que se possa tirar o melhor partido deste.
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