Com menos poder de compra, os consumidores vão estar focados nas marcas que sobressaem. O Natal ainda parece distante, mas começa agora a estratégia para ver quem se vai evidenciar e, logo, vender mais. A pensar nas micro e pequenas empresas criamos as 10 estratégias de marketing para o Natal.
Num mercado completamente lotado e num contexto de perda do poder de compra, motivada pela inflação económica, a época natalícia pode manter à tona muitas micro e pequenas empresas e, mais, sustentar a sua posição competitiva a longo prazo.
As conversões no Natal são o objetivo, mas para isso terá de consciencializar o público antecipadamente e garantir que está no topo da sua mente na hora de comprar.
1 – Perceba o Mercado
Uma dica de prática e de baixíssimo custo é falar com quem melhor conhece o seu produto – o seu cliente! Pegue na listagem de emails e envie um questionário que o ajude a obter informação útil.
Além disso, perceba o que correu bem no ano passado no seu websit: como chegaram a si, o que mais vendeu e que palavras foram usadas para o encontrar, de forma a planear a estratégia deste ano.
Se tiver orçamento pode e deve falar com uma agência, como a nossa, para aprofundar a pesquisa de mercado e descobrir, por exemplo, em que canais está o seu público e que palavras-chave usar para os impactar.
2 – Invista no Website
O utilizador vai criar uma opinião sobre os seus produtos em segundos, com base na experiência que terá ao abrir o seu website. Está, então, na altura de atualizar o website em duas frentes:
- no backoffice para garantir que cumpre os requisitos do motor de buscaComo o próprio nome diz, são ferramentas criadas com o objetivo de auxiliar os utilizadores a realizarem buscas para solucionarem os seus problemas ... Google e por isso aparece quando os seus produtos e serviços são pesquisados;
- no frontoffice para promover o espírito da época, por exemplo criando novos banners natalícios.
3 – Envie Campanhas Com Antecedência
Provavelmente já terá uma ideia de criar packs e promoções natalícias, mas não deixe para dezembro para o fazer. Crie automações de marketing que lhe permitam impactar os leadsÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivíduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... nas suas várias etapas do funil de vendasÉ um modelo que representa toda a jornada que um potencial cliente passa até se tornar um consumidor. Ao longo do percurso são implementadas difere.... Assim, conquistará todos: os que antecipam as compras e vão adorar receber conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... com antecedência e os que deixam para a última hora porque se vão lembrar os seus emails (e dos incentivos que lhes dará).
Nem o Pai Natal começa a trabalhar em dezembro…
4 – Prepare as Redes Sociais
Estamos em outubro e as montras das lojas já estão totalmente decoradas com elementos de Natal. Se isso acontece nos espaços físicos não devia acontecer também no digital?
Em dezembro já ninguém aguenta ver pinheiros, pais-natais e rabanadas, mas em outubro e novembro esse imaginário é muito bem-vindo. Comece agora mesmo com 3 dicas para vender nas redes sociais ou 5 soluções de baixo orçamento para redes sociais.
5 – Agende Conteúdos
Com estas dicas infalíveis de marketing digital para o Natal estará cheio de trabalho em dezembro, por isso não deixe para amanhã a publicação que pode agendar hoje! Crie um calendário de publicações, desenvolva o texto e imagem e agende.
Contudo, isto não significa deixar de lado as redes sociais, é obrigatório acompanhar frequentemente e responder a todas as mensagens e comentários, mas verá que o seu trabalho estará facilitado.
6 – Chat no Website
Seja do WhastApp ou do Messenger, ter chat no seu website é muito importante nesta altura. Os leads têm imensas dúvidas, tais como – “chegará a tempo?” ou “até quando posso trocar?”.
Como vai dar resposta a tudo? Crie mensagens com perguntas que o seu potencial cliente poderá fazer e as suas respetivas respostas. Depois é só automatiza-las!
7 – Faça Fotografias Natalícias
Se está a pensar usar fotografias de bancos de imagens, escolha-as bem. Para além de garantidamente não transmitirem o seu produto ou serviço, o seu concorrente poderá fazer o mesmo…
Se tem produtos é obrigatório ter fotografias de Natal de grande qualidade! A Curata, com quem trabalhamos frequentemente, é especialista em criar o mood natalício nas suas sessões.
8 – Dinamize Cross-selling & Up-selling
Uma das vantagens do Natal para quem vende é saber que os visitantes estão mais predispostos a gastar um pouco mais para fazer brilharete na hora de abrir presentes.
Imagine uma loja de vinhos, o comerciante pode:
- dinamizar estratégia de cross-sellingOu também designado por venda cruzada, trata-se da venda de produtos ou serviços relacionados e complementares com base no interesse do cliente na a..., criando um pack (o tradicional cabaz) de vinho e adicionar chocolate e frutos secos;
- incentivar uma estratégia de up-sellingEsta estratégia privilegia incentivar os clientes a adquirir uma versão mais premium de um produto ou serviço que originalmente pretendiam comprar...., sugerindo ao visitanteUsuário que realiza ações no site durante uma sessão. Torna-se um visitante único apos a sua primeira visita, sendo contado como o mesmo visitant... que opte por uma garrafa de vinho premium em vez da normal.
No dois casos está a vender mais!
9 – Torne os Seus Produtos Natalícios
Não terá de mudar o packaging ou próprio produto para lhe dar um ar natalício. Às vezes uns autocolantes ou uns postais fazem toda a diferença. E ações tão simples como oferecer o embrulho (em papel reciclado, claro!) ou um laçarote vão derreter o consumidor!
10 – Espalhe a Magia do Natal
Abrace o verdadeiro espírito natalício nos seus contactos e publicações, o que vai tornar o seu conteúdo mais humano e autêntico.
As 10 estratégias infalíveis de marketing que hoje apresentamos não apenas válidas no Natal, mas a verdade é que nesta época têm um maior peso. Não se esqueça que uma estratégia isolada não faz milagres, sobretudo se só agora entrou no mercado digital e se está a competir contra o investimento feroz das grandes empresas.
Como o conteúdo é sobre Natal, prometemos-lhe um presente digital caso decida dar um UP ao seu negócio connosco – contacte-nos!
Oh oh oh!
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