Glossário de Marketing Digital

Glossário imprescindível com os termos explicados de forma descomplicada e divertida.

A

É um processo imprescindível para melhor o desempenho. Consiste em testar duas variações da mesma campanha.

No caso de email marketing envia, por exemplo, para o Grupo A, um assunto diferente, variações na cor, vídeos em vez de texto; já para o Grupo B mantem o que costuma enviar normalmente.

Qual obteve melhor performance? Glossário de Marketing Digital

É como se chamava o serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo atual Google Ads que os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.

É uma estratégia de marketing na qual o cliente (ou parceiro) é recompensado por trazer novos clientes. Quando é um amigo que nos fala das vantagens de um produto, a probabilidade de confiarmos e comprarmos é enorme, certo? É por isso que funciona tão bem. Glossário de Marketing Digital

Esta estratégia pode ser elevada a um nível superior, criando programas de afiliados, áreas do website para gerirem as suas comissões; o afiliado tornar este sistema num negócio, criando os seus próprios canais de divulgação…

Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os utilizadores para a conversão desejada.

programa utilizado pelos motores de busca para indexar, catalogar e exibir as melhores páginas para um utilizador após a sua busca.

o texto alternativo das imagens é uma das otimizações On Page utilizadas para identificar a quem procura o que uma determinada imagem exibe. Esta descrição também serve para que softwares de leitura consigam exibir o que a imagem mostra.

Processo de utilização de matemática, estatística, machine learning e modelagem preditiva para encontrar padrões de dados. Resumindo: é um meio de analisar o comportamento dos consumidores e prever situações, permitindo adaptar estratégias.

Pode ser uma abreviatura de Google Analytics, uma vez que é a maior ferramenta digital do mundo de monitorização de websites.

Uma API é um conector que liga diferentes aplicações com linguagens de programação distintas.

Para além de garantir a segurança, torna o processo mais rápido.

Já reparou que quase todos os websites usam o Google Maps para indicar as respetivas moradas? De certeza que estes milhões de empresa não criaram mapas, pois não? Então estão a usar uma API!

Conheça a mais usadas APIs da Google aqui.

B

Um negócio é B2B quando vende para outras empresas. A Google é um exemplo de empresa que vende para outra empresa. Ir para o Topo

Um negócio é B2C quando vende para o consumidor. A Zara é um exemplo de empresa que vende para o cliente final.
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É uma transação, online ou não, na qual uma empresa vende aos seus funcionários. Por norma, a grande diferença está nas condições de compra (antes de o produto ir par ao mercado) e os bons preços.

É importante referir que o colaborador é também um canal de marketing: o facto de ele usar o produto antes, vai permitir-lhe conhecimento de causa e segurança na venda.

É uma transação, online ou não, que ocorre quando uma empresa vende para Instituições do Governo. Tem como particularidade o facto de ser um ato público, com processos próprios.

links que direcionam um site para o outro. O objetivo desses links é indicar o quão relevante uma página é ao passar autoridade de um domínio para outro.

um blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinado assunto. Os blogs possuem os mais diversos objetivos: pessoal, entretenimento e empresarial.

Quando a informação é passada de pessoa para pessoa. Era o resultado das campanhas de marketing tradicionais. Atualmente, já se usa no contexto digital.

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Bounce significa literalmente pular. É comum usar esta expressão associada a:

  • Websites – o utilizador visita e o website e sai sem clicar em qualquer botão;
  • Emailmarketing – acontece quando um email é rejeitado. Há 2 motivos para que isso aconteça:
    • Hard Bounce: Erro permanente, como email errado;
    • Soft Bounce: Erro temporário, por exemplo a caixa de entrada cheia ou problema com o servidor.

Buyer Persona

Uma personagem fictícia criada para representar o(s) seu(s) público(s)-alvo. Para criar a sua buyer persona deve:

  • basear-se em informações concretas, resultantes de análise ou de entrevistas aos consumidores atuais, para ser o mais fidedigna possível;
  • dar-lhe vida, no sentido de definir: a idade, onde mora, o que gosta de fazer no tempo livre, qual a sua profissão, quais os seus sonhos, quanto ganha, como é a sua família, como se comporta, como fala, que redes usa.

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C

É a mais recente modalidade de comércio online, na qual o consumidor (que não tem uma marca ou loja) vende a outro consumidor.

Parece primitivo, não parece? No fundo, está a usar ferramentas, colocadas à disposição por outras empresas que lhe permitem vender de forma simples e segura.

Resumindo, quando está a tentar vender o seu carro na Imovirtual está a fazer comércio C2C.


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São iscos colocados nos websites com o objetivo de tornar o visitante num Lead. Pode ser uma imagem ou texto com link, um vídeo ou um botão que leve o visitante a fazer uma ação: ligar agora, clique para receber um bónus… Curioso? Clique e saiba mais. Isto é um CTA! Glossário de Marketing Digital
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É um certificado digital que permite a encriptação dos conteúdos do website. Funciona com uma chave que permite ao utilizador visualizar a informação no website sem que nenhum elemento externo a consiga ler ou alterar, ou seja, é mais uma camada para garantir a proteção.

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Diz respeito à percentagem de pessoas que avançam para o próximo passo, ou seja, que clicam num botão. Para chegar a este resultado basta saber quantas pessoas viram a página/ o anúncio e dividir pelo número de pessoas que clicou.

A fórmula é simples: Glossário de Marketing Digital

formula for ctr

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O seu novo melhor amigo! É uma ferramenta dos websites que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, consiga fazer ações como alterar textos e imagens no seu website e, ainda, otimizá-las para os motores de busca, sem gastar um único cêntimo com programadores.

O mais conhecido do mundo, mais usado e nosso favorito: WordPress.

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é a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um dos principais fatores de rankeamento para o Google. O principal objetivo é ajudar um utilizador a compreender e resolver um problema.

É aquele conteúdo que não passa de moda e que continuará a ser útil para o público.

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Realizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc.

São arquivos simples inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras, o site consegue identificar esse visitante e as suas preferências.

Uma das formas de monetização e cobrança de publicidade online onde o que é mensurado é uma determinada ação. Esta ação pode ser a visualização de um vídeo, compra de um produto ou qualquer outra ação que o criador da campanha espera que seja realizada com o seu anúncio. A cobrança, neste caso, será sempre realizada quando a ação previamente determinada for realizada.

O custo por clique é o valor pago para cada clique num anúncio de campanhas de PPC (Pay Per Click). Este é um dos métodos mais comuns para cobrança de campanhas de mídia paga digital.

Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, com organizações e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).

D

parte principal de um site, ou seja, o endereço principal.

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E

É uma forma de comércio que acontece online – através de um website ou APP. Basicamente é o que vai salvar o seu negócio local, em tempos de pandemia.

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É uma estratégia de marketing que consiste em enviar emails a potenciais clientes ou clientes atuais, dando-lhes informações, dicas, vouchers…


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Em marketing digital significa… sucesso! Agora a sério, engajar é envolver as pessoas e criar interação. Quanto mais feedback conseguir do seu consumidor:

  • mais estreita é a vossa relação;
  • mais informação consegue retirar do que lhe é dito;
  • há maior probabilidade do consumidor influenciar outros consumidores.

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O servidor não conseguiu encontrar o URL procurado. Este erro normalmente aparece quando tentamos encontrar uma página com um URL mal escrito.

F

São caixas nos websites nas quais o utilizador deixa informação em troca de alguma coisa, pode ser uma oferta, um voucher ou um orçamento.

Quanto mais personalizadas forem estas caixas, menos trabalho de triagem terá, ou seja, pode fazer sentido fazer mais algumas questões do que apenas nome e email.

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É um modelo que representa toda a jornada que um potencial cliente passa até se tornar um consumidor. Ao longo do percurso são implementadas diferentes estratégias de marketing para fazer o potencial continuar o caminho.

sales funnil

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H

São palavras-chave, escritas em espaços, com um cardinal no início. É uma forma de indexar o conteúdo, criando uma hiperligação para um tópico específico. É ótimo para as marcas saberem o que está a ser publicado sobre si, por quem, como… E para o consumidor para procurar/ encontrar conteúdo. 

#masporfavornaoexagerecomoquecria – seja curto e preciso, por exemplo: #UpWeGo

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é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

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É o protocolo encriptado utilizado entre o servidor no qual está alojado o website ou plataforma e o utilizador. Isto permite aceder e visualizar a informação com um nível de segurança superior ao HTTP.

computer keyboard

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I

É uma estratégia de marketing, cujas atividades têm como objetivo produzir conteúdo útil para o público, atraindo para o website. Depois do utilizador já estar no website é mais fácil converte-lo.

O inverso é outbound marketing. Glossário de Marketing Digital

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São pessoas consideradas líderes de opinião que são contratadas pelas marcas para promoverem os seus produtos, usando-os e partilhando o conteúdo nas redes sociais.

É rápido, tendencialmente mais barato (comparando com publicidade na TV, por exemplo) e o público já está a ser segmentado.

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É uma tendência de estruturar a informação em esquemas, divertidos e coloridos, que ajuda a captar a atenção das pessoas e, sobretudo, a reter mais informação.

infografico

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K

São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta.

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L

Também conhecida como “página de destino”, “página de aterragem”, “página de captura de leads”. É uma página web criada para um público específico, exatamente com o que é suposto ele ver, sem conteúdo que o faça distrair.

É uma poderosa ferramenta de marketing, pois, ao mostrar conteúdo específico, é mais provável gerar lead.

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É um potencial consumidor, ou seja, um indivíduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever a newsletter ou ao preencher um formulário para ser contactado ou para obter uma contrapartida. Glossário de Marketing Digital

Saiba como criar uma Estratégia de Leads aqui.

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elemento de uma página que direciona o utilizador para outro URL ou domínio. O link é o elemento de maior autoridade para SEO.

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conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links para uma página, que direcionem tráfego e fortaleçam a sua autoridade diante dos mecanismos de busca. Esses links podem ser externos ou internos. Mas quando se fala em link building, geralmente pensa-se nos links externos, ou seja, aqueles links que são conquistados de outros sites, também chamados de backlinks ou inbound links.

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M

É uma forma de comércio eletrónico na qual uma empresa agrega na sua plataforma produtos de várias marcas/lojas.

Para as marcas, a grande vantagem é não gastarem recursos (tempo e dinheiro) a criarem a sua própria plataforma. Já o consumidor pode comprar artigos de fornecedores diferentes numa mesma compra.

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é o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma página quando se faz uma pesquisa no Google. A Meta Description é um fragmento do código HTML que tem como função resumir o que a página aborda, contribuindo para que o utilizador se sinta atraído a clicar no link.

como o próprio nome diz, são ferramentas criadas com o objetivo de auxiliar os utilizadores a realizarem buscas para solucionarem os seus problemas ou dúvidas. Atualmente, existem uma infinidade de motores de buscas para os mais variados fins: Google, Bing, Itunes, Youtube, Google Play, entre outros.

O

é o conjunto de estratégias aplicadas em páginas externas para demonstrar a relevância de um site no mercado e, assim, melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

é o conjunto de estratégias de otimização para motores de busca realizado dentro das páginas do próprio site, com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico. As ações realizadas incluem: otimização do conteúdo, ajuste de títulos, subtítulos, imagens, alt-text, meta-tags, URL e mais.

É a estratégia mais comum em marketing, mesmo digital, na qual as marcas publicitam os seus produtos ou serviços para atrair clientes, seja através de promoções, publicidade paga ou até influenciadores.

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P

número de visualizações de uma determinada página.

É uma palavra ou expressão que resumem os temas de um website para servir de referência aos motores de busca e estes saberem de que trata a nossa plataforma.

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personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, género, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).

lista de resultados de pesquisa não pagos que aparecem em determinada pesquisa. Normalmente os mais credíveis e certos para o utilizador obter a melhor resposta ao que procura.

É uma formas de fazer publicidade online. Sempre que alguém clica na campanha, seja em motores de busca, websites ou redes sociais, é pago um valor. Cada clique tem um custo que é definido na criação da campanha.

Muitas vezes é este conceito é confundido com impressões, pois são as métricas mais comuns na publicidade digital.

O conceito é simples, ter sucesso é ligeiramente mais complexo.

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Antes de explicarmos o conceito, é preciso compreender que as velhas técnicas de marketing não têm os mesmos resultados, uma vez que os consumidores estão mais informados e cansados de banners explícitos.

É nestes contexto, que surge a Publicidade Nativa como uma estratégia não invasiva de conteúdo. Estes anúncios podem aparecer no feed de notícias, em resultados de pesquisa ou em recomendações de conteúdo e tem o mesmo aspeto que os restantes conteúdos.

Se são iguais como é que o consumidor sabe que são anúncios?

native advertisement example

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Q

É a abreviatura de Quick Response Code. É uma matriz que é lida pela câmara de dispositivos móveis e leva utilizadores onde quiser: um website, uma rede social…

Crie o seu gratuitamente aqui (não se esqueça de analisar quem clicou, quando, onde, o que fez em seguinda…).

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R

é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos.

exibição de anúncios após a visita de um utilizador a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do utilizador. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.

É uma prática associada ao desenvolvimento de um website que adapta o que está a ser mostrado ao utilizador em função do dispositivo que usa e das suas dimensões.

Duas coisas a reter:

  • o Google valoriza os websites que são responsivos;
  • há cada vez mais utilizadores a usarem dispositivos móveis.

responsive example

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As campanhas digitais, têm ferramentas de análise extremamente precisas que trabalham 24h/dia. Isto permite perceber exatamente onde é investido cada cêntimo. Para calcular o ROI é necessário saber, o valor disponível a ser gasto, o que se pretende atingir e o retorno atingido.

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S

refere-se à estratégia de publicidade que poderá ser usada para potencializar a visibilidade de um negócio online em motores de pesquisa. O conceito é criar estratégias voltadas para campanhas de anúncios com os termos relacionados ao negócio online.

É a forma de ajudar os motores de busca a perceberem que temos aquilo que procuram.

Isto é, o objetivo dos motores de busca é apresentar a melhor pesquisa possível. Para estes motores (Google, Bing Yahoo, …) saberem que temos o que procuram é necessário trabalhar o website ao nível de títulos, imagens e palavras-chave.

É um trabalho contínuo porque a tecnologia muda, as tendências mudam e os consumidores mudam.

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Se o SEO é a otimização para que os motores de busca nos encontrem, SEM é um conjunto de estratégias para estarmos no topo dessa pesquisa.

Pode incluir publicidade paga, mas não se limita a isso.

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é um arquivo com uma lista de links para facilitar o processo de indexação de páginas nos motores de busca. Existem 2 tipos de Sitemap: HTML (para os visitantes navegarem no site) e XML (para os motores de busca receberem a lista de URLs de um site).

T

são elementos presentes dentro do HTML de qualquer página. Podem ser uma Title Tag, Heading Tag, ou outros possíveis elementos.

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percentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.

 

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percentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos num e-mail ou noutro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.

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percentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.

teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho no que toca à interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao utilizador.

visitas ao website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter o seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de partilhas feitas por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.

visitas ao website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.

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U

É o endereço de rede no qual está um determinado recurso recurso digital. Normalmente, diz respeito à “morada” do website.

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É garantir uma experiência de qualidade para o utilizador, em APPs e websites, com o objetivo final de influenciar o seu comportamento.

user experience explanation

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O interface do utilizador diz respeito a tudo o que é perceptível visualmente num website, APP ou software e que leva a uma experiência positiva, nomeadamente, através das cores, de um botão ou até de um som. 

user experience explanation

Fonte: artoonsolutions.com

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V

Conteúdo viral é aquele que se torna muito popular através da partilha. Não há nenhuma forma de saber se será ou não viral e, por norma, não é criado com o propósito de ser viral.

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W

conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo, seja exibido ao vivo ou gravado. Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opçõe

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