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o que não fazer no marketing em 2024

Marketing: O Que Não Fazer Em 2024 (E Que Tendências Adotar)

Nesta altura do ano vai ler imensos artigos sobre tendências de marketing para 2024 e que táticas de comunicação usar no próximo ano. Contudo, há momentos em que é mais eficiente parar de fazer certas ações do que adotar novas, pelo que é tao importante saber o que não fazer como o que fazer.. Há, de facto, erros que podem ser fatais para a sua imagem e, mesmo implementando tendências, estas podem não o salvar.

Antes de começarmos é importante que perceba que o marketing não é como os “casacos tamanho único”, cujo modelo serve para todos os corpos. Há demasiadas nuances em cada marca e táticas infinitas, sobretudo na esfera digital. Ainda assim, há erros de marketing comuns há maioria dos serviços, por isso hoje, contamos-lhe o que não deve fazer nas suas estratégias de marketing em 2024, antes de dar o próximo passo.

 

  1. Imprimir Tudo

Pense bem: quando foi a última vez que apanhou um flyer do chão e encomendou produtos dessa empresa? Provavelmente nem se lembra da última vez que o fez! A publicidade impressa servia para atingir um grande público. Contudo, atualmente, é preferível atingir um grupo menor, mas que realmente tenha interesse no que tem para dizer.

Por outro lado, num mundo cada vez mais preocupado com o ambiente, ser aquela empresa que está sempre a colocar publicidade na caixa do correio não lhe vai ficar nada bem…

Se tem material para comunicar, publique no seu website e redes sociais, garantimos que vai ser lido!

 

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  1. Publicidade em Massa

Infelizmente ouvimos muitas vezes os clientes dizerem que têm por hábito gastar mensalmente algum dinheiro em publicidade paga para conseguir mais gostos e cliques, mas não o fazem de forma estratégica, nem analisam os resultados. Lamentamos, mas selecionar todo o país e uma listagem enorme de palavras-chave só vai servir para perder dinheiro, seja no Google, Instagram, Facebook ou qualquer outro canal.

Nesta altura do campeonato já devia estar a recolher dados dos seus clientes e usá-los para segmentar públicos-alvo, impactando audiências semelhantes às que interagem com a sua empresa.

 

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  1. Campanhas Gerais

Outro grande erro de marketing para 2024, que com o tempo será fatal para o seu negócio, é generalizar o conteúdo que envia. Já não chega começar a newsletter apenas com o nome próprio do recetor. Todas as suas campanhas de email marketing têm de ser personalizadas de acordo com os gostos e ações do seu cliente.

Pense no seguinte exemplo: porque é que o Sr. António vai receber um email sobre promoção de pentes se ele é careca? Talvez a falta de sensibilidade o deixe tão irritado que o faça cancelar a subscrição e nunca mais compre gel de banho à marca.

pentes para carecas

 

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  1. Website Desatualizado

Quando alguém entra num website e a última publicação tem mais de 1 ano, reduz drasticamente a hipótese de interagir com ele porque vai pensar que a empresa já não está no ativo.

Se o seu website não é atualizado com frequência vai descer nas classificações dos mecanismos de pesquisa e será menos atraente para os clientes

 

Pense no website como uma ferramenta de trabalho: tem de ter manutenção para ser relevante para motores de pesquisa e tem de ter conteúdo com o objetivo de informar (potenciais clientes), entreter e encantar (clientes atuais).

 

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  1. Vídeos Superficiais

A Dissolve criou um dos nossos vídeos favoritos de sempre, que explica muito bem este ponto – um vídeo genérico que diz muito, mas, na verdade, não diz nada.

Com tanto conteúdo para ver, em tantas plataformas diferentes, estar a publicar vídeos sem interesse vai tornar a sua marca desinteressante.

 

Os vídeos são elementos fundamentais para atrair, informar e entreter o público. Além disso, fazem parte da “exigência dos algoritmos” de vários canais, como o Instagram.

A Social Shepherd reuniu 30 estatísticas sobre marketing de vídeo que o vão surpreender, nomeadamente:

“78% dos marketers assumem que os vídeos têm um impacto direto nas vendas e 86% garantem que os vídeos aumentaram o tráfego para os seus websites.”

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  1. Marketing À Parte

Marketing é muito mais do que promover produtos e manter clientes satisfeitos. Assim, é importante entender que não há nenhum tipo de empresa que não precise de marketing, por muitos clientes que tenha.

Do mesmo modo, tratar o marketing como um departamento à parte é um erro que não vai querer cometer em 2024. Vendas, atendimento e recursos humanos são departamentos que devem estar em contacto direto com as equipas de marketing, sejam elas internas ou externas. Porquê?

Para criar uma experiência de vendas coesa para o consumidor e maximizar o que pode ser vendido, agora ou mais tarde…

 

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  1. Preocupação Exclusiva com Vendas

Uma marca que só vende e não se preocupa com o que o consumidor diz e sente estará a comprometer o seu futuro em 2024 e anos subsequentes.

Os valores, comunicação e identidade são parte integrante do statement da marca. Ao comprar os consumidores vão projetar esse mesmo statement, que diz muito mais do que o produto que estão a usar.

“É fácil perder seguidores nas redes sociais, especialmente se as usar apenas para vender”,

Entrepreneur.

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Se está a fazer algum destes erros de marketing é altura de repensar as suas estratégias para 2024. Conheça as nossas soluções de marketing.

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