Nesta altura do ano vai ler imensos artigos sobre tendências de marketing para 2024 e que táticas de comunicação usar no próximo ano. Contudo, há momentos em que é mais eficiente parar de fazer certas ações do que adotar novas, pelo que é tao importante saber o que não fazer como o que fazer.. Há, de facto, erros que podem ser fatais para a sua imagem e, mesmo implementando tendências, estas podem não o salvar.
Antes de começarmos é importante que perceba que o marketing não é como os “casacos tamanho único”, cujo modelo serve para todos os corpos. Há demasiadas nuances em cada marca e táticas infinitas, sobretudo na esfera digital. Ainda assim, há erros de marketing comuns há maioria dos serviços, por isso hoje, contamos-lhe o que não deve fazer nas suas estratégias de marketing em 2024, antes de dar o próximo passo.
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Imprimir Tudo
Pense bem: quando foi a última vez que apanhou um flyer do chão e encomendou produtos dessa empresa? Provavelmente nem se lembra da última vez que o fez! A publicidade impressa servia para atingir um grande público. Contudo, atualmente, é preferível atingir um grupo menor, mas que realmente tenha interesse no que tem para dizer.
Por outro lado, num mundo cada vez mais preocupado com o ambiente, ser aquela empresa que está sempre a colocar publicidade na caixa do correio não lhe vai ficar nada bem…
Se tem material para comunicar, publique no seu website e redes sociais, garantimos que vai ser lido!
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Publicidade em Massa
Infelizmente ouvimos muitas vezes os clientes dizerem que têm por hábito gastar mensalmente algum dinheiro em publicidade paga para conseguir mais gostos e cliques, mas não o fazem de forma estratégica, nem analisam os resultados. Lamentamos, mas selecionar todo o país e uma listagem enorme de palavras-chave só vai servir para perder dinheiro, seja no Google, Instagram, Facebook ou qualquer outro canal.
Nesta altura do campeonato já devia estar a recolher dados dos seus clientes e usá-los para segmentar públicos-alvo, impactando audiências semelhantes às que interagem com a sua empresa.
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Campanhas Gerais
Outro grande erro de marketing para 2024, que com o tempo será fatal para o seu negócio, é generalizar o conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... que envia. Já não chega começar a newsletterConteúdo recorrente enviado por e-mail para uma lista de assinantes de uma marca, empresa ou serviço. apenas com o nome próprio do recetor. Todas as suas campanhas de email marketingÉ uma estratégia de marketing que consiste em enviar emails a potenciais clientes ou clientes atuais, dando-lhes informações, dicas, vouchers... têm de ser personalizadas de acordo com os gostos e ações do seu cliente.
Pense no seguinte exemplo: porque é que o Sr. António vai receber um email sobre promoção de pentes se ele é careca? Talvez a falta de sensibilidade o deixe tão irritado que o faça cancelar a subscrição e nunca mais compre gel de banho à marca.
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Website Desatualizado
Quando alguém entra num website e a última publicação tem mais de 1 ano, reduz drasticamente a hipótese de interagir com ele porque vai pensar que a empresa já não está no ativo.
Se o seu website não é atualizado com frequência vai descer nas classificações dos mecanismos de pesquisa e será menos atraente para os clientes
Pense no website como uma ferramenta de trabalho: tem de ter manutenção para ser relevante para motores de pesquisa e tem de ter conteúdo com o objetivo de informar (potenciais clientes), entreter e encantar (clientes atuais).
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Vídeos Superficiais
A Dissolve criou um dos nossos vídeos favoritos de sempre, que explica muito bem este ponto – um vídeo genérico que diz muito, mas, na verdade, não diz nada.
Com tanto conteúdo para ver, em tantas plataformas diferentes, estar a publicar vídeos sem interesse vai tornar a sua marca desinteressante.
Os vídeos são elementos fundamentais para atrair, informar e entreter o público. Além disso, fazem parte da “exigência dos algoritmos” de vários canais, como o Instagram.
A Social Shepherd reuniu 30 estatísticas sobre marketing de vídeo que o vão surpreender, nomeadamente:
“78% dos marketers assumem que os vídeos têm um impacto direto nas vendas e 86% garantem que os vídeos aumentaram o tráfego para os seus websites.”
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Marketing À Parte
Marketing é muito mais do que promover produtos e manter clientes satisfeitos. Assim, é importante entender que não há nenhum tipo de empresa que não precise de marketing, por muitos clientes que tenha.
Do mesmo modo, tratar o marketing como um departamento à parte é um erro que não vai querer cometer em 2024. Vendas, atendimento e recursos humanos são departamentos que devem estar em contacto direto com as equipas de marketing, sejam elas internas ou externas. Porquê?
Para criar uma experiência de vendas coesa para o consumidor e maximizar o que pode ser vendido, agora ou mais tarde…
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Preocupação Exclusiva com Vendas
Uma marca que só vende e não se preocupa com o que o consumidor diz e sente estará a comprometer o seu futuro em 2024 e anos subsequentes.
Os valores, comunicação e identidade são parte integrante do statement da marca. Ao comprar os consumidores vão projetar esse mesmo statement, que diz muito mais do que o produto que estão a usar.
“É fácil perder seguidores nas redes sociais, especialmente se as usar apenas para vender”,
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Se está a fazer algum destes erros de marketing é altura de repensar as suas estratégias para 2024. Conheça as nossas soluções de marketing.
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