fbpx
Super Mario Redes Sociais Marketing de emoções

Super Mario Bros.: marketing de emoções explica o sucesso de bilheteiras

A nostalgia das histórias que não ficaram no passado é uma questão de marketing: marketing de emoções. O filme do Super Mário apela à nostalgia e às memórias da infância logo no trailer! Um flash de lembranças da infância invade a mente e a musiquinha mais famosa do mundo dos videojogos começa a tocar. Já está a escutar aí?

Já deve ter ouvido falar do novo filme do Super Mario Bros. que veio bater recordes de bilheteiras. Se não, basta pesquisar no Google que aparecem logo centenas de links e assuntos distintos sobre o universo do personagem do bigodinho.

Por falar em recordes, Super Mario Bros.: o filme já faturou, aproximadamente, 1 milhão de Euros nos cinemas em todo o mundo e apenas na primeira semana da sua estreia. Por outras palavras, em menos de 7 dias o filme entrou para o top 10 dos mais lucrativos filmes de animação de sempre!

Os números já deram a esta longa-metragem o título de filme com a maior estreia da história entre as animações. Deixando o aclamado Frozen 2 (Disney), lançado em 2019 para trás.

Mas, porquê? A nossa Equipa, especialista em filmes e em marketing, explica!

Este sucesso é explicado pelo marketing emocional já que as diferentes gerações são impactadas pela visita aos lugares onde foram felizes no passado – a sua infância. Não é por acaso que as mais bem-sucedidas campanhas de sempre, sejam digitais, na televisão ou mesmo nos meios impressos, são aquelas que tem alguma ligação aos nossos valores e experiências (positivas ou negativas).

Unindo pessoas de todas as gerações, este fenómeno de bilheteira inundou as redes sociais durante mais de 30 dias, sendo uma trend no Instagram, TikTok, Twitter, YouTube. Todos (empresas e utilizadores) quiseram aproveitar o sucesso e ranquear as suas plataformas a custo do canalizador mais carismático do mundo.

Afinal, o que esse clássico dos jogos pode nos ensinar sobre o marketing afetivo e a importância das gerações nas nossas vidas? Sem Spoiler!

Marketing de EMoções: Do Contar a História ao Recordar

O novo filme do Super Mario faz-nos lembrar de muitas coisas, mas a mais marcante é a de que, mesmo com o passar do tempo, ainda podemos aprender e crescer com as novas gerações e as suas ideias.

Não diferente do jogo, o filme segue a história dos irmãos Mario e Luigi, dois canalizadores de origem italiana que estão a tentar lançar o seu próprio negócio em Brooklyn. Durante uma forte inundação na cidade, os irmãos são atirados para um mundo paralelo onde cogumelos falantes são liderados pela princesa Peach e estão prestes a ficar em apuros por causa do vilão Bowser.

Se está à procura de referências, há muitas ligações no filme. E, para quem nunca jogou esse clássico, muitos detalhes poderão não fazer sentido – jogue o quanto antes! O mundo sem Super Mario é um mundo sem magia.

Por que uma história do passado resultou tanto no futuro?

A nostalgia é uma emoção poderosa que evoca memórias e sentimentos positivos do passado. Por isso, quando utilizada de forma estratégica, ela pode criar conexões emocionais com o público-alvo e gerar ainda mais engajamento na sua marca ou produto. No marketing digital, a nostalgia é catalisador de emoções e impulsor de desejos.

Que saber mais? Aqui estão algumas etapas para começar a ativar a nostalgia nas suas publicações, incorporá-la na sua estratégia de marketing digital é tornar-se ainda mais relevante.

 

  1. Conheça o seu público-alvo: antes de tudo, é fundamental entender quem são os seus clientes e quais são as suas experiências passadas relevantes. Pesquise sobre as suas personas, objetivando as suas preferências e os eventos culturais marcantes durante a infância e adolescência desse seu público-alv
  2. Identifique os elementos nostálgicos: feita essa pesquisa prévia, procure identificar os elementos capazes de despertar nostalgia para o seu público-alvo. Existe um mundo de possibilidades: músicas, filmes, programas de TV, brinquedos ou qualquer outro aspeto cultural capaz de reavivar o passado.
  3. Utilize referências visuais e sonoras: Incorporar elementos visuais e sonoros que lembram o passado pode ser muito eficaz para despertar a nostalgia. Crie conteúdos para as suas redes sociais ou anúncios, utilizando filtros ou estilos visuais capazes de ativar lembranças do passado. Além disso, escolha trilhas sonoras ou jingles que tenham uma conexão com o passado ou que estejam em alta nas trends.
  4. Conte histórias emocionais: storytelling é a ferramenta mais poderosa da comunicação. E se estamos a falar de nostalgia, essa é uma estratégia eficaz para evocar emoções relacionadas ao passado. Isso ajudará a estabelecer uma conexão emocional com o público.
  5. Envolva o público: se você decidiu ativar a nostalgia nas pessoas, é importante também incentivar a interação e o engajamento nas plataformas. Por isso, faça perguntas relacionadas a essas memórias do passado, a ideia é gerar conteúdo incentivando as pessoas a compartilharem as suas referências nostálgicas. Isso deve incentivar a participação além de fortalecer o vínculo emocional com a sua marca, gerando ainda mais engajamento orgânico nas redes sociais.

 

Tenha sempre em mente que cada estratégia de marketing é única, por isso é muito importante saber adaptar essas dicas ao contexto mais próximo da sua marca e público-alvo.

Todos sabemos que as redes sociais desempenham um papel fundamental na forma como consumimos conteúdo atualmente.

No caso do filme do Super Mario Bros., a sua forte popularidade e demasiadas nostalgias associadas aos personagens, proporcionam uma excelente oportunidade para as empresas gerarem engajamento e atrair novos públicos nas redes sociais.

Lembre-se: a nostalgia pode ser uma ferramenta poderosíssima de marketing, desde que seja utilizada de forma autêntica e sempre em relevância com o seu público.

Veja também a recente campanha da VolksWagen que trouxe de volta a cantora Elis Regina com recurso a Inteligência Artificial.

Artigos Relacionados

Comente

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

cookies
logo-upwego

As cookies ajudam a criar grandes experiências, a gerar emoções e a conseguir resultados! Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.