A pandemia chegou a todo o mundo e trouxe com ela um grande conjunto de consequĂȘncias negativas, para a saĂșde humana, para a forma como a sociedade se organiza, para a economia e para vĂĄrios setores de atividade. Ainda assim, e no que diz respeito Ă nossa ĂĄrea de atuação, Ă© importante relembrar a positiva influĂȘncia da COVID-19 no E-commerce, a ĂĄrea que viu a luz neste momento mais negro.
Tal como normalmente se ouve, Ă s vezes Ă© possĂvel âencontrar uma oportunidade no meio do caosâ. Foi o que aconteceu com o setor do EcommerceĂ uma forma de comĂ©rcio que acontece online â atravĂ©s de um website ou APP. Basicamente Ă© o que vai salvar o seu negĂłcio local, em tempos de pa... e dos negĂłcios online.
Qual o impacto do CoronavĂrus nas Lojas Online?
Portugal e o mundo fecharam-se, em meados de março, fruto do Novo CoronavĂrus. Como consequĂȘncia do confinamento obrigatĂłrio recomendado pela Organização Mundial da SaĂșde, vimo-nos obrigados a âviver em casaâ, quer em regime de Lay-Off, quer em regime de Teletrabalho. E o que seria expectĂĄvel aconteceu: os consumidores começaram a passar mais tempo online, de forma a terem acesso Ă s notĂcias, a novas formas de entretenimento e, claro, de satisfazerem as suas necessidades bĂĄsicas.
Ă aĂ que surge a influĂȘncia da COVID-19 no Ecommerce. E os dados falam por si. Em ItĂĄlia, o dia 8 de março ficou marcado pelo crescimento acentuado das vendas online. Nesse dia, as compras via internet registaram um aumento de 90% em relação ao perĂodo homĂłlogo. Mais surpreendentes sĂŁo os resultados no nosso paĂs. De acordo com um estudo realizado pelo Group M, os Portugueses registaram um aumento de 513% ao nĂvel das pesquisas para compras online â e isto sĂł no mĂȘs de março! Os setores mais procurados pela população portuguesa foram ĂĄreas de entretenimento e cultura, comĂ©rcio alimentar e retalho, restauração, entregas de comida e takeaway.
A importĂąncia do E-commerce para os NegĂłcios
Muito tempo online, mais procura por bens e serviços via internet, maior receita para os negócios digitais. Esta pode ser a fórmula que explica a importùncia do Ecommerce para os negócios atuais, nos mais diferentes setores.
Na verdade, neste momento, a internet Ă© a âjanelaâ que milhĂ”es de pessoas utilizam para descobrirem um novo mundo, dado as presentes situaçÔes de confinamento, os regimes de teletrabalho e o medo de retomar a vida dita normal (como frequentar restaurantes, visitar lojas, comprar bens ou reservar serviços). Ă, entĂŁo, fundamental que os proprietĂĄrios de negĂłcios tenham em mente que existiram grandes mudanças no comportamento dos consumidores. Por isso, Ă© importante que se adaptem Ă s mudanças do mundo atual e  que acompanhem as novas tendĂȘncias de consumo, perceba que o cliente tambĂ©m pode vir atravĂ©s de Pesquisa OrgĂąnicaLista de resultados de pesquisa nĂŁo pagos que aparecem em determinada pesquisa. Normalmente os mais credĂveis e certos para o utilizador obter a mel.... SĂł desta forma conseguirĂŁo fazer frente Ă s consequĂȘncias que a COVID-19 causou em todo o mundo.
Lembre-se: uma Loja Online tem vantagens exclusivas, altamente competitivas face ao comércio dito tradicional. Eis algumas delas:
- EstĂŁo abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano;
- Necessitam de pouco investimento e nĂŁo tĂȘm custos fixos (sem necessidade de pagar aluguer, salĂĄrios, serviços de limpeza, ĂĄgua, luz, entre outros);
- Melhora a organização do negócio (quanto a pagamentos, backoffice, gestão de stock ou acompanhamento de entregas);
- Aberta a todo o mundo, sem limitaçÔes a clientes locais;
- Maior facilidade de acesso a informação â quem sĂŁo, dĂșvidas frequentes, como podem ajudar, quais as formas de envio e mĂ©todos de pagamento;
- A publicidade online Ă© muito mais econĂłmica que a publicidade tradicional;
- NĂŁo implicam gastos adicionais com mĂĄscaras, viseiras, acrĂlicos, ĂĄlcool gel, sinalĂ©tica, entre tantas outras precauçÔes que o novo coronavĂrus impĂŽs;
- E, sobretudo, nĂŁo hĂĄ limitaçÔes de contacto fĂsico, nem de nĂșmero de clientes.
Estas sĂŁo apenas algumas das vantagens das Lojas Online que, certamente, continuarĂŁo a superar as lojas fĂsicas, fruto da Pandemia mundial em que vivemos.
Comente