fbpx
e-commerce pandemia

A influĂȘncia da COVID-19 no E-commerce

A pandemia chegou a todo o mundo e trouxe com ela um grande conjunto de consequĂȘncias negativas, para a saĂșde humana, para a forma como a sociedade se organiza, para a economia e para vĂĄrios setores de atividade. Ainda assim, e no que diz respeito Ă  nossa ĂĄrea de atuação, Ă© importante relembrar a positiva influĂȘncia da COVID-19 no E-commerce, a ĂĄrea que viu a luz neste momento mais negro.

Tal como normalmente se ouve, Ă s vezes Ă© possĂ­vel “encontrar uma oportunidade no meio do caos”. Foi o que aconteceu com o setor do Ecommerce e dos negĂłcios online.

Qual o impacto do CoronavĂ­rus nas Lojas Online?

Portugal e o mundo fecharam-se, em meados de março, fruto do Novo CoronavĂ­rus. Como consequĂȘncia do confinamento obrigatĂłrio recomendado pela Organização Mundial da SaĂșde, vimo-nos obrigados a “viver em casa”, quer em regime de Lay-Off, quer em regime de Teletrabalho. E o que seria expectĂĄvel aconteceu: os consumidores começaram a passar mais tempo online, de forma a terem acesso Ă s notĂ­cias, a novas formas de entretenimento e, claro, de satisfazerem as suas necessidades bĂĄsicas.

 

grĂĄfico que apresenta como a pandemia de COVID-19 fez aumentar as compras online
A pandemia alterou as formas de consumo: mais compras online

 

É aĂ­ que surge a influĂȘncia da COVID-19 no Ecommerce. E os dados falam por si. Em ItĂĄlia, o dia 8 de março ficou marcado pelo crescimento acentuado das vendas online. Nesse dia, as compras via internet registaram um aumento de 90% em relação ao perĂ­odo homĂłlogo. Mais surpreendentes sĂŁo os resultados no nosso paĂ­s. De acordo com um estudo realizado pelo Group M, os Portugueses registaram um aumento de 513% ao nĂ­vel das pesquisas para compras online – e isto sĂł no mĂȘs de março! Os setores mais procurados pela população portuguesa foram ĂĄreas de entretenimento e cultura, comĂ©rcio alimentar e retalho, restauração, entregas de comida e takeaway.

 

A importĂąncia do E-commerce para os NegĂłcios

 

Muito tempo online, mais procura por bens e serviços via internet, maior receita para os negócios digitais
O confinamento social gerou grandes receitas para os negĂłcios com Loja Online

 

Muito tempo online, mais procura por bens e serviços via internet, maior receita para os negócios digitais. Esta pode ser a fórmula que explica a importùncia do Ecommerce para os negócios atuais, nos mais diferentes setores.

 

Na verdade, neste momento, a internet Ă© a “janela” que milhĂ”es de pessoas utilizam para descobrirem um novo mundo, dado as presentes situaçÔes de confinamento, os regimes de teletrabalho e o medo de retomar a vida dita normal (como frequentar restaurantes, visitar lojas, comprar bens ou reservar serviços). É, entĂŁo, fundamental que os proprietĂĄrios de negĂłcios tenham em mente que existiram grandes mudanças no comportamento dos consumidores. Por isso, Ă© importante que se adaptem Ă s mudanças do mundo atual e  que acompanhem as novas tendĂȘncias de consumo, perceba que o cliente tambĂ©m pode vir atravĂ©s de Pesquisa OrgĂąnica. SĂł desta forma conseguirĂŁo fazer frente Ă s consequĂȘncias que a COVID-19 causou em todo o mundo.

 

Lembre-se: uma Loja Online tem vantagens exclusivas, altamente competitivas face ao comércio dito tradicional. Eis algumas delas:

  • EstĂŁo abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano;
  • Necessitam de pouco investimento e nĂŁo tĂȘm custos fixos (sem necessidade de pagar aluguer, salĂĄrios, serviços de limpeza, ĂĄgua, luz, entre outros);
  • Melhora a organização do negĂłcio (quanto a pagamentos, backoffice, gestĂŁo de stock ou acompanhamento de entregas);
  • Aberta a todo o mundo, sem limitaçÔes a clientes locais;
  • Maior facilidade de acesso a informação – quem sĂŁo, dĂșvidas frequentes, como podem ajudar, quais as formas de envio e mĂ©todos de pagamento;
  • A publicidade online Ă© muito mais econĂłmica que a publicidade tradicional;
  • NĂŁo implicam gastos adicionais com mĂĄscaras, viseiras, acrĂ­licos, ĂĄlcool gel, sinalĂ©tica, entre tantas outras precauçÔes que o novo coronavĂ­rus impĂŽs;
  • E, sobretudo, nĂŁo hĂĄ limitaçÔes de contacto fĂ­sico, nem de nĂșmero de clientes.

 

Estas sĂŁo apenas algumas das vantagens das Lojas Online que, certamente, continuarĂŁo a superar as lojas fĂ­sicas, fruto da Pandemia mundial em que vivemos.

Artigos Relacionados

Comente

Seu email nĂŁo serĂĄ publicado. Required fields are marked *

cookies
logo-upwego

As cookies ajudam a criar grandes experiências, a gerar emoções e a conseguir resultados! Saiba mais sobre a nossa polĂ­tica de cookies aqui.