e-commerce pandemia

A influência da COVID-19 no E-commerce

A pandemia chegou a todo o mundo e trouxe com ela um grande conjunto de consequências negativas, para a saúde humana, para a forma como a sociedade se organiza, para a economia e para vários setores de atividade. Ainda assim, e no que diz respeito à nossa área de atuação, é importante relembrar a positiva influência da COVID-19 no E-commerce, a área que viu a luz neste momento mais negro.

Tal como normalmente se ouve, às vezes é possível “encontrar uma oportunidade no meio do caos”. Foi o que aconteceu com o setor do Ecommerce e dos negócios online.

Qual o impacto do Coronavírus nas Lojas Online?

Portugal e o mundo fecharam-se, em meados de março, fruto do Novo Coronavírus. Como consequência do confinamento obrigatório recomendado pela Organização Mundial da Saúde, vimo-nos obrigados a “viver em casa”, quer em regime de Lay-Off, quer em regime de Teletrabalho. E o que seria expectável aconteceu: os consumidores começaram a passar mais tempo online, de forma a terem acesso às notícias, a novas formas de entretenimento e, claro, de satisfazerem as suas necessidades básicas.

 

gráfico que apresenta como a pandemia de COVID-19 fez aumentar as compras online
A pandemia alterou as formas de consumo: mais compras online

 

É aí que surge a influência da COVID-19 no Ecommerce. E os dados falam por si. Em Itália, o dia 8 de março ficou marcado pelo crescimento acentuado das vendas online. Nesse dia, as compras via internet registaram um aumento de 90% em relação ao período homólogo. Mais surpreendentes são os resultados no nosso país. De acordo com um estudo realizado pelo Group M, os Portugueses registaram um aumento de 513% ao nível das pesquisas para compras online – e isto só no mês de março! Os setores mais procurados pela população portuguesa foram áreas de entretenimento e cultura, comércio alimentar e retalho, restauração, entregas de comida e takeaway.

 

A importância do E-commerce para os Negócios

 

Muito tempo online, mais procura por bens e serviços via internet, maior receita para os negócios digitais
O confinamento social gerou grandes receitas para os negócios com Loja Online

 

Muito tempo online, mais procura por bens e serviços via internet, maior receita para os negócios digitais. Esta pode ser a fórmula que explica a importância do Ecommerce para os negócios atuais, nos mais diferentes setores.

 

Na verdade, neste momento, a internet é a “janela” que milhões de pessoas utilizam para descobrirem um novo mundo, dado as presentes situações de confinamento, os regimes de teletrabalho e o medo de retomar a vida dita normal (como frequentar restaurantes, visitar lojas, comprar bens ou reservar serviços). É, então, fundamental que os proprietários de negócios tenham em mente que existiram grandes mudanças no comportamento dos consumidores. Por isso, é importante que se adaptem às mudanças do mundo atual e  que acompanhem as novas tendências de consumo, perceba que o cliente também pode vir através de Pesquisa Orgânica. Só desta forma conseguirão fazer frente às consequências que a COVID-19 causou em todo o mundo.

 

Lembre-se: uma Loja Online tem vantagens exclusivas, altamente competitivas face ao comércio dito tradicional. Eis algumas delas:

  • Estão abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano;
  • Necessitam de pouco investimento e não têm custos fixos (sem necessidade de pagar aluguer, salários, serviços de limpeza, água, luz, entre outros);
  • Melhora a organização do negócio (quanto a pagamentos, backoffice, gestão de stock ou acompanhamento de entregas);
  • Aberta a todo o mundo, sem limitações a clientes locais;
  • Maior facilidade de acesso a informação – quem são, dúvidas frequentes, como podem ajudar, quais as formas de envio e métodos de pagamento;
  • A publicidade online é muito mais económica que a publicidade tradicional;
  • Não implicam gastos adicionais com máscaras, viseiras, acrílicos, álcool gel, sinalética, entre tantas outras precauções que o novo coronavírus impôs;
  • E, sobretudo, não há limitações de contacto físico, nem de número de clientes.

 

Estas são apenas algumas das vantagens das Lojas Online que, certamente, continuarão a superar as lojas físicas, fruto da Pandemia mundial em que vivemos.

Artigos Relacionados

Comente

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

cookies
logo-upwego

As cookies ajudam a criar grandes experiências, a gerar emoções e a conseguir resultados! Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.