Marketing 2022: O que esperar, tendĂȘncias e relevĂąncia para adotar postura prĂł-ativa face Ă concorrĂȘncia.
2022 traz com ele novas tendĂȘncias de marketing digital Ă s quais importa estar atento e, mais do que isso, antecipar. No artigo de hoje abordamos as novidades que lhe vĂŁo permitir destacar a sua marca, tornando a comunicação relevante para o teu pĂșblico-alvo.
Micro influenciadores (Influencers Marketing)
JĂĄ abordamos o poder dos InfluenciadoresSĂŁo pessoas consideradas lĂderes de opiniĂŁo que sĂŁo contratadas pelas marcas para promoverem os seus produtos, usando-os e partilhando o conteĂșdo..., cujo mercado de atuação conquistou uma valorização de 460% de capital financeiro nos Ășltimos 5 anos.Â
NĂŁo Ă© por acaso que este assunto Ă© o nosso primeiro tĂłpico, uma vez que Ă© esperado que continue a crescer.
Se tem um budgetOrçamento destinado para uma tarefa ou serviço. reduzido Ă© normal que nĂŁo consiga pagar os cachets das figuras mais conhecidas das redes sociais. E, por outro lado, estas personalidades comunicam para um pĂșblico genĂ©rico. Ao invĂ©s, os micro Influenciadores sĂŁo perfeitos para segmentos bem definidos, podem aceitar trocas de produtos e conseguem ajudar a representar a sua marca para o pĂșblico certo.
80% dos marketers afirmam que o marketing de influencers Ă© eficiente!
Generated Content
Generated content significa âconteĂșdoĂ a parte de texto de uma pĂĄgina. Atualmente, o conteĂșdo desempenha um papel chave para o rankeamento de pĂĄginas orgĂąnicas, tendo tornando-se um ... geradoâ e diz respeito a todas as fotografias, vĂdeos, tweets, publicaçÔes em redes sociais, criadas de forma livre e espontĂąnea pelos os utilizadores.Â
Quando temos dĂșvidas ou queremos um conselho perguntamos Ă famĂlia e amigos, ou seja, a pessoas em quem confiamos. Nas redes sociais o funcionamento Ă© o mesmo, por isso este conteĂșdo Ă© tĂŁo valioso.Â
A Coca-Cola, a Canon e a Apple são especialistas nesta estratégia, como lhe mostramos:
O ConteĂșdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais destaque e ao ser bem trabalhado aumenta a perceção de valor da marca e vai alĂ©m ao disponibilizar factos (fotos, textos, mensagens) de satisfação atravĂ©s dos utilizadores do seu produto/serviço. E acreditamos que um cliente satisfeito nĂŁo Ă© aquele apenas que compra o seu produto/serviço, mas que te defende ao criar posts nas suas prĂłprias Redes Sociais com o conteĂșdo da tua marca.
JĂĄ a Apple possui o prĂłprio âEcossistemaâ de utilizadores, que se sentem diferentes ao usar um produto Appleâ e, por isso, fazem questĂŁo de o mostrar, ou seja, publicar.
âAs pessoas confiam em outras pessoas e nĂŁo nas marcas â nos nossos canais introduzimos as pessoas indiretamente Ă marca atravĂ©s dos nossos consumidoresâÂ
Jensen Baptista – Gestor de Clientes na Canon Australia
De facto, o consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe Ă© prĂłximo, pelos seus pares. Os profissionais de UI (User Interface)O interface do utilizador diz respeito a tudo o que Ă© perceptĂvel visualmente num website, APP ou software e que leva a uma experiĂȘncia positiva, n... e User Experience (UX)Ă garantir uma experiĂȘncia de qualidade para o utilizador, em APPs e websites, com o objetivo final de influenciar o seu comportamento. podem nos confirmar. Todos podem entrar no mundo do marketing para gerar conteĂșdo e, assim, influenciar. HĂĄ algum tempo a Kelly Baron e o Pedro Guedes deixaram uma sĂ©rie de dicas.
Marketing focado em Dados
A ĂĄrea mais tĂ©cnica do marketing, analisar mĂ©tricas para traçar a estratĂ©gia. Imagine que tem todos os ingredientes para cozinhar, mas nĂŁo sabe como o fazer. Ă isto que acontece Ă maior parte das empresas que possui todos os dados para atingir milhares de utilizadores â nĂŁo sabe o como os analisar e processar.Â
Não nos cansamos de reforçar que os dados são poder, mas é a anålise, o plano e os objetivos que fazem a diferença.
Assistentes virtuais e softwares de gestĂŁo
Estes assistentes virtuais nĂŁo sĂŁo o futuro, sĂŁo bem reais! E permitem otimizar tempo dos consumidores e das empresas, atravĂ©s dos softwares que interagem com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana!Â
AtravĂ©s dos assistentes virtuais, comodifica o serviço para o seu cliente, torna mais eficiente a gestĂŁo da experiĂȘncia e consegue uma abordagem altamente âhumanizadaâ atravĂ©s dos BOTs.
ConteĂșdo Original e Autoridade
Temos de apontar como uma das fortes tendĂȘncias nĂŁo apenas para 2022, como tambĂ©m para os prĂłximos anos a originalidade.Â
A dificuldade estĂĄ de sermos originais e autĂȘnticos com a abundĂąncia de conteĂșdos jĂĄ criados. Uma dica Ăștil Ă© perguntar porque Ă© que esta marca/empresa existe? Em vez de perguntar âpara quem vendemos?â ou âcomo vendemos?â.
ApĂłs potencializar a originalidade, a credibilidade e autoridade vĂȘm com consistĂȘncia, quer ao longo do tempo, quer no estilo e identidade, nos vĂĄrios canais.
UMAÂ PRENDA PARA QUEM LEU ATĂ O FINAL
ONGs como Oportunidades de Parceria
Um dos pilares de marketing para qualquer empresa/marca Ă© apoiar uma instituição sem fins lucrativos que se aproxime da essĂȘncia de trabalho e dos valores corporativos.
A empatia por causas sociais responde a necessidades do marketing interno e externo, mas, mais importante, Ă© que sĂł crescemos efetivamente quando olhamos os outros com empatia e percebemos que vivemos uma interdependĂȘncia.Â
Esperamos que estas tendĂȘncias de marketing para 2022 o tenham motivado a criar novas estratĂ©gias. JĂĄ sabe, se tiver dĂșvidas, fale connosco!