Tendências de Marketing Digital 2022

Tendências de Marketing Digital 2022

Marketing 2022: O que esperar, tendências e relevância para adotar postura pró-ativa face à concorrência.

2022 traz com ele novas tendências de marketing digital às quais importa estar atento e, mais do que isso, antecipar. No artigo de hoje abordamos as novidades que lhe vão permitir destacar a sua marca, tornando a comunicação relevante para o teu público-alvo.

 

Micro influenciadores (Influencers Marketing)

Já abordamos o poder dos Influenciadores, cujo mercado de atuação conquistou uma valorização de 460% de capital financeiro nos últimos 5 anos. 

Não é por acaso que este assunto é o nosso primeiro tópico, uma vez que é esperado que continue a crescer.

Fonte: https://www.statista.com/statistics/1092819/global-influencer-market-size/

Se tem um budget reduzido é normal que não consiga pagar os cachets das figuras mais conhecidas das redes sociais. E, por outro lado, estas personalidades comunicam para um público genérico. Ao invés, os micro Influenciadores são perfeitos para segmentos bem definidos, podem aceitar trocas de produtos e conseguem ajudar a representar a sua marca para o público certo.

80% dos marketers afirmam que o marketing de influencers é eficiente!

 

Fonte: https://blog.voxfeed.com/en/10-brand-advocates-and-influencer-marketing-stats-2022/

Generated Content

Generated content significa “conteúdo gerado” e diz respeito a todas as fotografias, vídeos, tweets, publicações em redes sociais, criadas de forma livre e espontânea pelos os utilizadores. 

Quando temos dúvidas ou queremos um conselho perguntamos à família e amigos, ou seja, a pessoas em quem confiamos. Nas redes sociais o funcionamento é o mesmo, por isso este conteúdo é tão valioso. 

A Coca-Cola, a Canon e a Apple são especialistas nesta estratégia, como lhe mostramos:

 

O Conteúdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais destaque e ao ser bem trabalhado aumenta a perceção de valor da marca e vai além ao disponibilizar factos (fotos, textos, mensagens) de satisfação através dos utilizadores do seu produto/serviço. E acreditamos que um cliente satisfeito não é aquele apenas que compra o seu produto/serviço, mas que te defende ao criar posts nas suas próprias Redes Sociais com o conteúdo da tua marca.

Já a Apple possui o próprio “Ecossistema” de utilizadores, que se sentem diferentes ao usar um produto Apple” e, por isso, fazem questão de o mostrar, ou seja, publicar.

 

“As pessoas confiam em outras pessoas e não nas marcas — nos nossos canais introduzimos as pessoas indiretamente à marca através dos nossos consumidores” 

Jensen Baptista – Gestor de Clientes na Canon Australia

 

De facto, o consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe é próximo, pelos seus pares. Os profissionais de UI (User Interface) e User Experience (UX) podem nos confirmar. Todos podem entrar no mundo do marketing para gerar conteúdo e, assim, influenciar. Há algum tempo a Kelly Baron e o Pedro Guedes deixaram uma série de dicas.

 

Marketing focado em Dados

A área mais técnica do marketing, analisar métricas para traçar a estratégia. Imagine que tem todos os ingredientes para cozinhar, mas não sabe como o fazer. É isto que acontece à maior parte das empresas que possui todos os dados para atingir milhares de utilizadores – não sabe o como os analisar e processar. 

Não nos cansamos de reforçar que os dados são poder, mas é a análise, o plano e os objetivos que fazem a diferença.

 

Assistentes virtuais e softwares de gestão

Estes assistentes virtuais não são o futuro, são bem reais! E permitem otimizar tempo dos consumidores e das empresas, através dos softwares que interagem com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana! 

Através dos assistentes virtuais, comodifica o serviço para o seu cliente, torna mais eficiente a gestão da experiência e consegue uma abordagem altamente “humanizada” através dos BOTs.

 

Conteúdo Original e Autoridade

Temos de apontar como uma das fortes tendências não apenas para 2022, como também para os próximos anos a originalidade. 

A dificuldade está de sermos originais e autênticos com a abundância de conteúdos já criados.  Uma dica útil é perguntar porque é que esta marca/empresa existe? Em vez de perguntar “para quem vendemos?” ou “como vendemos?”.

Após potencializar a originalidade, a credibilidade e autoridade vêm com consistência, quer ao longo do tempo, quer no estilo e identidade, nos vários canais.

 

UMA  PRENDA PARA QUEM LEU ATÉ O FINAL

 

ONGs como Oportunidades de Parceria

Um dos pilares de marketing para qualquer empresa/marca é apoiar uma instituição sem fins lucrativos que se aproxime da essência de trabalho e dos valores corporativos.

A empatia por causas sociais responde a necessidades do marketing interno e externo, mas, mais importante, é que só crescemos efetivamente quando olhamos os outros com empatia e percebemos que vivemos uma interdependência. 

Esperamos que estas tendências de marketing para 2022 o tenham motivado a criar novas estratégias. Já sabe, se tiver dúvidas, fale connosco!

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