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TendĂȘncias de Marketing Digital 2022

Marketing 2022: O que esperar, tendĂȘncias e relevĂąncia para adotar postura prĂł-ativa face Ă  concorrĂȘncia.

2022 traz com ele novas tendĂȘncias de marketing digital Ă s quais importa estar atento e, mais do que isso, antecipar. No artigo de hoje abordamos as novidades que lhe vĂŁo permitir destacar a sua marca, tornando a comunicação relevante para o teu pĂșblico-alvo.

 

Micro influenciadores (Influencers Marketing)

JĂĄ abordamos o poder dos Influenciadores, cujo mercado de atuação conquistou uma valorização de 460% de capital financeiro nos Ășltimos 5 anos. 

NĂŁo Ă© por acaso que este assunto Ă© o nosso primeiro tĂłpico, uma vez que Ă© esperado que continue a crescer.

Fonte: https://www.statista.com/statistics/1092819/global-influencer-market-size/

Se tem um budget reduzido Ă© normal que nĂŁo consiga pagar os cachets das figuras mais conhecidas das redes sociais. E, por outro lado, estas personalidades comunicam para um pĂșblico genĂ©rico. Ao invĂ©s, os micro Influenciadores sĂŁo perfeitos para segmentos bem definidos, podem aceitar trocas de produtos e conseguem ajudar a representar a sua marca para o pĂșblico certo.

80% dos marketers afirmam que o marketing de influencers Ă© eficiente!

 

Fonte: https://blog.voxfeed.com/en/10-brand-advocates-and-influencer-marketing-stats-2022/

Generated Content

Generated content significa “conteĂșdo gerado” e diz respeito a todas as fotografias, vĂ­deos, tweets, publicaçÔes em redes sociais, criadas de forma livre e espontĂąnea pelos os utilizadores. 

Quando temos dĂșvidas ou queremos um conselho perguntamos Ă  famĂ­lia e amigos, ou seja, a pessoas em quem confiamos. Nas redes sociais o funcionamento Ă© o mesmo, por isso este conteĂșdo Ă© tĂŁo valioso. 

A Coca-Cola, a Canon e a Apple são especialistas nesta estratégia, como lhe mostramos:

 

O ConteĂșdo produzido pelo consumidor tem cada vez mais destaque e ao ser bem trabalhado aumenta a perceção de valor da marca e vai alĂ©m ao disponibilizar factos (fotos, textos, mensagens) de satisfação atravĂ©s dos utilizadores do seu produto/serviço. E acreditamos que um cliente satisfeito nĂŁo Ă© aquele apenas que compra o seu produto/serviço, mas que te defende ao criar posts nas suas prĂłprias Redes Sociais com o conteĂșdo da tua marca.

Já a Apple possui o próprio “Ecossistema” de utilizadores, que se sentem diferentes ao usar um produto Apple” e, por isso, fazem questão de o mostrar, ou seja, publicar.

 

“As pessoas confiam em outras pessoas e nĂŁo nas marcas — nos nossos canais introduzimos as pessoas indiretamente Ă  marca atravĂ©s dos nossos consumidores” 

Jensen Baptista – Gestor de Clientes na Canon Australia

 

De facto, o consumidor tende a ser mais facilmente influenciado por quem lhe Ă© prĂłximo, pelos seus pares. Os profissionais de UI (User Interface) e User Experience (UX) podem nos confirmar. Todos podem entrar no mundo do marketing para gerar conteĂșdo e, assim, influenciar. HĂĄ algum tempo a Kelly Baron e o Pedro Guedes deixaram uma sĂ©rie de dicas.

 

Marketing focado em Dados

A ĂĄrea mais tĂ©cnica do marketing, analisar mĂ©tricas para traçar a estratĂ©gia. Imagine que tem todos os ingredientes para cozinhar, mas nĂŁo sabe como o fazer. É isto que acontece Ă  maior parte das empresas que possui todos os dados para atingir milhares de utilizadores – nĂŁo sabe o como os analisar e processar. 

Não nos cansamos de reforçar que os dados são poder, mas é a anålise, o plano e os objetivos que fazem a diferença.

 

Assistentes virtuais e softwares de gestĂŁo

Estes assistentes virtuais não são o futuro, são bem reais! E permitem otimizar tempo dos consumidores e das empresas, através dos softwares que interagem com clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana! 

AtravĂ©s dos assistentes virtuais, comodifica o serviço para o seu cliente, torna mais eficiente a gestĂŁo da experiĂȘncia e consegue uma abordagem altamente “humanizada” atravĂ©s dos BOTs.

 

ConteĂșdo Original e Autoridade

Temos de apontar como uma das fortes tendĂȘncias nĂŁo apenas para 2022, como tambĂ©m para os prĂłximos anos a originalidade. 

A dificuldade estĂĄ de sermos originais e autĂȘnticos com a abundĂąncia de conteĂșdos jĂĄ criados.  Uma dica Ăștil Ă© perguntar porque Ă© que esta marca/empresa existe? Em vez de perguntar “para quem vendemos?” ou “como vendemos?”.

ApĂłs potencializar a originalidade, a credibilidade e autoridade vĂȘm com consistĂȘncia, quer ao longo do tempo, quer no estilo e identidade, nos vĂĄrios canais.

 

UMA  PRENDA PARA QUEM LEU ATÉ O FINAL

 

ONGs como Oportunidades de Parceria

Um dos pilares de marketing para qualquer empresa/marca Ă© apoiar uma instituição sem fins lucrativos que se aproxime da essĂȘncia de trabalho e dos valores corporativos.

A empatia por causas sociais responde a necessidades do marketing interno e externo, mas, mais importante, Ă© que sĂł crescemos efetivamente quando olhamos os outros com empatia e percebemos que vivemos uma interdependĂȘncia. 

Esperamos que estas tendĂȘncias de marketing para 2022 o tenham motivado a criar novas estratĂ©gias. JĂĄ sabe, se tiver dĂșvidas, fale connosco!

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