A gestão das redes sociais no verão

A gestão das redes sociais no verão

O Verão é tempo de descanso, de relaxar e de nos desligarmos da rotina. Tudo se torna mais calmo: os dias, o trânsito e os compromissos. Bem, quase tudo. Há práticas que não podem nem devem acalmar: a gestão de redes sociais no verão. Ainda que se pense que é normal haver algum descuido na hora de publicar nas redes sociais, não se engane – esse é um dos maiores erros que pode cometer! O sol e as esplanadas chamam por todos nós, é certo, mas os canais digitais também.

 

As redes sociais precisam de conteúdo constante

Ainda que muitas empresas parem, as redes sociais estão sempre ativas! Por muito que os seus seguidores estejam de férias e, talvez, mais desligados da internet, lembre-se que estes esperam que seja sempre proativo.

Por isso, a sua presença online necessita de ser constante, de forma a não dar a impressão de negligência durante os meses de verão. Na perspetiva dos seus seguidores, não é agradável contarem com as suas publicações frequentes durante todo o ano e, de repente, haver uma quebra para metade, pois não? Com tanto calor lá fora, lembre-se de refrescar o seu conteúdo online, também.

 

Quantidade e qualidade

Por outro lado, não vale a pena manter a quantidade de publicações semanais se, durante o dito período, a qualidade das mesmas for negativamente afetada. Totalmente contraproducente! Ofereça sempre conteúdo que valorize a sua empresa e mantenha o padrão de qualidade ao longo de todo o ano. Apresente o mesmo tipo de conteúdo (ou inove, até!) para que nunca dececione aqueles que o seguem e gostam das suas publicações.

Gerir redes sociais no Verão

1. Agendar publicações

Para o ajudar nestes meses, pense em agendar publicações antecipadamente para Engajar seus seguidores. Desta forma, não só terá sempre o seu Conteúdo em dia como também contorna a falta dos colaboradores que estejam de férias. Há muitas ferramentas úteis para agendar publicações no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn ou outras onde atue:

  1. Hootsuite
  2. Buffer
  3. Sprout Social
  4. Swonkie
  5. Postcron

Estas ferramentas têm um plano gratuito e podem mesmo tornar-se nas suas melhores amigas durante todo o ano. São bastante intuitivas, práticas e até capazes de lhes fornecer relatórios de desempenho.  

 

2. Agência de marketing digital

Embora fantásticas, a ditas aplicações não farão tudo por si. São apenas eficazes para planear conteúdo; não para o criar. Por isso, e para combater esta pequena (mas enorme!) questão, pode optar por fazer uma avença de gestão de redes sociais para os meses de Verão – durante dois, três ou quatro meses contratar uma agência de marketing digital para lhe criar, produzir e publicar conteúdos online. Vídeo, imagem, texto ou tudo aquilo que lhe parecer fundamental para a sua estratégia de comunicação.

 

Conclusão

A comunicação digital precisa sempre de barulho. Ainda que as empresas estejam a meio-gás, as redes sociais nunca podem ter direito a descanso. Mesmo que o seu negócio seja sazonal, com maior procura durante os meses de inverno, não se desligue do Facebook ou Instagram no verão.

Dedique algum tempo a programar a sua comunicação e planear os conteúdos certos. Quem sabe se não conseguirá angariar novos clientes…!

Agora já sabe: neste verão, nunca se esqueça do protetor solar e de conteúdos bem frescos.

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