Marketing Interno é um dos mais poderosos eixos da estratégia de comunicação e passa pela promoção dos valores da marca juntos dos colaboradores, por norma é um trabalho do Departamento de Recursos Humanos. O seu objetivo é aumentar a ligação à empresa, construindo lealdade e, sobretudo, confiança nos seus valores e produtos.
Esta estratégia é diferente de EndomarketingMarketing interno de uma empresa que tem como objetivo motivar, informar e aumentar a produtividade e o bem estar dos colaboradores., uma vez que este conceito usa as ferramentas de marketing para vender a imagem da empresa aos colaboradores, tratando-os como público-alvo. A intenção é persuadi-los e engajá-los, tornando-os embaixadores da marca.
São duas estratégias igualmente válidas e que podem ser usadas em simultâneo. O tópico de hoje foca-se em ações específicas de marketing interno. O endomarketing fica para o próximo post…
Porque é que é importante ativar a comunicação interna?
São vários os motivos, nomeadamente:
- maximizar a sensação de pertença;
- fortalecer a cultura da empresa;
- aumentar a produtividade;
- reduzir efeitos de eventuais crises;
- diminuir a rotatividade;
- melhorar todos os indicadores dos Recursos Humanos.
Tudo isto transparece para o exterior, uma vez que os colaboradores são o seu primeiro canal de comunicação.
Formas para Gerar Interação Interna
Jogos
O conceito de gamification nunca esteve tão em voga. O mindset do jogo e tão válido no meio empresarial que este conceito foi transferido para as empresas. A competitividade saudável é uma forma aumentar a relação entre equipas e veicular conteúdos formativos.
Assim, é igualmente uma forma de avaliar o sucesso da formação, os papéis de cada um e as performances individuais e em equipa, tudo isto enquanto se divertem a jogar.
Visão do Jogo
Visão Corporativa
Pode criar o seu próprio jogo ou usar plataformas como o Kahoot que lhe permite criar jogos, extremamente interativos para engajarEm marketing digital significa… sucesso! Agora a sério, engajar é envolver as pessoas e criar interação. Quanto mais feedback conseguir do seu c... equipas digitalmente.
Estes tipo de jogos não são teambuildings, uma vez que estes últimos tendem a ser ativados apenas uma vez, com objetivos específicos. Gamification é um processo de longo prazo, com várias batalhas para a conquista de uma guerra.
1 – Grupos Privados
Seja de WhatsApp ou Facebook, os grupos privados são uma forma de trocar de ideias, pedir opiniões, incentivar, partilhar novidades – pode até vir a ser ViralConteúdo viral é aquele que se torna muito popular através da partilha. Não há nenhuma forma de saber se será ou não viral e, por norma, não ... ! Funcionam tão bem porque são ferramentas que, garantidamente, os funcionários já usam a título pessoal.
Perceba que tipo de comunicação resulta e entenda que este deve ser um canal informal, isto significa que não deve “massacrar” com objetivos de negócio. Além disso, não exija, nem cobre respostas.
2 – Newsletters
Como são um canal tendencialmente mais formal faz todo o sentido que envie conteúdos específicos só para colaboradores. Tópicos como melhorar skills pessoais e competências técnicas; notícias da área de negócio e que se adequem à sua cultura corporativa, fazem todo o sentido.
Ainda assim, é importante a forma como transmite o ConteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um .... Qual dos artigos preferia ler: “formação para ser melhor comercial” ou “lista de filmes da Netflix para vender mais”? A resposta é simples.
Já lhe explicamos como e onde criar newsletters aqui.
Use, mas não abuse! Não se esqueça de as analisar para perceber o que querem ler.
3 -Happy-Hour
E se todos os meses os colaboradores tivessem direito a 1 hora para socializarem? Não, não estamos a falar de “ir para os copos”, mas sim de estimular, de forma planeada, o contacto.
Em médias e grandes empresas é comum pessoas de diferentes setores não terem contacto entre si, ainda que os seus departamentos dependam um do outro. Tal pode causar constrangimentos. Ao contactarem, os indivíduos criam laços e a sua cooperação melhora.
Mais importante
Não se esqueça de analisar os dados e de, efetivamente, ouvir o que o colaborador diz.
Há dezenas de meios para melhorar a comunicação interna, mas o mais importante é perceber que para comunicar são necessários dois lados. Se assim não fosse, chamar-se-ia “transmissão interna”. Mensagem captada?
Comente