Numa estratégia de Inbound Marketing o principal objetivo é conseguir atrair as pessoas certas para determinados canais de comunicação como sites ou blogs.
O passo seguinte, é incentivar essas pessoas a consumir cada vez mais conteúdos e que acabem por converter, tornando-se clientes. Assim, para que essa conversãoRealizar a ação que a empresa ou marca deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, etc. aconteça, não existe uma estratégia melhor que o uso de Landing Pages.
O que é uma landing page?
São páginas de destino ou páginas de captura com o objetivo de conseguir conversões. Por norma essas conversões são geradas através do preenchimento de um formulárioSão caixas nos websites nas quais o utilizador deixa informação em troca de alguma coisa, pode ser uma oferta, um voucher ou um orçamento. Quanto ... para a inscrição em eventos, receber e-books, infográficos, ficheiros de planeamentos ou qualquer outro conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... que contenha valor suficiente para merecer o fornecimento dos seus dados.
Agora que sabe o que é uma Landing PageTambém conhecida como “página de destino”, “página de aterragem”, “página de captura de leads”. É uma página web criada para um púb..., passamos ao tópico seguinte: os seus benefícios.
Benefícios de criar uma Landing Page
Facilita o Lead Scoring
O LeadÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivíduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... Scoring é uma maneira de priorizar Lead que têm maior potencial, através de uma classificação de acordo com o interesse e possibilidades de fechar uma conversão. Por exemplo: a subscrição de newsletterConteúdo recorrente enviado por e-mail para uma lista de assinantes de uma marca, empresa ou serviço. é menos valorizada do que o descarregamento de um e-book.
Segmenta os contactos
Tendo em conta as informações solicitadas ou os materiais disponibilizados na Landing Page, podem ser percecionadas as diferenças entre as pessoas que estão na jornada de compra. Após esta análise, são criadas listas com interesses semelhantes com o objetivo de aumentar as conversões.
Diminui o custo de aquisição de clientes
Conseguir informação de clientes é algo complicado e exige um esforço enorme da equipa de marketing e vendas, através de e-mails, reuniões e apresentações. E, como consequência, isto tudo tem um custo alto.
Através da Landing Page, é possível ter acesso a todas as informações relevantes de uma lead para um posterior contacto. Desta forma, os custos são consideravelmente mais baixos comparativamente ao uma estratégia offline comum de captação de clientes.
Agora que já sabe exatamente o que são Landing Pages e os seus benefícios, é fundamental perceber que categoria de elementos são fundamentais ter nessa mesma página.
Principais Elementos de uma Landing Page
Títulos e subtítulos
8 em cada 10 pessoas que entram numa Landing Page só lêem o título e 2 em cada 10 lêem o restante da página.
Tendo em consideração estes dados, o título tem de ser simples, claro e direto para reter os utilizadores e para o ajudar a perceber a proposta de valor.
Os subtítulos dão mais informações sobre a oferta para ajudar o utilizador a entender o seu valor e ser convencido a tomar uma ação positiva.
Cores
A escolha das cores deve ser feita de forma inteligente para haver uma harmonia com a identidade visual da empresa e, ao mesmo tempo, contraste para que o utilizador consiga ler os textos, visualizar as imagens e entender o conteúdo com facilidade, em especial os elementos que queremos que tenham maior destaque.
Imagens
Como diz o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, e numa Landing Page isto enquadra-se na perfeição.
As imagens devem ajudar na comunicação da oferta, despertar o interesse e dar mais credibilidade à proposta de valor. Por exemplo, se o objetivo da Landing Page for o download de um e-book é importante colocar um print da capa do livro em questão.
Além das imagens, outros elementos de design como setas e banners devem ser utilizados principalmente em Call-to-action (CTA)São iscos colocados nos websites com o objetivo de tornar o visitante num Lead. Pode ser uma imagem ou texto com link, um vídeo ou um botão que lev... (continue a ler e já vai perceber) e formulários.
Descrição
Na maioria dos casos as Landing Pages devem ter textos que ajudem o utilizador a entender a proposta de valor de forma imediata, estimulando à conversão. Assim, as descrições devem ser sucintas, objetivas e resumir os aspetos mais interessantes para o utilizador. Geralmente, são usados bullet points, palavras em negrito, números e vídeos.
Call-to-Action (CTA)
As Calls-to-Action ou “chamadas para ação”, são essenciais para o sucesso de uma Landing Page.
É através dessas chamadas que indica ao utilizador como converter, deixando claro a consequência da ação. Seja através de um botão de confirmação de preenchimento de formulário ou botão de download de um e-book. Utilizar palavras como “agora”, “grátis” ou “última oportunidade” irão estimular a ação.
Prova Social
A Prova Social ou Social Proof é um fenómeno psicológico e social no qual as pessoas copiam as ações de outras pessoas na tentativa de assumir um comportamento numa determinada situação.
Numa Landing Page é importante partilhar depoimentos de pessoas que aprovaram o que está a ser oferecido porque acaba por despertar mais interesse e dar mais credibilidade e confiança para o objetivo de conversão.
Pode utilizar como exemplos, testemunhos de clientes, número de vendas ou downloads e empresas parceiras.
Formulário
Por fim, mas não menos importante, falamos dos formulários. São bastante utilizados para captação de leadsÉ um potencial consumidor, ou seja, um indivíduo torna-se um lead quando demonstra interesse no seu serviço/produto, nomeadamente ao subscrever... (nome, email, telefone) e devem ser obrigatoriamente claros e simples.
É fundamental perceber que tipo de informações devem ser requisitadas no formulário, tendo em conta o público-alvo, etapa do funil e objetivo de conversão. De uma forma geral, quanto mais dados forem solicitados, menos pessoas tomarão a ação pretendida.
Já sabe qual é o objetivo da sua próxima Landing Page?
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