fbpx
FAQs e How To no google

FAQs e How To são espécies em vias de extinção no Google

Não é novidade para ninguém a importância que o Google tem na nossa sociedade. Afinal, é a ele que lhe confiamos uma porção da nossa vida, recebendo em troca alguma da vasta informação que dispõe e que nos facilita o quotidiano. Assim, torna-se importante assinalar qualquer mudança relativa à forma como o nosso velho amigo Google nos entrega a informação, desde FAQs e How To, até notícias e artigos. 

Nesse sentido, trazemos este artigo, que tem por objetivo explorar a mudança na forma como o Google apresenta resultados aos respectivos utilizadores. Ou melhor, como não apresentará. Nomeadamente as perguntas que mais vezes são colocadas (ou FAQs) e os ‘famosos’ How To, onde se explica como fazer algo.

Ora, se hoje é normal encontrarmos este tipo de resultados quando fazemos uma pesquisa sobre como fazer pão ou o que se pode aprender com o marketing da Taylor 

Swift, a verdade é que não é crível que isso venha a acontecer no futuro. 

Com efeito, estes resultados são normalmente priorizados quando se faz uma pesquisa… algo que deverá mudar em breve, conforme anunciou o Google no blog da Central da Pesquisa Google, referindo que a visibilidade destes dois tipos de resultados ficará significativamente reduzida. Aliás, as perguntas mais vezes colocadas (FAQs) serão mesmo eliminadas da barra de pesquisa do Google.

 

O espaço (ou a falta dele)

Por detrás desta decisão estão vários fatores. Um deles relaciona-se com o espaço ocupado pelas FAQs. 

Apesar de estar ciente do valor que este tipo de resultados tem para muitos utilizadores, a verdade é que, ao fazer uma análise abrangente de tendências de uso e ao observar a experiência do próprio utilizador, a Google percebeu que ocupam um espaço significativo nos resultados de pesquisa. 

Ora, isto pode levar a uma experiência menos fluída por parte do utilizador que procurará obter informações de forma rápida e eficiente.

Desta forma, ao remover as FAQs dos resultados de pesquisa, o Google tem como intenção a criação de uma interface mais limpa e concisa, na qual os utilizadores possam aceder a informações essenciais de forma mais imediata. Ora, Isto não reduzirá apenas a quantidade de informações desnecessárias nos resultados, como ainda poderá dar destaque a fontes de informação eventualmente confiáveis e relevantes.

Esta mudança alinha-se com os esforços contínuos da Google na otimização da usabilidade e utilidade de sua plataforma, assegurando que se encontram as informações necessárias de forma relativamente fácil.

 

Perda de relevância

Outra das justificações da Google para a diminuição geral de visibilidade de FAQs e  How To das páginas de pesquisa do Google está relacionada com a perda de relevância na experiência do utilizador. Frequentemente, estes resultados podem ter a sua utilidade, mas já não são tão necessários como antes, o que levantou uma série de questões relacionadas com a eficácia destes recursos e a forma como estes se podem encaixar na maneira como procuramos informações hoje.

Afinal, se for necessária uma pesquisa rápida e direta sobre um determinado tema, podemos não encontrar os resultados que procuramos na página de resultados simplesmente porque há excesso de informação que, por sua vez, é difícil de filtrar.

 

Como é que isto pode afetar as minhas pesquisas?

A intenção do Google não é remover completamente estas páginas. Por exemplo, se precisar de fazer uma pesquisa relacionada com Segurança Social ou Finanças, terá, da mesma forma, o acesso à informação de que necessita. 

Porém, no que à maioria dos setores diz respeito, estes recursos não estarão disponíveis, ainda que, por outro lado, o utilizador tenha acesso à informação de forma imediata. Ainda assim, a ideia será remover as perguntas frequentes na sua maioria, enquanto que o How To deverá ser eliminado completamente dos resultados de pesquisa.

 

Como é que isto pode afetar o meu site?

É possível que, nos seus relatórios, perceba que a taxa de cliques do seu site está a diminuir de forma significativa, sobretudo se os FAQs e os How-To proporcionaram bons resultados neste particular.

Contudo, isto deverá afetar apenas um ponto em particular daqueles que trabalham com SEO – as perguntas frequentes. Mas tenha calma! Não precisa remover os dados estruturados associados a este conteúdo. Com efeito, não será por incluir este tipo de conteúdo no seu site que este deixará de aparecer.

Artigos Relacionados

Comente

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

cookies
logo-upwego

As cookies ajudam a criar grandes experiências, a gerar emoções e a conseguir resultados! Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.