Não é novidade para ninguém a importância que o Google tem na nossa sociedade. Afinal, é a ele que lhe confiamos uma porção da nossa vida, recebendo em troca alguma da vasta informação que dispõe e que nos facilita o quotidiano. Assim, torna-se importante assinalar qualquer mudança relativa à forma como o nosso velho amigo Google nos entrega a informação, desde FAQs e How To, até notícias e artigos.
Nesse sentido, trazemos este artigo, que tem por objetivo explorar a mudança na forma como o Google apresenta resultados aos respectivos utilizadores. Ou melhor, como não apresentará. Nomeadamente as perguntas que mais vezes são colocadas (ou FAQs) e os ‘famosos’ How To, onde se explica como fazer algo.
Ora, se hoje é normal encontrarmos este tipo de resultados quando fazemos uma pesquisa sobre como fazer pão ou o que se pode aprender com o marketing da Taylor
Swift, a verdade é que não é crível que isso venha a acontecer no futuro.
Com efeito, estes resultados são normalmente priorizados quando se faz uma pesquisa… algo que deverá mudar em breve, conforme anunciou o Google no blogUm blog é uma página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os utilizadores a encontrar informações preciosas sobre um determinad... da Central da Pesquisa Google, referindo que a visibilidade destes dois tipos de resultados ficará significativamente reduzida. Aliás, as perguntas mais vezes colocadas (FAQs) serão mesmo eliminadas da barra de pesquisa do Google.
O espaço (ou a falta dele)
Por detrás desta decisão estão vários fatores. Um deles relaciona-se com o espaço ocupado pelas FAQs.
Apesar de estar ciente do valor que este tipo de resultados tem para muitos utilizadores, a verdade é que, ao fazer uma análise abrangente de tendências de uso e ao observar a experiência do próprio utilizador, a Google percebeu que ocupam um espaço significativo nos resultados de pesquisa.
Ora, isto pode levar a uma experiência menos fluída por parte do utilizador que procurará obter informações de forma rápida e eficiente.
Desta forma, ao remover as FAQs dos resultados de pesquisa, o Google tem como intenção a criação de uma interface mais limpa e concisa, na qual os utilizadores possam aceder a informações essenciais de forma mais imediata. Ora, Isto não reduzirá apenas a quantidade de informações desnecessárias nos resultados, como ainda poderá dar destaque a fontes de informação eventualmente confiáveis e relevantes.
Esta mudança alinha-se com os esforços contínuos da Google na otimização da usabilidade e utilidade de sua plataforma, assegurando que se encontram as informações necessárias de forma relativamente fácil.
Perda de relevância
Outra das justificações da Google para a diminuição geral de visibilidade de FAQs e How To das páginas de pesquisa do Google está relacionada com a perda de relevância na experiência do utilizador. Frequentemente, estes resultados podem ter a sua utilidade, mas já não são tão necessários como antes, o que levantou uma série de questões relacionadas com a eficácia destes recursos e a forma como estes se podem encaixar na maneira como procuramos informações hoje.
Afinal, se for necessária uma pesquisa rápida e direta sobre um determinado tema, podemos não encontrar os resultados que procuramos na página de resultados simplesmente porque há excesso de informação que, por sua vez, é difícil de filtrar.
Como é que isto pode afetar as minhas pesquisas?
A intenção do Google não é remover completamente estas páginas. Por exemplo, se precisar de fazer uma pesquisa relacionada com Segurança Social ou Finanças, terá, da mesma forma, o acesso à informação de que necessita.
Porém, no que à maioria dos setores diz respeito, estes recursos não estarão disponíveis, ainda que, por outro lado, o utilizador tenha acesso à informação de forma imediata. Ainda assim, a ideia será remover as perguntas frequentes na sua maioria, enquanto que o How To deverá ser eliminado completamente dos resultados de pesquisa.
Como é que isto pode afetar o meu site?
É possível que, nos seus relatórios, perceba que a taxa de cliquesPercentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos num e-mail ou noutro conteúdo, como uma publicação nas redes sociais, enviado pe... do seu site está a diminuir de forma significativa, sobretudo se os FAQs e os How-To proporcionaram bons resultados neste particular.
Contudo, isto deverá afetar apenas um ponto em particular daqueles que trabalham com SEO – as perguntas frequentes. Mas tenha calma! Não precisa remover os dados estruturados associados a este conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um .... Com efeito, não será por incluir este tipo de conteúdo no seu site que este deixará de aparecer.
Comente