Seja uma comunicação de resultados, de objetivos comerciais, uma formação ou mesmo um pitch de negócio, a apresentação é o fator decisivo entre conquistar a audiência ou não.
O sucesso das suas apresentações é uma conjugação de diferentes fatores:
REGRA 1: Não salte passos nas apresentações
Defina o objetivo da apresentação, para quem, quando, onde e como vai apresentar. Sem estas informações não faz qualquer sentido começar a fazer esboços, estará a perder tempo. Uma alternativa é utilizar InfográficoÉ uma tendência de estruturar a informação em esquemas, divertidos e coloridos, que ajuda a captar a atenção das pessoas e, sobretudo, a reter m....
REGRA 2: Nem sempre é necessário uma apresentação
Por todos usarem, não significa que seja a melhor opção para a sua comunicação.
A ALLCan é um excelente exemplo desta premissa. Os oradores, altamente competentes, usam nada mais nada menos do que… papel e caneta. E resulta!
Em formações digitais com mais de mais de duas horas e sem os tradicionais slides, captam a atenção do público, que responde no chat de forma muito ativa.
REGRA 3: Não seja previsível
Sim, todos estão à espera dos típicos slides e pode usá-los, com um twist!
Experimente colocar um vídeo a meio da apresentação; criar um mood board para que visualizem as ideias; fazer um jogo com a plateia ao vivo; desenhar para o público; coloque uma música para transmitir uma determinada ideia…
REGRA 4: Atenção às distrações
Seja ponderado nas animações da apresentação e momentos divertidos. Caso estes sejam em demasia, para além de distraírem e confundirem a plateia, podem desacreditá-lo.
REGRA 5: Cuidado com o conteúdo
O que para si é um dado adquirido para outro pode soar a uma língua estrangeira. As palavras que usa e a forma como as usa podem alterar totalmente o significado da mensagem. Por exemplo “funcionário”, “empregado” e “colaborador” são sinónimos, mas no mundo empresarial os seus significados não podiam ser mais diferentes.
Há empresas, como a nossa, especialistas em produzir, descomplicar, e apresentar conteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ..., pode ser uma boa solução se a mensagem for importante.
REGRA 6: Tradicional e Bem
Se optar por apresentações tradicionais power point faça-as muito bem:
– crie o seu próprio design (pode usar templates, mas personalize);
– lembre-se da teoria das cores e de criar contraste;
– use as fontes a seu favor;
– na dúvida: reduza ainda mais o texto;
– infográficos (originais) estão na moda e são práticos;
– espreite a regra 3!
REGRA 7: Praticar
Estar à vontade com o que vai apresentar e como vai apresentar é fundamental para transmitir confiança. Além disso, permite testar todos os materiais e precaver imprevistos.
Peça ajuda a um colega e faça perguntas no final: será que a mensagem passou conforme queria?
Reforçamos, apresentações de qualidade não são tudo, um apresentador capaz de esclarecer e comunicar conteúdo de forma adaptável e fluída são um parte chave para captar a atenção.
Pronto para começar a apresentar?