No-no-no ou oh-oh-oh? Será que este ano os consumidores querem ver campanhas de Natal? Como se faz marketing em tempos de Covid-19? Haverá compras de Natal?
Se há época à prova de tudo é o Natal. Aliás, quantas vezes já ouviu ou leu que o Natal não é uma data, é um estado de espírito? É a pensar nisso mesmo que escrevemos este artigo.
Vamos começar por responder à questão que colocamos no título: sim, há espaço para marketing! Esta pandemia não aniquilou o Natal, apenas o vai tornar diferente! E “diferente” não é necessariamente um mau presságio, muito pelo contrário, pode até ser uma oportunidade de EngajarEm marketing digital significa… sucesso! Agora a sério, engajar é envolver as pessoas e criar interação. Quanto mais feedback conseguir do seu c... também novos clientes…
Haverá compras de Natal?
O contínuo aumento das compras online provocado pela pandemia, pode ser o momento certo para se lançar à comunicação digital.
Tenha em consideração que se prevê, como já esperávamos, a redução dos gastos nas compras de Natal deste ano. Não queremos desanimá-lo, muito pelo contrário!
Ora, se os compradores estão mais online do que nunca e serão mais seletivos nos seus gastos, o seu tiro terá de ser certeiro.
Como faço marketing neste Natal?
Bem, primeiro compre um gorro vermelho, contrate umas renas mágicas e uns duendes amorosos… ? Estamos a brincar!
Há alguns aspetos aos quais terá de ter maior atenção:
1. Planear
Sim, começamos sempre com a mesma dica e podemos citar uma série de frases como “ideia sem planeamento, é só um sonho”, “ao falhar em planear, está a planear falhar”, “planos não são nada, planeamento é tudo”…
2. Antecipar
Ao contrário dos últimos anos, estas compras natalícias não serão feitas à última da hora, uma vez que, como são online, requerem tempo para assegurar a entrega. Assim, o que quer que seja que vá fazer (online ou na sua loja física), faça-o com tempo, antecipe-se à sua concorrência e cative o cliente desde cedo.
3. Ofereça mais valor
Oferecer mais valor não significa apenas dar descontos, mas dar um mimo extra, por exemplo: alargar a época de troca; oferecer o embrulho; acrescentar um postal natalício à compra…
4. Promover
Comprar publicidade paga online não é um gasto, é um investimento! O Facebook, o Instagram e o Google são aliados importantes para fazer com que potenciais clientes o descubram.
Comece com um montante reduzido e vá testando até obter os resultados que planeou.
5. Os Influencers
Todos aspiram ser como eles! É, por isso, normal que as publicações dos influencers suscitem o desejo dos consumidores de fazerem compras natalícias.
E mais, os InfluenciadoresSão pessoas consideradas líderes de opinião que são contratadas pelas marcas para promoverem os seus produtos, usando-os e partilhando o conteúdo... são pessoas reais que usam/ experimentam os produtos, dando maior segurança aos compradores, isto é, são mais eficientes que as reviews.
Além disso, são uma solução com custos mais eficientes, por exemplo, é mais económico contratar vários micro-influencers do que uma celebridade. Plataformas como o Brinfer ajudam-no nessa tarefa.
6. Não seja deprimente
Família, alegria, paz, presentes, doces… Nenhuma destas palavras é negativa, pois não? Mais do que nunca, o seu público precisará de conforto e de sorrir!
7. Equilibrar
ConteúdoÉ a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo tornando-se um ... divertido ou histórias emotivas? Esta é uma das grandes questões com que todos os departamentos de marketing (incluindo o nosso) se debatem. A nossa sugestão é a seguinte: seja equilibrado com o seu otimismo festivo e tenha sensibilidade para perceber que há uma crise pandémica. No geral, menos é mais!
Aproveite o Natal para aumentar a visibilidade do negócio e, claro, das suas vendas. Espalhe o espírito natalício e a sua marca no mercado digital!
Oh oh oh…
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