No raro caso de deter um monopĂłlio, nĂŁo precisa de se manter a par daquilo que fazem os seus concorrentes (Ă partida nĂŁo existem). Caso contrĂĄrio, urge a necessidade de entender aquilo que fazem as outras empresas do seu setor e, alĂ©m disso, saber como analisar a concorrĂȘncia. Nesse sentido, deixamos-lhe algumas estratĂ©gias (adaptadas ao marketing digital, claro estĂĄ) que o podem ajudar a ganhar quota de mercado.
Em dezenas de artigos anteriores mencionamos a importĂąncia de analisar a concorrĂȘncia, nomeadamente para ter uma visĂŁo global do setor; controlar o mercado; antever problemas e, assim, fortalecer debilidades; conhecer os clientes melhor; para inspiração e para continuar a melhorar. Mas, afinal, como se analisa a concorrĂȘncia?
Escolher e analisar a concorrĂȘncia
Ă partida, terĂĄ dois tipos de concorrentes â os concorrentes diretos e os concorrentes indiretos. TerĂĄ de os escolher.
Os concorrentes diretos sĂŁo aqueles que exigem uma monitorização mais regular, dado que estĂŁo mais prĂłximos do seu negĂłcio. Assim, Ă© importante considerar aquilo que o seu vizinho do lado faz. Com efeito, sĂł assim poderĂĄ perceber o que estĂĄ errado ou inspirar-se para produzir o seu prĂłprio conteĂșdoĂ a parte de texto de uma pĂĄgina. Atualmente, o conteĂșdo desempenha um papel chave para o rankeamento de pĂĄginas orgĂąnicas, tendo tornando-se um .... Se a concorrĂȘncia tiver newsletterConteĂșdo recorrente enviado por e-mail para uma lista de assinantes de uma marca, empresa ou serviço., nĂŁo tenha problemas em assinĂĄ-la. Se criar podcasts, invista tempo a ouvi-los. De facto, esta Ă© a melhor forma de se certificar de que aquilo que a sua empresa faz Ă© melhor do que aquelas que coabitam no respetivo setor.
Os concorrentes indiretos sĂŁo aqueles que oferecem um produto relativamente diferente, mas que visam um pĂșblico-alvo semelhante. NĂŁo sĂŁo, propriamente, ameaçadores, atĂ© podem mesmo ser complementares e esse Ă© um dos principais fatores que o devem levar a estar atento Ă quilo que feito por eles.
As mĂ©tricas da âgalinha da vizinhaâ
A galinha da vizinha nĂŁo tem que âdar mais ovos que a minhaâ, mas Ă© importante ter uma noção dos âovosâ que ela tem posto. Por outras palavras, das mĂ©tricas que tem obtido.
O trĂĄfego do website Ă© algo muito importante, na medida em que permite perceber de onde vem o pĂșblico do concorrente e ajuda a ajustar estratĂ©gias de marketing. O uso de keywords e a forma como o concorrente estĂĄ rankeado tambĂ©m Ă© relevante.
Investimento em nova tecnologia
Sabe quando o seu vizinho compra um carro novo? Ou um aspirador automĂĄtico? A vontade Ă© comprar um igual, ou melhor. Afinal, Ă© uma questĂŁo de honra. Agora imagine se nĂŁo soubesse desta nova aquisição. Estaria melhor? Temporariamente, sim, mas sĂł atĂ© descobrir a tecnologia que ele tem Ă sua disposição. Ora, isto aplica-se, tambĂ©m, Ă sua concorrĂȘncia. Ou seja, Ă© importante manter-se a par daquilo que Ă© produzido por aqueles que competem consigo de forma a nĂŁo ficar surpreendido com o avanço que podem, eventualmente, levar.
Espreite as redes sociais
Ă importante perceber a linha de comunicação da concorrĂȘncia e o conteĂșdo que esta produz nas redes sociais. Afinal, Ă© aĂ que pode começar a cavar-se o tal fosso que quer ter para a sua concorrĂȘncia, especialmente se estĂĄ descurar este tipo de plataformas. Caso contrĂĄrio, aproveite para se inspirar e começar a encurtar distĂąncias na forma como Ă© divulgado o seu produto.
HĂĄ mais tĂ©cnicas e mĂ©todos para analisar a concorrĂȘncia, nomeadamente no que diz respeito Ă sua presença online. Quer saber mais? Fale connosco!
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