SEO e SEA: o que são, a sua importância, vantagens e desvantagens

Hoje em dia, os motores de pesquisa são a ferramenta mais utilizada para obter informação acerca de um produto, serviço ou marca. Por esta razão, torna-se essencial para qualquer empresa a visibilidade nestes motores através de investimento em SEO e SEA.

Um site bem concebido vai muito para além do seu visual apelativo e estrutura funcional. É importante perceber como funcionam ambas as estratégias para que em conjunto atinjam o objetivo de conseguir mais tráfego, leads ou vendas para um site ou landing page.

SEO – Search Engine Optimization

Conjunto de técnicas e estratégias que vão influenciar os algoritmos dos motores de pesquisa a rankear uma página para uma determinada palavra-chave pesquisada. Estas técnicas e estratégias ajudam a alcançar um melhor posicionamento das páginas do seu site nos resultados de pesquisa orgânicos.

Vantagens

– Gera tráfego orgânico qualificado;

– Melhora a taxa de conversão;

– Aumenta a autoridade do site;

– Aumenta a visibilidade e credibilidade da marca;

– Promove o funil de vendas;

– Retorno do investimento a longo prazo;

– Aumenta o índice de qualidade dos conteúdos.

 

Desvantagens

– Requer investimento em recursos humanos;

– Exige mais tempo para que o site apareça na primeira página de resultados de pesquisa orgânica;

– Falta de informação acerca de palavras chaves de visita ao site;

– Forte concorrência;

– Algoritmo em constante mutação.

 

SEA – Search Engine Advertising

Angariar tráfego para o seu site através da apresentação de anúncios online realizados no Google Ads. Estes anúncios são patrocinados/pagos e indexados a determinadas palavras-chave que, quando procuradas no motor de pesquisa (ex: Google), surgem em forma de anúncio ao utilizador.

Esta é uma forma bastante eficaz e inteligente de chegar a cada público-alvo, dado que o método se baseia nos interesses pessoais de cada um dos seus utilizadores.

Vantagens

– Imediato, excelente para divulgação a curto prazo (promoções);

– Os anúncios aparecem primeiro que os resultados orgânicos;

– Controlo total na criação e edição do anúncio;

– Segmentação dos anúncios;

– Permite perceber quais as palavras chaves que convertem e a que custo.

 

Desvantagens

– Implica investimento;

– Desperta menos atenção por parte dos utilizadores, normalmente o olhar recai sobre os resultados da pesquisa orgânica;

– Elevada concorrência nas palavras-chave, faz com que seja necessário um investimento mais elevado.

 

Na imagem abaixo, verifica-se como é exibido um resultado de pesquisa orgânico (1) e um anúncio pago (2):

 

 

Uma estratégia de marketing de ferramentas de pesquisa unificada entre SEO e SEA é a abordagem ideal para obter resultados a curto e a longo prazo. Uma estratégia de palavras-chave e descrições bem sucedidas em campanhas de SEA, pode ser útil para melhorar a estratégia a longo prazo de SEO. Por outro lado, uma marca estar visível organicamente e em anúncios pagos aumenta naturalmente a confiança e o conhecimento para o utilizador.

 

Obviamente que cada mercado difere e exige uma estratégia personalizada, adequada às necessidades de quem oferece e de quem procura determinado produto ou serviço.

Para começar a utilizar estas ferramentas é necessário o apoio de uma equipa marketing digital, de forma a conseguir atingir os objetivos pretendidos. Transforme a sua presença no mundo online, contacte-nos para mais informações.