Melhorar a Descrição dos Produtos: Porquê e Dicas

Se 2021 tivesse uma etiqueta seria “o ano das Lojas Online”! O artigo de hoje é sobre isso mesmo: as etiquetas digitais dos produtos nas plataformas de ecommerce.

 

A pandemia foi responsável pelo aumento das empresas que investiram em lojas online. Durante algum tempo estas foram a única forma segura de comercializar determinados produtos. Contudo, com a abertura de portas físicas e o aumento da concorrência, não significa que todos consigam prosperar neste mercado – mais competitivo e rápido.

 

Na fórmula de sucesso para vender online, as descrições dos produtos são fundamentais, por isso trazemos-lhe 4 motivos e respetivas soluções para as melhorar. E se ler até ao final terá um bónus! 

 

Não seja Standard

É normal que comercialize produtos comprados a um fornecedor, mas por favor, não utilize as mesmas descrições que o seu fornecedor usa, por dois motivos:

– muito possivelmente são informações técnicas e pouco ou nada acrescentam ao cliente final;

– já devem estar a ser usadas online por outros revendedores, o que vai confundir os motores de busca.

Por isso, seja original!

 

A Linguagem dos Consumidores

Escrevemos sobre conceitos complexos usando uma linguagem que se perceba, falar a sua linguagem é propositado. É isso que também deve fazer: procure nas reviews, nas redes sociais e nas páginas da concorrência quais são exatamente as palavras que os consumidores usam.

Ao descrever os produtos com as palavras exatas que os consumidores usam vai encaixar nas suas pesquisas e com isso ganhar vantagem para… Adivinhou: motores de busca!

 

Problemas dos Consumidores

Criar uma lista de vantagens sobre um produto é fácil, ainda assim esta é a sua perspetiva. 

Lembre-se que os consumidores nem sempre sabem o que procuram, apenas querem que determinado problema seja resolvido. E isso deve estar na descrição.

Tente focar-se na solução, no que o consumidor ganha com o uso, que problemas resolve ou que “dores” cura. Assim, mais do que relacionar-se com os potenciais clientes vai… ter vantagens competitivas em termos de SEO.

 

Escrever para Motores de Busca

O seu objetivo é sempre escrever para humanos e não máquinas. Contudo, se as máquinas não o encontrarem, os humanos também não encontrarão. Faça uma sólida pesquisa sobre palavras-chave e aplique-as na descrição. Este trabalho deve ser revisto constantemente para garantir que continua igualmente válido. 

 

Dica Bónus: a fotografia 

Uma vez que o consumidor não pode tocar no produto, terá de materializar o seu valor através da fotografia. É obrigatório investir num trabalho profissional, quer de fotografia editorial (o produto em ambiente, a ser usado), quer de produto (focada nos detalhes do produto, sem elementos que causem distração).

Além disso, pode ir mais longe, e usar vídeos demonstrativos e até fotografia rotativa.

 

Se ficou com dúvidas, estamos cá para as esclarecer: contacte-nos