6 Dicas Imperdíveis para Manter a Estratégia de Redes Sociais Durante o Verão

Verão é tempo de férias… para as pessoas, não para as estratégias de marketing. Se está a pensar que no verão ninguém quer saber de comunicação, desengane-se, acontece o inverso. O facto é que a atividade nas redes sociais tende a aumentar nos períodos de férias.

Hoje trazemos-lhe 6 dicas para que não abandone os seus canais e uma garantia: vai render-se logo na dica #1.

#1 Planear e Agendar

Não queremos que abandone a comunicação, mas fazemos questão que vá de férias!

É tudo uma questão de planeamento e de ferramentas. Antes de ir de férias decida o que vai comunicar e use as seguintes ferramentas para agendar:

  • Swonkie – para agendar publicações nas redes sociais;
  • Mailchimp – para agendar newsletters;
  • WordPress – para agendar blog posts.

Se procura soluções só para as redes sociais, espreite o artigo “as redes sociais no verão”.

#2 Recordação positiva

O nosso cérebro tem a incrível capacidade de associar determinadas impressões ao estado de espírito do momento. Vamos a um exemplo prático, as duas pessoas da imagem abaixo estão a ler exatamente a mesma publicação. Qual das duas acha que terá maior propensão para passar à próxima etapa no processo de venda?

A ação pode não acontecer imediatamente, mas a ideia do que leu ficará associada ao momento no qual se encontrava. Semear para colher…

# 3 Menos formal, mais leve

Junho, junho, agosto e parte do mês de setembro fazem parte da silly season – este conceito refere-se aos meses em que as notícias são menos sérias por não existirem tantos conteúdos, sobretudo económicos e políticos, para encherem os jornais.

Siga esta onda e faça publicações leves, frescas e divertidas.

Na dúvida, coloque-se nos sapatos (ou chinelos) do cliente: imagine-se na praia, o que iria prender a sua atenção? Isso mesmo, deixe os dados e estatísticas para outubro.

# 4 Publicidade sim, mas nas redes sociais

No período de férias as pesquisas dos clientes tendem a ser diferentes, nos temas, horários e até nos websites que visitam.

Pode usar esta dica e as ferramentas de retarget da Google para abordar pessoas que já interagiram com o seu website, anunciando onde elas estão: nas redes sociais.

#5 As Crianças

Elas podem não ter redes sociais, mas têm uma influência tremenda. Sabendo que os pequenos estão de férias, aproveite para incluir os filhos nos seus conteúdos.

Por exemplo, se te, um consultório médico faça publicações sobre importância de marcar uma consulta nas férias, uma vez que não existem impedimentos de horário; se tem uma loja convide os pais a fazerem uma visita e garanta uma surpresa para as crianças…

#6 Ponha “verão” em tudo

Independentemente do seu negócio, encontre temas que façam sentido no verão e use elementos visuais típicos da época, como boias, bolas de berlim ou gelados.

Se tem um cabeleireiro experimente publicações com dicas para cuidar do cabelo após a piscina; se tem uma loja de telemóveis ensine cuidados a ter com equipamentos móveis em época de calor…

Se acha que para o seu negócio isto é uma missão impossível, contacte-nos e enviamos-lhe gratuitamente pelo menos 3 ideias.

 

Até ao próximo post!